Bioquímica

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

<< Voltar à capa

A Bioquímica é normalmente definida como o estudo das reações químicas em organismos. Esta definição geral abrange diversos campos de estudo, abrindo portas à existência de múltiplas subdisciplinas que exploram aspectos particulares dos seres vivos. Mostra também que a Bioquímica é uma ciência de natureza multidisciplinar e que é o resultado da necessidade da criação de um campo de estudo que reúna conhecimentos da Química, da Biologia e da Física.

Também o conceito do que é alvo de estudo da Bioquímica evoluiu com o tempo, como será mais claro no capítulo que versa brevemente sobre a história desta ciência.

Este livro pretende ser um auxiliar de estudo àqueles que ingressam em cursos universitários de áreas científicas, em particular nas chamadas ciências naturais (como a Biologia, a Medicina, a Farmacêutica ou a própria Bioquímica) e exatas (como a Química, a Física ou a Informática), quando é necessária uma obra de consulta sobre os conceitos fundamentais em Bioquímica. Não pretende ser um livro de Bioquímica avançado precisamente por almejar um público-alvo mais abrangente, embora determinadas seções contenham informação de nível mais ou menos avançado para aqueles que tiverem interesse em aprofundar um assunto. Assim sendo, enquanto é desejável algum conhecimento científico para a compreensão do texto, é mais importante saber raciocinar cientificamente para entender a lógica subjacente aos processos bioquímicos.

O livro de Bioquímica encontra-se dividido de forma bastante clássica. Após uma parte introdutória à disciplina e explicação de alguns conceitos químicos e biológicos básicos, são apresentados na segunda parte os constituintes fundamentais da vida. Na terceira parte encontra-se o funcionamento básico da célula, detalhando-se na quarta parte os processos metabólicos mais importantes (ou seja, mais comuns) dos organismos vivos. Finalmente, é apresentado o papel da informação genética e como esta regula a gênese dos processos metabólicos na célula.

Parte I – A Bioquímica como Ciência da Vida[editar | editar código-fonte]

Parte II – Constituintes estruturais dos sistemas vivos[editar | editar código-fonte]

Parte III – Catálise e transporte[editar | editar código-fonte]

Parte IV – Metabolismo[editar | editar código-fonte]

Parte V – Expressão genética e metabolismo de proteínas[editar | editar código-fonte]

Apêndices[editar | editar código-fonte]