Problemas enfrentados pelo Wikilivros
Problemas enfrentados pelo Wikilivros
Na sua opinião quais os principais problemas enfrentados pelo Wikilivros no caminho do crescimento?
- Há muitos problemas. Eu diria que no momento o principal é o reduzido número de usuários ativos. Apesar de o Wikilivros ser o segundo projeto lusófono com mais usuários registrados. Me parece também que é um problema compartilhado por todos os Wikilivros.[1]. Para mudar isso, talvez nós precisássemos estabelecer uma área de apresentações como a do wikilivros em inglês, ou ainda uma mensagem diferente após o login como a do Wikisource, ou uma ligação para um guia de edição no menu de navegação como na Wikiversidade em inglês, ou uma predefinição para livros novos que oriente os novatos como a en:Template:New book. Ou as quatro coisas.
- Um outro problema, ou uma face do mesmo problema, é a qualidade. Há muitos livros incompletos ou "mal escritos", no sentido de que simplesmente não são didáticos, mas sim um conjunto de informações. Isso é mais perceptível nos módulos de livros sobre informática. Como melhorar a qualidade do projeto? Estive pensando nas FlaggedRevs, mas bots para corrigir os erros ortográficos e talvez um manual de didática também ajudem. Devo admitir que olhando pela internet as (já poucas) ligações são para o Wikilivros em inglês e gostaria de saber por quê.
- Há ainda um último ponto relacionado aos outros dois que é o desconhecimento acerca do Wikilivros. Se a Wikipédia já é mal conhecida, o Wikilivros então... O Alexa lista o Wikilivros em 2.310 em número de visitas, número que, creio eu, inclui os projetos em várias línguas. Está clara também uma confusão entre Wikilivros e Wikisource. Muitos anônimos pedem resumos e resenhas de livros no pergunte ao bibliotecário. Isso é um problema. Como mudar isso? Como fazer com que professores conheçam e utilizem o Wikilivros?
Depois de pedidas todas as desculpas porque nem sabia da enquete, quero respondê-la, até porque acho que é muito pertinente.
Veja bem, eu não posso opinar sobre detalhes mais técnicos que estão totalmente fora do meu conhecimento. Minha opinião é de colaboradora de textos e acho que, talvez, minha visão possa ser a mesma de muitas outras pessoas que têm medo de chegar e editar.
Achei ótima a idéia de uma ligação para um guia de edição no menu de navegação. Algo amigável, que torne interessante aprender a editar.
Também não faço idéia do porque das poucas ligações para o wikilivros, é ao contrário, acho que a Wikipédia é bastante conhecida. Pelo menos, qualquer assunto que se pesquise no Google retorna com a Wikipédia.
Acredito que o número de colaboradores na Wikipédia seja muito maior porque é mais fácil colaborar com simples verbetes, é mais simples, qualquer um faz.
Acho que temos poucos usuários ativos porque as pessoas têm preguiça. Eu faço tanta propaganda e escuto sempre: não tenho tempo, é muito complicado, vai dar muito trabalho.
O problema de livros incompletos, acho que acabaria se tivesse menos burocracia. A partir de determinado tempo, seis meses talvez, o livro órfão deveria ser extinto. Não vejo o menor interesse em terminar o trabalho de alguém, que começou uma coisa diferente da maneira que eu faria. Melhor começar e fazer do meu jeito. Textos órfãos dão uma péssima impressão.
Eu acho que o maior problema é o desconhecimento. Eu vejo muitos artigos isolados na Wikipedia, principalmente em áreas técnicas, que são sem pé nem cabeça, não por serem mal escritos, mas por serem "páginas" de livros - que deveriam estar no Wikilivros.
Complementado: uma coisa legal da Wikipedia é o "diálogo" que se estabele em vários artigos, em que várias pessoas vão passando e melhorando o trabalho dos outros. Eu não vejo isso muito por aqui: às vezes uma bobagem que eu escrevi fica meses até que eu mesmo vejo e corrijo.
- Comparado a outros projetos Wikimedia, tornar-se um colaborador no Wikilivros (inserindo conteúdo de fato, não apenas fazendo correções esporádicas) exige bem mais tempo, paciência e dedicação: escrever um livro dá trabalho e deve ser pensado como algo a ser feito no longo prazo. Eu mesmo já comecei alguns e ficaram para trás por não ter tempo para pesquisar as coisas que iria colocar neles.
- Quanto à qualidade, seria interessante dispor das FlaggedRevs para que se possa oferecer um status mais descritivo do que "esboço" e mais eficiente do que as "etapas de desenvolvimento" (tanto as imagens quadradinhas ou redondinhas, quanto a categorização que eu tinha começado e que não valerá a pena terminar se ativarmos o recurso);
- Também é difícil dar continuidade ao trabalho começado por outros (digamos os órfãos) quando o estilo é diferente.
- Achei meio radical a opinião da Alustriel sobre os órfãos, tadinhos... Mas que causam má impressão, isso causam... (aliás, conheci uma palavra mágica que pode servir como "detector automático de órfãos": {{REVISIONTIMESTAMP}})
Acho que o principal problema é a falta de divulgação do Wikilivros, que resulta num baixo número de colaboradores, que por sua vez tem implicações na quantidade e qualidade de material presente no projeto. Acho que se se conseguir atrair mais gente para o Wikilivros, o resto resolve-se com o tempo. É verdade que é um projeto que exige mais dedicação que escrever artigos isolados, mas existirá com certeza gente interessada em escrever material numa linha mais didática que o permitido em artigos na Wikipédia. Talvez devesse haver uma campanha mais agressiva para angariar voluntários, tanto na Wikipédia como a nível de colaborações com os chapters Wikimedia Brasil e Wikimedia Portugal.
Apesar de ter estudado a documentação por um bom tempo antes de iniciar qualquer contribuição (o que não foi perda de tempo), percebia que não havia muitos usuários ativos por aqui, transformando o Wikilivros em uma "Zona Fantasma" (e não pensem vocês que gosto disso, pois não gosto). Ainda tenho poucas contribuições, que aumentarão com o tempo, mas já posso emitir uma opinião segura a respeito dos acontecimentos por aqui. Helder tem feito um bom trabalho tentando resgatar usuários nos Projetos que não têm tanta atenção assim, o que é bastante positivo. Talvez, uma "força tarefa" para chamar usuários inativos seja interessante, a "força tarefa do recontato" e, ainda, colocar essa enquete, ou algo parecido, no Staff lounge, seria muito legal também. Ali, os poucos chegados, com o tempo, se transformarão em muitos e as opiniões aflorarão em todos os sentidos para o nosso crescimento.
Esse é o maior problema, a meu ver, gerador dos outros problemas: se não há pessoal, não há contribuição, não há livros de qualidade, não há quem opine com relação à documentação, quem ajude na manutenção e por aí vai. É como diz Jorge Morais sobre "cultivar o jardim" (e agradeço ao Helder por ter-me mostrado a luz nesse sentido). Se fizermos esse trabalho de formiguinha, o Wikilivros crescerá um pouco mais e receberá mais atenção.