Business Intelligence/Monitoramento de resultados

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Business Intelligence
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Após as decisões e ações realizadas, é preciso avaliar o quão eficiente as técnicas e ferramentas disponibilizadas pelo Business Intelligence (BI) foram significativos para a organização. No momento do monitoramento de resultados, ocorre um ciclo de análises, pois, de acordo com o volume de dados coletados pelo BI, as transformações constantes e novas disponibilizações de informações e resultados, este processo tende a ser repetido dentro da organização, sempre coletando novos dados e gerando novas informações Com isso, como as decisões e ações são baseadas nos dados coletados pelo BI a cada instante, o monitoramento é realizado com base nos resultados obtidos.

Para monitorar os resultados, há um questionamento sobre os possíveis impactos gerados pelo BI para a organização da empresa. A seguinte pergunta esta embasada em um dos objetivos na qual uma organização possui ao utilizar as técnicas e ferramentas do BI:

"Os resultados então ajudando os gestores a seguirem o caminho certo e alavancar o crescimento do negócio com a utilização do BI?"

Caso a resposta por sim, este é um bom indicador de que as ferramentas e técnicas utilizadas pelo BI estão fornecendo resultados significados e estão de acordo com as necessidades da organização. Porém, mesmo atendendo as demanda atuais, este processo é um ciclo de informações e tomadas de decisões, que precisam ser constantemente reavaliados.

E se a resposta para a pergunta for não? Como a empresa deve se proceder? Neste caso, é notório que o desempenho não corresponde às expectativas da organização. Com isso, é preciso que os responsáveis reavaliem e revejam as decisões e as ações implementadas, a fim de encontrar os possíveis erros que estão prejudicando a qualidade dos dados e das informações coletadas e disponibilizadas pelo BI, para que possa contribuir positivamente para o próximo ciclo que se inicia.