Logística/Movimentação de materiais/Equipamento/Equipamento de movimentação de materiais/Transportadores/Roller conveyor

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Roller Conveyors, como sugere o título é um sistema de transporte por via de rolamentos. Os rolamentos são montados num mesmo eixo e estes eixos são montados sequencialmente criando uma linha de transporte. O material ou produto é transportado devido á rotação dos rolamentos, que é accionada por um motor eléctrico ou pelo simples movimento de empurrar o material ou produto que se encontra na linha de transporte.

As vantagens deste transporte são, revela-se um transporte silencioso, bem como a fácil instalação e manutenção da linha de transporte.

Uma desvantagem deste sistema de transporte é que só deve ser utilizado para diversos materiais e estes têm de corresponder a determinadas formas e tamanhos adequados á linha de transporte. Se o produto a transportar for de tamanho e forma variável é aconselhável utilizar o sistema de transporte por correia.

Consiste numa esteira formada por vários rolos e delimitada lateralmente. Este sistema de transporte é um dos mais utilizados devido à sua simplicidade, diversificação de utilização, podendo ser utilizado para o transporte de vários tipos e formas de produtos.

O sistema de movimentação de materiais por meio de esteiras rolantes é um dos mais populares e produtivos métodos de transporte relativamente a itens simples. Este sistema tem diversos usos dentro das indústrias, assim como no mundo real, bem mais amplo. Existem vários tipos, geralmente baseados na maneira em que são alimentados. Poderiam até ser totalmente sem energia, dado que o sistema por rolos vai ser o mecanismo ideal na utilização de transportadores inclinados, sendo assim um sistema bastante eficaz em levar um item de um nível para outro sem a utilização de energia mecânica ou até mesmo elétrica.

Geralmente os transportadores podem ajudar a salvar uma empresa de elevados custos de horas-homem. A remoção efectiva da exigência física de um trabalhador ao transportar um item de um local para outro pode fazer uma enorme diferença para a produtividade de cada indivíduo. Os transportadores podem muitas vezes oferecer itens para o trabalhador antes de este ainda ter acabado de trabalhar o item anterior com sucesso, diminuindo o tempo de transporte para zero. O transportador por meio de rolos está entre os mais versáteis, sendo possível a escolha das mais diversas opções disponíveis que melhor se adequem ao transporte pretendido.

Os sistemas de transporte por meio de rolos que utilizam somente a gravidade para o transporte de produtos são geralmente os mais fáceis de instalar, desde que exista uma estrutura das próprias instalações adequadas para a utilização e instalação destes mesmos sistemas. Estes não necessitam de instalações eléctricas, exceptuando os casos em que estão ser utilizados como complemento de um sistema de transporte maior que envolva o uso de energia. Caso contrário apenas necessitam de um declive suficiente para garantir o movimento contínuo dos item até ao final da linha de transporte.

Uma vez que estes sistemas são instalados, as indústrias que optam pela utilização destes sistemas irão economizar dinheiro em todos os seus dias de trabalho. O sistema não utiliza formas de combustível, e ainda vai permitir a eliminação da necessidade de funcionários moverem fisicamente os objectos ao longo da linha de transporte. Naturalmente, este será apropriado para aplicar em indústrias que ponderem alternativas aos possíveis sistemas motorizados. Porém em indústrias onde seja necessário transportar objectos sobre uma superfície plana, ou que seja preciso movê-los várias vezes por dia em distâncias bastante longas, este é um sistema de transporte pouco provável de ser o mais adequado.

Sistemas que utilizem meios mecânicos ou eléctricos para o transporte de materias vão envolver as indústrias em custos de exploração e manutenção mais elevados, mas que até se poderiam revelar mais compensadores no que diz respeito ás suas instalações visto que estas são mais fáceis. Considerando que, os sistemas de transporte por meio de rolos que utilizem planos inclinados precisam de instalações especiais dentro de áreas que podem também necessitar de ser modificadas , ao contrário de sistemas elétricos que podem ser montados em praticamente qualquer lugar, é assim necessário que a selecção deste sistema tenha de ser minuciosamnte pensada em todos os aspectos de laboração e instalação, tendo em conta as próprias características das instalações. (Rollerconveyor, [200?]).