Como escrever um bom wikilivro/Regras e princípios

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O que é o wikilivros[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros é um projeto que tem como objetivo a criação de livros, apostilas e manuais, sendo estes didáticos. Lembre-se, nem todo texto informativo é didático. O texto didático deve ensinar a aplicar a informação, a refletir sobre ela e, eventualmente, fazer o leitor deduzir a informação por si próprio. Antes de publicares teu texto, certifica-te de que seu teor é didático. Caso não seja, pensa em reformulá-lo ou em publicá-lo em outros projetos como o Wikcionário ou a Wikipédia. Observação: Obviamente, literatura artística – romances, poesias, enredos etc. – não constituem material estritamente didático, não havendo lugar para eles no projeto. (veja mais clicando aqui).

Princípio da imparcialidade[editar | editar código-fonte]

Quaisquer páginas devem respeitar os princípios da imparcialidade e da neutralidade, respeitando todos os leitores. Ao escrever sobre assuntos controversos, como religião, esportes e política, alguns princípios devem ser seguidos:

  1. Não se deve dizer que uma religião, por exemplo, é melhor que a outra;
  2. É inadmissível qualquer tipo de preconceito;
  3. A página torna-se neutra no momento em que ambos os lados de uma disputa, como em uma guerra, são postos em questão.

Por exemplo, num módulo sobre o aborto deve-se:

  • Apresentar uma definição incontroversa de aborto e, caso ela não exista, apresentar as diferentes definições; se essas definições forem alvo de disputa deve-se dizer quem defende o quê;
  • Apresentar os factos biológicos relevantes;
  • Apresentar os factos legais relevantes, se necessário apresentando diferentes interpretações legais e diferenças de legislação em diversos países;
  • Apresentar a posição do grupo (ou grupos) que defende a despenalização do aborto;
  • Apresentar a posição do grupo (ou grupos) que se opõem à prática do aborto voluntário;
  • Apresentar factos relativos à disputa (por exemplo, em que países é que o aborto é proibido, que formas de luta utilizam os grupos pró-legalização, quais as religiões que se opõem fortemente ao aborto e outros factos relevantes).

Cópia e licença[editar | editar código-fonte]

Contribuindo[editar | editar código-fonte]

Ao contribuir com uma página já escrita, nunca apague uma informação (a não ser que ela não faça sentido ou seja um vandalismo). Se ela não respeitar os princípios do projeto, edite-a a fim de torná-la imparcial. Você pode melhorá-la e corrigi-la, mas nunca excluí-la.

Sobre a grafia utilizada[editar | editar código-fonte]

Neste projeto, vigora qualquer grafia que esteja nas normas da língua portuguesa, seja do Brasil, Portugal ou qualquer outro país em que haja a língua portuguesa. Aconselhamos a escrever conforme o novo acordo ortográfico. Nunca modifique um texto no qual a grafia seja de Portugal, por exemplo, para a grafia brasileira.

Referências[editar | editar código-fonte]

Sempre indique as fontes do material, seja uma notícia, reportagem, revista, livro ou site, e lembre-se, nunca copie o material, a não ser que haja uma licença. É importante indicar a edição do livro, a editora e os escritores. Ao dar as referências bibliográficas e links externos, estás a:

  1. Demonstrar que as informações contidas no wikilivro têm embasamento;
  2. Prestar um serviço ao usuário do wikilivro indicando-lhe mais material de estudo;
  3. Indicar material bibliográfico a eventuais co-autores.