Panda3D/Manual/Como usar um editor Python

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Criar um programa: Informações Gerais[editar | editar código-fonte]

Panda3D é uma biblioteca de subrotinas; não um aplicativo. Isso significa que ao contraio de outros programas em seu computador, você não achará nenhum ícone ou atalho de programa para rodá-lo. Ao contrario, você precisa usar um editor para programadores para criar seu programa. Os passos básicos são:

    * Crie um diretorio vazio para seu programa
    * Obtenha um editor de programador
    * Inicie um editor de programador
    * Digite um programa no editor
    * Salve o programa no seu diretorio de programas
    * Inicie o promt de comando
    * Mude o diretorio para o diretorio do seu programa
    * Rode o programa usando "python.exe"

Estes passos serão explicados em mais detalhes nos topicos "Instalando um editor no Windows" e "Instalando um editor Python no Linux". Escolha o topico adequado ao seu sistema operacional e siga em frente

Instalar um editor no Windows[editar | editar código-fonte]

Para o Windows, os possíveis editores que podemos usar são:

Windows:

    * PyPE
    * PSPad
    * Geany
    * Crimson Editor
    * Notepad++
    * Stani's Python Editor
    * Eclipse combinado com PyDev 

Nos abordaremos a instalação do editor PyPE a seguir.

Criando diretórios para seu programa[editar | editar código-fonte]

Então, você precisa criar um lugar para salvar todos os seus scripts. Panda3D pode rodar um script de qualquer lugar do seu computador, mas se você procurar por modelos e qualquer outro recurso na pasta da qual ele é rodado. Se esses recursos não estiverem presentes, você receberá uma mensagem de erro quando você tentar rodá-lo. Então, eu acredito que a coisa mais facil para um iniciante fazer, é ciar uma nova pasta no diretório principal do próprio Panda3D ( que já contem todos os modelos e outros recursos que você precisará)

Para fazer isso, clique no botão Iniciar do seu Computador, e então em "Meu Computador"

Pic018kw.jpg

No topo da barra de menu, clique "Local Disk (C)" (se os conteudos desse disco estão escondidos, apenas clique "Mostrar conteúdo desta pasta"). Agora ache a pasta Panda3D e dê um duplo clique para abri-lo.

No topo da barra de menu clique em ‘Arquivo > Nova > Pasta’. Isto vai criar uma nova pasta no diretório do Panda3D, apague o nome e digite um novo nome para ela (tipo meus programas).

Como obter um Editor de Programador[editar | editar código-fonte]

Um dos pontos fortes do python, é que você não precisa de um compilador para escrever seus scripts, contudo, você precisa de um bom editor. Não tente usar o bloco de notas do Windows ou o Wordpad: Eles não foram feitos para isso. Você precisa de um editor para programadores. Um editor conhecido é PyPE (que é gratuito e torna a tarefa de escrever scripts python muito mais fácil). Você pode baixá-lo desta locação:

http://sourceforge.net/projects/pype/

Se você está usando o Winows, baixe o PyPE-2.8-win-ansi.zip ( essa era a versão mais atual quando este texto foi escrito ). Você não precisa isntalar o progama, você apenas baixa e descompacta ele em algum lugar, então abre o pasta descompactada e dá duplo clique no ícone do PyPE para rodá-lo ( ou dê um clique com o botão direito no ícone e mandeo para o desktop como um atalho, então simplesmente rode-o dando duplo clique no ícone no seu desktop).

Pic036qj.jpg

Digitando seu programa no Editor[editar | editar código-fonte]

Abra o Pype, então clique "File > New" no topo da barra de menu para abrir um novo ambiente de trabalho. agora digite o seguinte código ( ou apenas copie e cole) :

import direct.directbase.DirectStart run()

Perceba que o PyPE automaticamente marca certas palavras e números para você. Essa é uma caracteristica muito legal, que facilita muito achar erros

Ficheiro:Pic048lg.jpg

Você acabou de escrever seu primeiro script Panda3D. Não é muito, mas essas poucas linhas dizem ao Panda3D para começar. Mas antes que possamos rodar esse script, você precisa salvá-lo. Então clique no "File > Save As" no topo da barra de menu e uma nova janela deve abrir.

Pic053gq.jpg

No topo dessa nova janela tem uma caixa de texto "Save in:", que aponta para "PyPE-2.8-win-ansi", você NÃO quer salvar seu script aqui, então clique na pequena seta para baixo proxima á caixa de texto, e navegue para baixo na lista, e clique "Disco Local (C)", então de duplo clique na pasta Panda3D para abri-la. Ache a pasta "minhascoisas" que nós criamos antes e dê duplo clique para abri-la.

Pic069he.jpg

Agora, digite o nome do seu script na caixa de texto "File name:". Eu chamei o meu de meuscript.py ( tenha certeza de botar .py no fim do nome ). Então clique no botão "Save".

Pic073oi.jpg

Agora vocÊ pode fechar o Pype.

Instalar um editor Python no Linux[editar | editar código-fonte]

Como os usúarios de Linux já sabem, existem diversos tipos de distribuições para Linux, como Ubuntu, Redhat, Mandriva...Usaremos como exemplo o Ubuntu versão 9.04 e o editor python Geany. A seguir está uma lista de editores para o caso de você não querer usar o Geany

Linux:

    * Geany
    * Stani's Python Editor
    * Eclipse combinado com PyDev
    * Eric Python IDE
    * Kate ( Apenas KDE )
    * Scribes or gedit combinados com IPython 

No seu Terminal( Aplicativos > Acessórios > Terminal ), digite apt-get install geany, ou alternativamente vá no Gerenciador de Pacotes Synaptic e procure por Geany( na sessão universo ). Não há pacote .deb para baixar no site, apenas as duas formas citadas podem ser usadas para instalar o editor.

A instalação prossegue normalmente como em qualquer instalação padrão do Linux. Ao termino da instalação você pode encontrar Geany em Aplicativos > Programação. Agora você já pode rodar, editar e criar seus códigos python.

Nota: No Ubuntu 9.10 ficou ainda mais fácil, basta ir na Central de programas do Ubuntu>Desenvolvimento>Geany>Instalar