Panda3D/Manual/Como rodar suas aplicações no Panda

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Para rodar suas aplicações no Panda3D, primeiramente crie um arquivo .py com algum editor de texto ou alguma IDE e coloque este que é o código mínimo necessário para faze-lo rodar.

   import direct.directbase.DirectStart
   run()

No Windows[editar | editar código-fonte]

Após instalar o Panda3D, entre no Prompt de Comando do Windows (Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Prompt de comando), por padrão ele abre a pasta Meus Documentos, se você salvou o seu arquivo .py em outra pasta você deverá mudar a localização do ponteiro do DOS, para isso utilize o comando cd e a pasta onde você salvou o seu arquivo, por exemplo:

   cd C:\Meus projetos\

Isso coloca você dentro da pasta, para executar o seu arquivo dentro desta pasta digite:

   ppython MeuScript.py

Usando o Promt de comando para Rodar seu Programa[editar | editar código-fonte]

Você pode rodar seu script usando o promt de comando do computador. Você o acessa ao clicar "Iniciar > Todos os programas > Acessorios > Promt de Comando", ou indo em "Iniciar > Executar " e digitando "cmd". Quando ele abrir, ele parece com a seguinte janela:

Pic086uq.jpg

No momento ele está apontando para o diretorio padrão, que no meu caso é "Documents and Settings" ( não importa se o seu é diferente ). Nós precisamos mudar o diretorio para o local onde nós salvamos nosso script. Para fazer isso, nós digitamos cd, que significa "mudar diretorio/ change directory). Então digite o seguinte texto atrás do simbolo ">"

   cd C:\Panda3D-1.6.2\minhascoisas\

Ao invés da versão 1.6.2, você deveria digitar o número de vesão do Panda que você baixou e instalou. Por favor note que o nome da pasta é sensível á caixa alta, e precisa combinar perfeitamente ( além do numero de versão é claro ). Então pressione a tecla "Enter" do seu teclado. Você agora deve estar vendo o seguinte Promt de comando:

Pic093tn.jpg

Isso significa que agora ele está apontando para o diretorio correto. Para rodar seu script, comece o Panda3D, digite o seguinte texto abaixo do simbolo ">":

   ppython meuscript.py

Pic108ge.jpg

Pressione a tecla "Enter" do seu teclado. Isso rodará uma versão especial do Python que é distribuida com o Panda3D. Se tudo estiver direito, Panda3D irá começar, e você deverá ver a janela de renderizaçao principal aparecer.

EmptyPandaWindow.jpg

Esse é um programa vazio, ele não fará nada. O proximo passo é adicionar comandos á máis ao programa, com descrito nos tutoriais seguintes