Logística/Gestão de armazéns/Picking/Procedimentos de organização

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Etapas de desenvolvimento - 9 fases
Início: 0de8.svg Básico: 1de8.svg Criação: 2de8.svg Desenvolvimento: 3de8.svg Maturação: 4de8.svg Revisão: 5de8.svg Desenvolvido: 6de8.svg Finalização: 7de8.svg Abrangente: 8de8.svg

Para organizar a actividade de picking existem cinco procedimentos básicos, procedimentos esses que são caracterizados como “puros”. Usualmente o que se observa é uma composição ou mistura de diferentes procedimentos, originando estratégias mistas de organização do picking (Medeiros, 1999).

É importante que durante a definição da estratégia mais adequada a utilizar, se responda as seguintes perguntas:

  • Operadores por pedido: Qual o número de operadores que devem ser indicados para terminar um único pedido? Cada pedido é executado por apenas um Operador, ou teremos vários operadores a executar um mesmo pedido?
  • Produtos por pedido: O Operador deve recolher diversos produtos de uma só vez, ou apenas um produto de cada vez da lista de pedidos?
  • Períodos para agendamento: Quantos períodos para a organização dos pedidos devem ser feitos em um único turno? Existe necessidade de conciliar o picking com outras actividades como a recepção de produtos e a expedição?

Nos artigos seguintes explicam-se cinco procedimentos básicos da actividade de picking (Medeiros, 1999).

  1. 7de8.svg Picking discreto
  2. 2de8.svg Picking por zona
  3. 2de8.svg Picking por lote
  4. 2de8.svg Picking por onda
  5. 7de8.svg Bucket brigade