Saltar para o conteúdo

Usando o Wikilivros/Discussão e consenso

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Quem toma as decisões?[editar | editar código-fonte]

Se qualquer um pode editar uma página, quem decide o que vai a cada lugar? Quem mantem tudo em ordem? Quem previne que este projeto afunde no caos?

A resposta simples a todas essas perguntas é: você. Você, como um editor, pode ajudar a manter a ordem operacional, para que todos possam compartilhar e desfrutar do Wikilivros.

A resposta longa é que as pessoas que editam o Wikilivros formam um tipo de comunidade, um grupo social de pessoas que querem que o projeto cresça e melhore. É através da colaboração com a comunidade que desenvolvemos uma série de políticas e diretrizes que todos os editores concordam em seguir, a fim de manter tudo em funcionamento. Você também pode participar destas decisões, e ajudar a manter tudo em bom funcionamento.

Como são tomadas as decisões?[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros não é como um governo ou grupos com padrões de liderança definidos. Em termos simples, o Wikilivros não possui líderes oficiais, embora sempre existam membros que assumem papeis de liderança informal. Muitas vezes, a melhor maneira de levar outras pessoas a fazer algo é fazê-lo você mesmo e dar um bom exemplo.

As decisões complicadas no Wikilivros são feitas pela comunidade como um todo, através de um método chamado "consenso". Consenso é quando a comunidade discute uma situação, encontra um compromisso, e chega a um acordo geral sobre uma boa proposta de ação. Observe que isso não é o mesmo que uma votação por maioria. O Wikilivros não é uma democracia, e raramente há votações. Até mesmo nos casos em que isso ocorre, os votos são apenas informais, para servir apenas como um modo de medir o consenso. Uma maioria de 51% nunca ganha uma discussão, você precisa encontrar um compromisso com todos, ou quase todos, para chegar a um acordo.

Por que dizemos "quase todos"? Às vezes, as pessoas ficam com raiva e podem perder o senso justiça. Se você não consegue ser maduro e trabalhar na busca de um bom compromisso, outras pessoas simplesmente não vão escutar o que você tem a dizer. Outras vezes — e isso é algo que apreciamos e incentivamos — as pessoas que estão em minoria tendem a "ficar de lado". Isso significa que alguém diria "Isto não é o que eu quero, mas eu não impedirei a comunidade de avançar". Ser respeitoso desta forma nunca passa despercebido, e são justamente os usuários que agem desse modo quando necessário, que são os mais apreciados. Afinal, nós nem sempre concordamos, mas por sermos respeitosos e corteses, sempre podemos melhorar e progredir.

Ainda assim se uma única pessoa não estiver de acordo, e tiver bons motivos para isso, é bem capaz que não seja feito o proposto. Por isso é muito importante expor os motivos de ser contra ou a favor de uma determinada decisão.

Os Diálogos Comunitários[editar | editar código-fonte]

A página central para discutir e participar do Wikilivros é a de Diálogos Comunitários, na qual as pessoas são livres para fazer perguntas, e discutir vários temas.

História da versão em inglês (en.wikibooks)[editar | editar código-fonte]

A Staff lounge era uma página quase tão antiga quanto o próprio projeto Wikilivros. Criada em 2003, era uma página de discussão única, onde todos os tópicos eram discutidos. A estrutura de página única da Staff lounge era pesada, e muitas vezes ela se tornou muito grande, um ponto que foi posto em pauta com frequência.

A página de assistência administrativa foi criada em outubro de 2006 como uma área de discussão e notificação separada específica para administradores do Wikilivros. A Especial:Importar tinha sido ativada recentemente, e a assistência administrativa foi projetada para ser um local centralizado onde as pessoas pudessem pedir a ajuda de administradores.

Em fevereiro de 2007, foi dividida em várias sub-páginas de discussão, incluindo discussões gerais, discussões do projeto e discussões técnicas. Um ambiente específico para os usuários novos e os projetos de livros novos, o New Books and Users Chat, foi criado em junho de 2007.

Em outubro de 2007, a Staff lounge foi rebatizado de Sala de Leitura. A assistência administrativa e o quadro de avisos foram fundidos na nova área de discussão, em um esforço para facilitar a localização e a participação das discussões.

Salas de discussão (en.wikibooks)[editar | editar código-fonte]

Existem várias salas de discussão na sala de leitura, cada um com um tema particular. Muitas vezes a linha entre elas é um pouco tênue, por isso há poucas regras rígidas sobre que tipos de temas podem ser discutidos em cada um.

Geral
A área de discussão para tudo que relaciona com Wikibooks, mas que não necessariamente se encaixam em nenhuma das outras salas de discussão. Nm dúvida, poste mensagens/perguntas/comentários nesta sala. Um lugar onde os novos usuários podem se apresentar.
Quadro de avisos
Não é uma área de discussão verdadeira, O quadro de avisos é um lugar onde você pode publicar anúncios sobre eventos importantes.
Projetos
Uma página para discutir e colaborar em vários projetos, tais como livros, organização, limpeza e manutenção.
Propostas
Um lugar para sugerir melhorias para o Wikilivros, às suas políticas, métodos, ou qualquer outra área.
Assistência geral
Um lugar onde wikilivristas podem ajudar uns aos outros a resolver os problemas encontrados, contribuindo para livros ou outra forma de tomar parte na comunidade Wikilivros.
Assistência Técnica
Um lugar para obter assistência em questões técnicas, tais como código wiki, JavaScript, MediaWiki, como eles se relacionam com Wikibooks. Um bom lugar para pedir a ajuda de pessoas que são editores código wiki proficientes ou programadores de computador.
Assistência administrativa
um bom lugar para relatar vandalismo, solicitar a ajuda dos administradores, ou relatar problemas. A maioria dos administradores mantem esta página em suas listas de monitoramento então se você pedir ajuda aqui você normalmente irá encontra-la rapidamente.

Postando uma nova mensagem[editar | editar código-fonte]

Todas as áreas de discussão dos diálogos comunitário tem um link na parte superior que diz "Publicar um comentário". Ao clicar neste link abrirá uma janela de edição onde você pode escrever um comentário ou pergunta para postar na página. Certifique-se de:

  1. Dar um título apropriado.
  2. Assinar seu nome com ~~~~.