Wikilivros Discussão:Versões para impressão/LQT Archive 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Boa iniciativa, Helder. Estive pensando se devemos colocar versões para impressão sob o título "Nome do livro/Versão para impressão" ou se seria melhor como no Wikisource "Nome do livro/Imprimir".

Quanto ao texto daqui, a seção "Problemas com copyright" é desnecessária, não? Já que não temos fair use. - Jorge Morais 19h27min de 13 de Junho de 2008 (UTC)

Gostei da sua opção: "Nome do livro/Imprimir". Quando fui editar, cheguei a pensar "esse nome ficou um pouco grande", mas não me ocorreu sua opção óbvia...
Sobre o fair use, eu nem sei bem o que é... (não consigo aprender - de vez - essas coisas de direitos autorais). Só coloquei porque estava traduzindo a página anglófona e lá aparecia essa seção... Helder 19h45min de 13 de Junho de 2008 (UTC)
Então que seja "imprimir". Em poucas palavra, o fair use é um uso para o qual uma imagem com copyright não estava originalmente destinada. Só lamento pelo teu trabalho perdido. - Jorge Morais 20h06min de 13 de Junho de 2008 (UTC)
  • Removi a seção sobre fair use. Se tiver um tempinho, queira revisar o que eu traduzi. Fiquei sem saber o que colocar em alguns trechos. (Mas agora fiquei pensando: revisar uma tradução pode dar mais trabalho que traduzir do zero?) Helder 20h49min de 16 de Junho de 2008 (UTC)
  • Revisado. Estou sem dicionário, então não pude encontrar o que é typesetting. Não quer ajudar com outras traduções, não? Tongue.png - Jorge Morais 19h26min de 17 de Junho de 2008 (UTC)


Sobre coisas que não devem aparecer na impressão...[editar código-fonte]

Não sei se há algo errado com "o sistema", mas o uso de "<div class="noprint"> ... </div>" parece não fazer faz o conteúdo desaparecer quando a página contendo a versão para impressão é visualizada diretamente. Provavelmente por isso o Jota adicionou códigos noinclude no livro sobre o Egito, e mesmo no wikibooks em inglês (de onde a sugestão do <div class="noprint"> ... </div> foi traduzida) parece ser usado noinclude.

Imaginei que deveria haver uma forma mais econômica de conseguir o resultado, então perguntei no meta se havia algum código que pudesse ser incluído nas predefinições de navegação para obter automaticamente o mesmo resultado que se se tem ao usar noinclude manualmente em cada página de um livro. Testei na predefinição que uso no livro de teoria de números e funcionou bem, então estarei explicando na seção "Preparando um livro" a solução apresentada pelo Hillgentleman. Helder 15h21min de 14 de Julho de 2008 (UTC)