Problemas enfrentados pelo Wikilivros

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016
  1. Há muitos problemas. Eu diria que no momento o principal é o reduzido número de usuários ativos. Apesar de o Wikilivros ser o segundo projeto lusófono com mais usuários registrados. Me parece também que é um problema compartilhado por todos os Wikilivros.[1]. Para mudar isso, talvez nós precisássemos estabelecer uma área de apresentações como a do wikilivros em inglês, ou ainda uma mensagem diferente após o login como a do Wikisource, ou uma ligação para um guia de edição no menu de navegação como na Wikiversidade em inglês, ou uma predefinição para livros novos que oriente os novatos como a en:Template:New book. Ou as quatro coisas.
  2. Um outro problema, ou uma face do mesmo problema, é a qualidade. Há muitos livros incompletos ou "mal escritos", no sentido de que simplesmente não são didáticos, mas sim um conjunto de informações. Isso é mais perceptível nos módulos de livros sobre informática. Como melhorar a qualidade do projeto? Estive pensando nas FlaggedRevs, mas bots para corrigir os erros ortográficos e talvez um manual de didática também ajudem. Devo admitir que olhando pela internet as (já poucas) ligações são para o Wikilivros em inglês e gostaria de saber por quê.
  3. Há ainda um último ponto relacionado aos outros dois que é o desconhecimento acerca do Wikilivros. Se a Wikipédia já é mal conhecida, o Wikilivros então... O Alexa lista o Wikilivros em 2.310 em número de visitas, número que, creio eu, inclui os projetos em várias línguas. Está clara também uma confusão entre Wikilivros e Wikisource. Muitos anônimos pedem resumos e resenhas de livros no pergunte ao bibliotecário. Isso é um problema. Como mudar isso? Como fazer com que professores conheçam e utilizem o Wikilivros?
Jorge Morais 22h02min de 5 de Agosto de 2008 (UTC)14h53min de 15 de novembro de 2010