FreeBSD Handbook/Iniciando/Instalando o FreeBSD/Escolhendo o que Instalar

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


FreeBSD Handbook
Anterior Capítulo 2. Instalando o FreeBSD Próxima


2.7 Escolhendo o que Instalar

2.7.1 Selecione o Conjunto de Distribuição

Decidir que conjunto da distribuição instalar depende muito da intenção de uso do sistema e da quantidade de espaço em disco disponível. As opções predefinidas vão da menor instalação possível à instalação de tudo que estiver disponível. Usuários ainda não familiarizados com o ambiente UNIX® ou FreeBSD costumam escolher entre esses dois extremos. Customizar o conjunto de instalação é uma tarefa típica para usuários mais experientes.

Aperte F1 para obter mais informações sobre cada conjunto da distribuição e seu conteúdo. Ao terminar a leitura do arquivo de ajuda, aperte Enter para voltar ao menu de seleção de distribuições.

Se for desejável uma interface gráfica com o usuário, as distribuições precedidas por um X devem ser escolhidas. A configuração do servidor X e seleção de um desktop padrão devem ser feitas após a instalação do sistema. Mais informações sobre a configuração de um servidor X pode ser encontrada no Capítulo 5.

A versão padrão do X11 instalada é o Xorg.

Se espera-se realizar a compilação de um kernel personalizado, selecione uma opção que inclua o código fonte. Para mais detalhes sobre os motivos pelos quais um kernel personalizado deve ser compilado ou sobre como compilar um novo kernel, veja o Capítulo 8.

Obviamente o sistema mais versátil é o que inclui tudo que estiver disponível. Se houver espaço em disco adequado, selecione a opção All como mostrado na Figura 2-30 utilizando as setas do teclado e aperte Enter. Se existir preocupação sobre o espaço em disco considere utilizar a opção que melhor se adequar à sua situação. Não perca tempo tentando encontrar o conjunto perfeito de aplicações, tendo em vista que outras distribuições podem ser adicionadas após a instalação.

Figura 2-30. Escolha de Distribuições
Sysinstall-dist-set.png

2.7.2 Instalando a Coleção de Ports

Após escolher a distribuição desejada, é oferecida a oportunidade de instalar a “Coleção de Ports do FreeBSD”. A Coleção de Ports provê uma maneira prática e conveniente de instalar programas. Ela não contém os códigos fontes necessários para compilar os programas. Ao invés disto, uma coleção de arquivos automatiza o download, compilação e instalação e pacotes de programas de terceiros. O Capítulo 4 discute a utilização da coleção de Ports.

O programa de instalação não verifica se você tem espaço o bastante para instalar a coleção de ports. Selecione esta opção apenas se você realmente tiver espaço o bastante. No FreeBSD 6.2 a Coleção de Ports consome cerca de 440 MB de espaço em disco. Por segurança assuma um valor maior para versões mais novas do FreeBSD.

Figura 2-31. Confirmar Instalação da Coleção de Ports
Sysinstall-ports confirmation.png

Selecione [ Yes ] com as setas do teclado para instalar a coleção de ports ou [ No ] para pular esta opção. Aperte Enter para continuar. O menu de seleção de distribuição aparecerá novamente.

Figura 2-32. Confirmar Distribuições
Sysinstall-dist-set2.png

Se estiver satisfeito com as opções, selecione a opção Exit com as setas, garanta que [ OK ] está destacado e aperte Enter para continuar.



Anterior Índice Próxima
Alocando Espaço em Disco Topo Escolhendo a Mídia de Instalação
Última edição desta página: 31/08/2010 (20100831124602)