Business Intelligence/O que é BI?

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Business Intelligence
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Business Intelligence ( BI ) é uma prática utilizada por pequenas e grandes empresas, variando do operacional ao estratégico, onde engloba uma série de métodos e ferramentas que visam auxiliar na busca de informações úteis a partir de grandes volumes de dados brutos que, por si só, não determinam resultados sobre informações importantes para a empresa. O BI busca oferecer o apoio nas tomadas de decisões, em situações de dificuldades e desafios, de forma inteligente, pelo processo de captação e recebimento dos dados. As informações são obtidas de qualquer software e sistema da organização, e gravadas em um banco de dados que são modelados para o negócio. Com base nas informações acima, é notório perceber que o BI não pode ser considerada uma ferramenta, mesmo que utilize como apoio diferentes softwares robustos. Os administradores e gestores precisam estar cientes de que, o BI é composto por  métodos e diversos conjuntos de processos, orientados pela tecnologia, que tem por objetivo principal entregar a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.

Assim, o BI envolve uma série de métodos que possibilitam as empresas coletarem dados internos e externos e utilizá-los a seu favor. A junção desses dados podem fornecer um cenário mais completo. Os dados coletados e as informações processadas, podem ser exibidos em formas de relatórios analíticos, resumos e painéis gráficos, proporcionado pela ampla utilização de ferramentas que, em conjunto, geram diferentes formas de exibição ao usuário com enfoque em certos conteúdos.

Tudo isso é proporcionado por meio da interação de diferentes sistemas que o BI envolve. Para isso, as informações são armazenadas em um único repositório, chamado Data Warehouse, sendo este um armazenamento de diversos dados, que podem ser utilizados por um grupo de pessoas dentro de uma organização ou uma plataforma com ferramentas para o processamento dos dados brutos recebidos. A função do data Warehouse é tornar as informações da organização acessíveis para o devido gerenciamento e uso.

O objetivo principal do BI é transformar possíveis dados desconexos em informações com grande validade e poderosas para as organizações, buscando novas oportunidades, a partir dos dados coletados, promovendo vantagens no mercado e possivelmente, estabilidades.

Para isso, o BI engloba uma série de avanços em seu ciclo de vida da informação inteligente, sendo eles: