Discussão:Português/Semântica/Sinónimos e Antónimos/Arquivo LQT 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Comentário[editar código-fonte]

Discordo que o "antônimo" de nunca seja "sempre". Acredito que o certo é algo como:

  • nunca <> alguma vez
  • sempre <> nem sempre

conforme qualquer livro de lógica poderia confirmar... Helder 23h58min de 21 de Outubro de 2008 (UTC)

Na verdade, esta é uma questão bastante conturbada, já que não há uma regra específica para determinar o antônimo. É válido lembrar que a lógica do não só funciona quando se sub-entende que se algo não está de tal jeito, obrigatoriamente está de outro, exemplo, ou a pessoa está viva, ou está morta, não existe meio termo. É o mesmo que eu dizer "não aconteceu uma vez", não significa obrigatoriamente que não ocorreu nenhuma vez, podem ter ocorrido duas, três, quatro vezes, pois há um meio termo. Então, dizer que o antônimo de sempre seja nem sempre, é correto, porque sempre=sucessivo, logo, o antônimo de sempre é o mesmo que não sucessivo (já que não há meio termo). O mesmo ocorre com nunca. Mário Júnior (Discussão) 00h21min de 24 de Fevereiro de 2011 (UTC)

Me ajudem!!![editar código-fonte]

Quero saber, por gentileza, qual o antônimo de "virtude" umanovaideia@gmail.com


por favor me digam qual o antônimo de animado/a!!

antônimo de virtude = malefício/pecado, de animado = desanimado/inanimado/calmo. Mário Júnior (Discussão) 00h01min de 24 de Fevereiro de 2011 (UTC)

Exercícios[editar código-fonte]

Eu acho que seria melhor abrir uma página em exercício com essas questões e criando assim um link aqui no artigo ou criar um link em exercícios para cá. Se não ninguém saberá da existência dessas questões(eu mesma só vi hoje, depois de 10 dias olhando esse livro). Analfabeta (Discussão) 16h16min de 28 de Outubro de 2010 (UTC)

Eu costumo colocar os exercícios ao longo do texto. Veja por exemplo Otimização/Método de gradientes conjugados. Outra alternativa que também uso é acrescentá-los em uma seção no fim da página do conteúdo correspondente, como fiz em Medida e integração/Mensurabilidade#Exercícios Helder 17h55min de 28 de Outubro de 2010 (UTC)
A diferença que quero mostrar é que o livro tem uma lista de exercício acho que deveria estar naquela lista, até faria a ligação, mas não sei como faz para o meio do texto. Analfabeta (Discussão) 20h40min de 28 de Outubro de 2010 (UTC)
Basta pôr # e o nome da seção à direita e o nome da página à esquerda, exemplo: Português/Semântica/Sinónimos e Antónimos#Exercícios de fixação. Mário Júnior (Discussão) 21h08min de 2 de Novembro de 2010 (UTC)


Há um problema nos exercícios.Em uma das questões de verdadeiro ou falso há a seguinte afirmação:homem não possui antônimo.Esta afirmação é verdadeira e não falsa, conforme a correção proposta. De fato, não há antônimo para a palavra homem.