Discussão:Como escrever um bom wikilivro/Criando o wikilivro

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre este espaço de discussão

Capa

Algum problema em acrescentar nesta página um tópico dizendo para não criar capas nos livros? Pois capas com imagens grandes, apesar de bonito, confunde o usuário, que clica na imagem esperando ver o livro e é enviado para uma página de licença sem saber o que aconteceu. Um bom modelo a seguir, na minha opinião, é a wikibooks em inglês, onde vi alguns livros com uma imagem e o índice logo abaixo, na mesma página. Assim o livro é ilustrado pela imagem e o leitor vê o índice logo abaixo. --Wellington Brito de Carvalho 01h15min de 19 de Julho de 2007 (UTC)

O uso de capas foi uma decissão de muitas pessoas, uma mudança deste nível deve ser proposta na Esplanada... O princípio de não criar capas nos livros ao ser adotado agora demandaria uma revisão de todos os livros e retirada das mesmas, eu sugiro o uso de artifícios de linguagem wiki+HTML, como os da Predefinição:Click, para fazer com que o usuário ao clicar na imagem seja remetido ao índice do livro. --Marcos A. N. de Moura 01h35min de 19 de Julho de 2007 (UTC)
Mas utilizando esta predefinição como eu faria para conseguir ver a licença da imagem?
E a proposta não é acabar definitivamente com as capas, mas apenas colocar como uma "boa prática" a não utilização das mesmas. --Wellington Brito de Carvalho 00h29min de 20 de Julho de 2007 (UTC)
Existe uma confusão aqui... Deseja ver a licença da imagem, ou quer evitar que os iniciantes se enganem entrando exatamente na página de descrição da imagem?
Sejamos claros, se a imagem deve ser verificada, isto será feito por pessoas experientes em wikis e nós sabemos como fazê-lo, não acredito que você não saiba... Pois basta fazer uma edição sem salvar, apenas com previsualização, para ter acesso a página que quiser.
O fato é o seguinte: Não sou favorável a restrição do uso de capas, se antes outras foram criadas, porque novas não podem? É uma forma de ilustrar o livro, tornando-o mais atraente. --Marcos A. N. de Moura 01h47min de 20 de Julho de 2007 (UTC)
A proposta é evitar o engano dos iniciantes, já que com esta predefinição ainda é possível ter acesso a página da imagem pelos usuários mais experientes, então está tudo ok.
Também não sou favorável a restrição do uso de capas, apenas acho uma boa prática não utilizá-las, ou utilizar esta predefinição, que fiquei conhecendo agora. --Wellington Brito de Carvalho 02h17min de 20 de Julho de 2007 (UTC)

Exercícios

Sobre esta sugestão proposta no texto:

1. Capa <- Opcional
2. Índice
3. Capítulos organizacionais <- Prefácio,Preâmbulo,Introdução,...
4. Capítulos temáticos
5. Subcapítulos <- Opcional
6. Módulos de exercícios <-Opcional
7. Apêndices <-Opcional
8. Bibliografia <-Opcional

Pergunto:

  1. O que foi proposto é que a seção opcional com exercícios seja colocada "depois" de todos os módulos com conteúdo, digamos, como se fosse um apêndice? Ou devo entender como sub-páginas das páginas com assuntos, por exemplo:
1. Capa
2. Capa/Índice
3. Capa/Índice/Introdução
4. Capa/Índice/Capítulo1
5. Capa/Índice/Capítulo1/Subcapítulo_A
6. Capa/Índice/Capítulo1/Subcapítulo_A/Exercícios (sobre o Subcapítulo_A)
7. Capa/Índice/Capítulo1/Subcapítulo_B
8. Capa/Índice/Capítulo1/Subcapítulo_B/Exercícios (sobre o Subcapítulo_B)
9. Apêndices
10. Bibliografia

Ambas as formas são válidas?? Helder.wiki 20h39min de 8 de Novembro de 2007 (UTC)

Sim, ambas as formas são válidas. Nota que o que vai mudar é apenas o título. Se se quiser criar como capítulo isolado vai precisar de um título diferente. Se se quiser facilitar a associação da página do exercício com a página de conteúdo, cria-se como subpágina. - Jorge Morais 00h57min de 12 de Novembro de 2007 (UTC)

Sobre a parte os módulos opcionais podem ser incluidos dentro da estrutura básica, provendo um livro mais compacto., querem dizer dentro das subpáginas ou como subpáginas das subpáginas? (o exemplo acima usa essa 2a forma)Helder.wiki 20h42min de 8 de Novembro de 2007 (UTC)

Nem uma coisa nem outra. Quer dizer como título da seção. Se o conteúdo é de um, dois parágrafos, o melhor é mantê-lo como tópico dentro de uma mesma página. - Jorge Morais 00h57min de 12 de Novembro de 2007 (UTC)

Estrutura do livro

O que acham de colocar uma cor diferente para os delimitadores? Algo como isso: (Livro) + (Delimitador) + (Índice) + (Delimitador) + (Capítulo) + (Delimitador) + (subcapítulo) ou (Livro) + (Delimitador) + (Capítulo) + (Delimitador) + (subcapítulo)

Me parece que melhora a visibilidade, em vez de utilizar apenas a diferença entre itálico e não itálico.

Outra coisa: "(subcapítulo)" não deveria ser "(Subcapítulo)"??? Só para ficar consistente com os exemplos seguintes... Helder.wiki 20h54min de 8 de Novembro de 2007 (UTC)

A favor Concordo com a mudança e estás certo quanto aos subcapítulos. - Jorge Morais 00h57min de 12 de Novembro de 2007 (UTC)

Categorias

é costume criarmos uma categoria específica para cada página de um determinado livro e incluir o índice em categorias globais também

  • Isso significa que cada página deve estar em uma categoria com seu próprio nome?
  • Categorias globais e categorias mestras sao a mesma coisa? (Wikilivros, Principal e Ajuda)— o usuário Helder.wiki (discussão  contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.
  • Acho que por página ali se quis dizer capítulo. No caso, apenas quando é grande o suficiente, como já te expliquei, cria-se uma categoria para o capítulo.
  • Sim, mas no caso, não quer indicar que todos os livros tenham que estar classificados nelas, mas que todas as categorias acabam chegando a elas. Elas são as maiores possíveis na árvore de categorias. - Jorge Morais 00h57min de 12 de Novembro de 2007 (UTC)

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Discussão:Como escrever um bom wikilivro/Criando o wikilivro/Arquivo LQT 1 em 2015-11-03.

Samuel António Bhala Fengma (discussãocontribs)

Quando se refere ao tema citado acima, talvez o entendimento ou a ideia será bem diferente, mais quando se trata de pensamento*, será que está sempre certo? Não, quando o assunto é sobre a " influência e poder" o entendimento é bem diferente.

Hoje vivemos num universo velho e cheio de influência da cosmologia*.

A influência é uma capacidade e força que cada pessoa possui para expor as suas idéias dentro de uma determinada sociedade ou grupo de pessoas que estejam no seu submissos. As influências e o poder são dois irmãos e amigos ao mesmo tempo, por possuir as mesmas condições de impor àquilo que acham para o crescimento e desenvolvimento de uma sociedade. O poder é o domínio da força da influência, o poder(do latim potere) que significa numa só palavra " Capacidade" de exercer uma liderança ou soberania.

Desde os primórdios da humanidade o poder e a influência têm ganhado milhões de créditos ao longo dos tempos até aos dias atuais, no processo do crescimento do homem muitas coisas boas foram mudando por isso, este poder de influência tem uma relação direta ou indiretamente com um dos elementos oficial que é a capacidade que por sua vez a realização de certos materiais. Desde o início do crescimento do planeta azul(ou terra), embora existisse uma variedade ou seja, diversidades de poderes unilateral ou não iremos de classificar alguns desses poderes com índice elevados de elites como:

  • O poder da Sociedade - Estado ou governo*.
  • O poder Econômico - Poder dos investidores ou empresarial-comércio.
  • O poder Militar - Poder político*.
  • O poder Judiciário ou Legislativo - Poder de leis e normas, tribunais*.

Tanto esses poderes, Estam corporado no próprio homem natural, para liderar a sociedade, se num caso desses elementos de influência ou elites de poderes não transmite corretamente as suas mensagens satisfatório ou não tiver as habilidades de influência poderá perder por isso. Todo nós estamos sujeitos a adquirir as capacidades, cada um tem o seu modelo primordial e como utiliza para influenciar certos indivíduos na comunidade.

Samuel António Bhala Fengma (discussãocontribs)

Muito obrigado gostei muito do que foi feito

Samuel António Bhala Fengma (discussãocontribs)

Verdade

Responder a "A Liberdade Social"
Não existem tópicos antigos