Logística/Localização/Localização em redes/Localização em redes cíclicas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Existem três características quando se fala em problemas de localização de um centro de distribuição, estas características estão descritas abaixo (Francis, 1992, p. 394-395):

1. Considerar num nó ou em qualquer outro ponto da rede a possível localização da nova instalação.

2. A localização das procuras estão num nó ou em qualquer outro ponto da rede.

3. Considerar uma função objectivo onde se pretende minimizar o custo total a todos os pontos de procura, ou então, minimizar o custo máximo a qualquer ponto de procura.

Cada combinação das características do problema da origem a uma classificação, sendo as seguintes:

1. Centro - Tanto a instalação como as procuras apenas ocorrem nos nós, neste caso qualquer nó cujo nó mais distante está o mais próximo possível é um centro de uma rede.

2. Centro Geral - Classifica-se por centro geral qualquer nó onde o ponto mais distante da rede está o mais próximo possível, sendo que os pontos de procura estão localizados nos arcos e nos nós.

3. Centro Absoluto - Quando a instalação está localizada num ponto qualquer da rede e as procuras estão localizadas nos nós considera-se um centro absoluto onde este é qualquer ponto cujo nó mais distante está tão próximo quanto possível.

4. Centro Absoluto Geral - A instalação e a procura podem estar em qualquer ponto da rede, o centro absoluto geral de uma rede é qualquer ponto cujo ponto mais distante estiver tão próximo quanto possível.

Cada um deste quatro tipos de problemas podem ser transpostos, por analogia, como problemas de média, mediana geral, mediana absoluta, mediana absoluta geral, para tal, deve-se mudar a função objectivo, sendo que nestes casos o que se pretende é minimizar a soma das distâncias da instalação a todos os pontos de procura.

Pode-se ainda considerar dois exemplos de localização cíclica:

  1. Localização mediana
  2. Localização central