Logística/Técnicas de previsão/Previsão a longo prazo/Métodos de previsão subjectivos/Pesquisa de mercado/Pesquisa quantitativa

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A pesquisa quantitativa tem como objectivo criar indicadores numéricos do mercado com a ajuda de elementos estatísticos, tais como amostragem, margens de erro, estimativa e desvio padrão. A pesquisa por amostragem é das técnicas mais utilizadas na pesquisa quantitativa. Os factores mais importantes para o bom funcionamento deste procedimento são a elaboração de um desenho da amostra, a definição das margens de erro, o correcto dimensionamento do tamanho da amostra e apresentar um questionário apelativo.

Esta segue os conceitos estatísticos que permitem escolher uma amostra da população estudada, não havendo necessidade de escolher um a um.

Por lado, o censo, outra técnica de pesquisa quantitativa, obriga a que a recolha de dados seja efectuada na totalidade do público-alvo. Este facto encarece o processo, tornando-o muitas vezes a recolha de dados inviável (Azevedo, 2004, p. 7-8).