Tornando-se profissional em Blender 3D/Navegação em 3D

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Para se deslocar através de sua cena que você tem que ser capaz de percorrer (mover o seu ponto de vista para a esquerda / direita / acima / abaixo), rotacionar e aproximar / afastar. A coisa mais fácil é o percorrer, nós temos que falar um pouco sobre a rotação e a aproximação.

Nota:

  • Parando as animações: Se você encontrar as imagens animadas sobre esta página distraindo, pressione Esc para impedi-los.

Vista perspectiva vs vista ortográfica[editar | editar código-fonte]

Image 1: From perspective to orthographic view

A vista em perspectiva é uma representação aproximada, em uma superfície plana (como um monitor), de uma imagem como ela é percebida pelo olho. Os dois traços característicos das perspectivas são de que os objetos são desenhados:

  1. Menor à medida que a sua distância até o observador aumenta;
  2. Comprimentos encurtados: as dimensões de um objeto ao longo da linha de profundidade são relativamente mais curtas do que as dimensões nas linha de lado a lado.

Na vista ortográfica todas as linhas são mantidas na mesma escala.

Muitas vezes é mais fácil construir um objeto em vista ortográfica. Se dois objetos estão alinhados no espaço 3D, eles também estarão alinhados na área de visão se você estiver na vista ortográfica. Objetos do mesmo tamanho que aparecem com o mesmo tamanho. A câmera, por outro lado, processa por padrão em vista perspectiva.

  • Você pode alternar entre estas duas opções com View->Orthographic ou View->Perspective, ou pressione Num-5.

Acho que é muito prático saber se eu estou em vista de perspectiva ou ortográfica. Para isso você deve ativar o View name na janela de Preferências do usuário na seção View & Controls (veja abaixo como fazer isso).

Mover o seu ponto de vista (Percorrer)[editar | editar código-fonte]

Para mover seu ponto de vista:

  • No vista em 3D Shift+BMM para percorrer a tela na direção que você quiser;
  • Para as outras janelas o BMM é suficiente para se deslocar.

Você encontrará alguns atalhos para percorrer o espaço 3D no menu Exibir da janela 3D-Viewport.

Rotacionar[editar | editar código-fonte]

Desde que rotação significa girar em torno de algo, você tem que estar ciente a respeito de algo que você girar ao redor. Por padrão, você gira em torno do centro da visualização 3D.

  • Para rotacionar de forma livre (de qualquer lugar), mova o mouse enquanto pressiona BMM.
  • Para girar em torno de um eixo vertical (de lado), deixando a orientação vertical dos objetos inalterada, use NUM4 e NUM6.
  • Para girar em torno de um eixo horizontal (para cima), deixando a orientação horizontal dos objetos inalterado, use NUM8 e NUM2.

Às vezes, o centro da visualização em 3D pode estar em um lugar onde você não espera que ele esteja, porque é invisível, de modo que a rotação parece ficar estranha. Tenho sinalizado o centro da janela 3D com um ponto preto nas imagens a seguir, mas não há nenhuma marcação visível na janela 3D em si.

Imagem 2a: Rotação simplesn. O centro da vista em 3D (ponto preto) está no centro do sistema de coordenadas.
Imagem 2b: Rotação não tão simples. O centro da vista em 3D (ponto preto) pode estar onde voce não espera.

Na Imagem 2a o centro da janela 3D (ponto preto) é também o centro do sistema de coordenadas. A rotação provavelmente é exatamente como você esperava. Na Imagem 2b a situação inicial é a mesma que na imagem 2a, mas o centro da janela 3D está por trás do centro do sistema de coordenadas. Você pode trazê-lo de volta com o uso do cursor 3D.

  • Coloque o cursor 3D no ponto desejado e use View->Align View->Center View to Cursor ou o atalho de teclado TECLAC.
  • Se você deseja girar em torno de um objeto, selecione o objeto e pressione NUM. (o ponto no teclado numérico).

Aproximar[editar | editar código-fonte]

Imagem 3: Aproximação na vista perspectiva

O que você aprendeu sobre a rotação também se aplica à aproximação na janela 3D-Viewport. Principiantes, muitas vezes, se encontram em uma situação confusa:

  1. Quando você está na vista perspectiva e se aproxima de um ponto, na verdade você está se aproximando do centro da janela 3D. Você não irá ultrapassar este ponto, não importa o que você faça. A aproximação só fica mais e mais lenta... Assim, se o centro da janela 3D está em um lugar onde você não espera que ele esteja, a aproximação parece não estar funcionando.
  2. Na vista ortográfica você se aproxima de um ponto como se você olhasse através da lente de aumento de uma câmera. Você pode aumentar a imagem focalizada, mas você não mudar seu ponto de vista. Assim, você sempre vê a superfície do objeto que está à sua frente, mas você não pode aproximar através dele.

Portanto, a mesma regra para a aproximação como para a rotação: posicione o cursor na região de interesse ou o objeto que você desejaaproximar e pressione TECLAC.

Você também pode usar Shift+B para fazer APROXIMAÇÃO para uma região (percorrer e aproximar).

Arranjo de vistas padrão[editar | editar código-fonte]

Imagem 4: Configurando a janela 3D-Viewport para exibir as 4 vistas padronizadas

As 4 vistas padronizadas são acessíveis através de atalhos de teclado:

  • Num 1: Vista frontal. Eixo Z (azul) apontando para cima, eixo X (vermelho) para a direita.
  • Num 7: vista de cima. Eixo X (vermelho) apontando para a direita, eixo Y (verde) para cima.
  • Num 3: Vista lateral direita. Eixo Z (azul) apontando para cima, eixo Y (verde) para a direita.
  • Num 0: visão da câmera.

A visão da câmera estará no modo de perspectiva se a câmera estiver renderizando a perspectiva (que é o padrão). Estará no modo ortográfico se a câmera estiver renderizando a vista ortográfica.

Você inverte o arranjo padrão das vistas, Frontal/Superior/Direito com o Ctrl, passando a visualizar Posterior/Inferior/Lateral Esquerda.

Ctrl+Alt+NUM0 desloca a câmera para o ponto de vista atual.

Mudando as preferências do usuário[editar | editar código-fonte]

Image 5: View and Controls preferences

Se você é um pouco mais acostumados com o Blender, você pode querer mudar algumas de suas preferências do usuário'.

  • View Name:Mostra o nome da exibição utilizado e se você está no modo de perspectiva ou ortográfica. Esta é uma opção muito útil.
  • Zoom para Mouse Position:Amplia o cursor do mouse e não para o centro da visualização 3D.
  • Auto Perspectivas:As alterações ortográficas modo se você usar uma das vistas padrão.
  • Cerca de seleção:Gira a visualização em torno da seleção atual. O problema com esta opção é que muitas vezes você não quer girar em torno da seleção atual, mas não quer desistir da seleção.