Introdução à física/Cinemática

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Plasma-lamp 2.jpg

Esta página é um esboço de Física. Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.

Wikipedia
A Wikipédia tem mais sobre este assunto:
Cinemática

A Cinemática é o ramo da Mecânica, que estuda o movimento sem preocupação com as causas e efeitos do mesmo.

Os dois principais elementos neste estudo são o observador e o referencial a ser escolhido. A escolha do referencial é muito importante para a boa resolução dos problemas e o observador deve estar em um ponto fixo deste referencial.

Neste capítulo será visto principalmente o movimento retilíneo.

O movimento retilíneo é a forma mais simples de deslocamento, visto que os movimentos são ao longo de uma reta, quer seja horizontal, movimento de um carro, quer seja vertical, queda ou lançamento de um objeto. Como tudo ocorre em uma única dimensão pode-se dispensar o tratamento vetorial mais rebuscado e tratarmos em termos de grandezas escalares, com o devido cuidado de analisar os sentidos de velocidades e as mudanças de sinais que são freqüentes quando redefinimos o eixo de referência.

Estudaremos o movimento uniforme, uniformemente variado, lançamento vertical e uma composição de movimento vertical com o horizontal chamado de lançamento de projétil.

Dentro da cinemática devemos considerar os seguintes conceitos:

  • REFERENCIAL: é um corpo(ou um conjuntos de corpos) em relação ao qual são definidos as posições dos outros corpos.
  • TEMPO: momento ou intervalo de tempo no qual ocorre o evento.
  • TRAJETORIA: de um ponto material em movimento é a linha que ele descreve em relaçao a um referencial caso o ponto material se encontre em repouso sua trajetoria reduz a um ponto.
  • ESPAÇO: representado pela letra s, o espaço de uma particula é a grandeza que determina a sua posiçao na trajetoria esta posiçao é dada pelo comprimento do trecho compreedido entre a particula eo ponto mais o sinal de mais ou menos conforme a posiçao que ela se encontra a orientaçao da trajetoria determina o sentido.