Logística/Movimentação de materiais/Equipamento/Equipamento de movimentação de materiais/Transportadores/Belt conveyor

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Belt conveyor, é como se designa o transporte por correia, que podem ser fabricadas de borracha, plástico, couro ou metal. Usualmente este sistema de transporte de materiais é constituído por uma correia unida a duas roldanas maioritariamente movidas por força mecânica. As duas roldanas rodam no mesmo sentido movendo assim a correia e consequentemente o material a ser transportado. Os produtos ou matérias a transportar são colocados sobre a correia e por meio de energia esta é colocada em movimento efectuando o transporte dos produtos entre dois pontos. Podem ser transportados vários tipos de produtos em forma de embalagem, a granel, ou simplesmente desagregados. (MHIA, [200?]).

Este é um sistema de transporte contínuo, ou seja não existe paragem na movimentação de material, o que requer que exista dois pontos muito distintos, um de partida, e outro de chegada.

A correia é composta por uma ou mais camadas de material tendo em conta os factores e as condições em que vão trabalhar, como o material a transportar ou as condições atmosféricas. Usualmente são compostas por duas camadas. Uma camada inferior para proporcionar tracção entre a correia e as roldanas e uma camada superior devidamente escolhida consoante o material a transportar.

Este sistema pode ser aplicado para transportar material já embalado ou a granel como é visível na indústria de extracção de minérios. Nesta indústria, é muitas vezes necessária a extracção de minério de pontos muito altos ou muito baixos relativamente ao ponto de chegada, o que cria acentuadas inclinações, como tal é necessário existir na camada superior sub-camadas com inclinação contrária suficiente para que o material não escorregue nem saia da linha de transporte ao longo da correia.