Logística/Movimentação de materiais/Equipamento/Equipamento de identificação e comunicação automática/Identificação e reconhecimento automático/Codificação por barras

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Etapas de desenvolvimento - 9 fases
Início: Básico: Criação: Desenvolvimento: Maturação: Revisão: Desenvolvido: Finalização: Abrangente:

Os sistemas de identificação automática de codificação por barras foram desenvolvidos para facilitar a identificação e recolha de dados logísticos. Apesar do seu elevado custo de implementação, estes sistemas substituem os antigos processos de identificação e recolha de dados, baseados na documentação de textos, onde existia grande susceptibilidade de erros e perdas de tempo. Assim, a codificação por barras, tornou-se uma exigência na movimentação de materiais (Bowersox et al., 2007, p. 188).

Segundo Lambert et al. (1998, p. 96), a empresa Texas Instruments obteve resultados extremamente positivos na gestão de pedidos de materiais, através da implementação de aplicações EDI e da codificação por barras. A empresa reduziu os custos das existências em 124 mil dólares; desobstruiu cerca de 12 mil metros quadrados, no seu armazém; destituiu 11 empregados do controlo de abastecimento; e, ainda, reduziu 30% do tempo de ciclo de operações. Além disto, a contagem do material recebido passou a ser mais precisa.

O sistema de codificação por barras inclui (Tompkins et al., 1996, p. 266-273):

  1. Código de barras
  2. Leitor de código de barras