Panda3D/Manual/Preparação

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Você pode usar múltiplas linguagens de programação com a Panda3D. A mais usada é Python, seguido por C++. Algumas páginas do manual oferecem tanto informação do Python quanto C++ - use o botão de troca no topo da pagina do manual para trocar entre informação C++ e Python.

Por exemplo, se você quer que essa página contenha informação sobre aprendizado em C++ ao invés de Python, apenas clique no link "C++" no topo da página do Manual.

Aprendendo Python[editar | editar código-fonte]

Já que a Panda3D é uma biblioteca, e não um software com interface para criação de jogos, é necessário aprender Python ou C++ antes que você possa usá-la. Já que o objetivo principal da engine é suportar Python, seria uma boa idéia que você se familiarizasse com o Python antes de continuar.

Python é uma linguagem interpretada, interativa, orientada a objetos, comparável ao Java ou ao Perl. Ele está disponível em várias plataformas, incluindo UNIX, OS/2 e Mac. O Python também tem um gande número de módulos fora da instalação padrão do Python, e módulos adicionais podem ser criados em C ou C++.

A cópia de Python que vem com o Panda[editar | editar código-fonte]

Não é necessário instalar o python, porque o instalador windows da Panda3D já inclui uma cópia. Essa é uma cópia completamente normal do python, idêntica ao que você teria se tivesse instalado o python usando o instalador padrão dele. A cópia embutida do Panda é automaticamente adicionada á variavel de ambiente PATH. O que lhe possibilita escrever "python" no promt de comando, e ele vai rodar o python que vem com o panda.

E se você já tiver uma cópia do Python?[editar | editar código-fonte]

Se você já tiver uma cópia do python, e você desejar usá-la ao invés da providenciada pelo panda, é muito simples. Apenas crie um arquivo "panda.pth" dentro de sua cópia do python, contendo o caminho do diretório panda. Isso possibilitará que sua cópia do python ache as bibliotecas panda.

Para que isso funcione, a versão do python que você usar precisa combinar com a versão do python incluída com o do panda. As bibliotecas do panda são compiladas para aquela particular versão, e não funcionarão com nenhuma outra.

É claro, se você for usar sua própria cópia do python, você pode desejar deletar a cópia do python incluida com o panda, ou ao menos, remover a variavel de ambiente "PATH". Do contrário você terá duas cópias do python, o que pode levar a confusão.

Recursos de Programação Python:[editar | editar código-fonte]

Existem um bocado de outros recursos disponiveis para programar em Python. Aqui está uma lista dos melhores:


Links do site oficial do python:

Aqui estão alguns outros bons links para aprender python:


Programando em Python


Outras Documentações sobre Python