Wikilivros Discussão:Portal comunitário/Arquivo 3/LQT Archive 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Red x.svg Esta página encontra-se inactiva e é mantida por motivos históricos.
Se quiser discutir sobre o assunto abordado é aconselhável fazê-lo nos diálogos comunitários.

Organização automatizada[editar código-fonte]

A minha ideia era um programa que procesasse um ficheiro com informação sobre as diversas secções do livro que iam para o índice, todas elas precedidas por n sinais de igual "=" que indicariam o nível... depois no início do ficheiro haveria um header nesse ficheiro fonte que indicava quantos níveis iam para a tabela de conteúdos, quais são listados em unordered list, quais em ordered list, quais têm links e quais não têm... depois seria criado um ficheiro na marcação nativa do MediaWiki que já inculiria os links com os targets e os nomes correctos em conformidade com as nossas convenções de nomes... Mas esta é a MINHA ideia... não sei programar em nenhuma lib gráfica (nem em C++, que é usado pelo Kdevelop/Qt segundo sei), mas parece-me que algumas das funções centrais do programa que estou a começar poderam ser úteis noutros programas, mesmo que se use C++ (basta ter o cuidado de usar a mesma calling convention (cdecl))... por exemplo, um editor de Wiki WISIWYG (ideia com a qual eu não concordo lá muito) poderia usar a função *writewiki para suportar um menu gráfico que criasse índices automaticamente... Quanto à portabilidade, claro! no programa que tenho em mente acho que só preciso da standard library, portanto não tenho nada com o assunto! - João Jerónimo 14:02, 22 Março 2006 (UTC)

Acho muito interessante a sua proposta, sem dúvida posso incluí-la no ambiente que tenho em mente, se sua idéia é GPL, logicamente eventuais melhoramentos que vierem a ser incorporados a seu projeto inicial serão devolvidas a você em forma de contribuição, no melhor estilo GNU, caso haja um meio de fazer o "upload". No que se refere ao ambiente, poderia implementar a parte gráfica caso tenha tempo, atualmente tenho apenas um esboço... A minha idéia não é um editor WISIWYG, apenas um ambiente de desenvolvimento de texto puro com várias ações automatizadas e um previsualizador, que foi o que achamos melhor na última conversa sobre o assunto, nesse ambiente é interessante que haja um gerador de menus também, por isso o seu código será bastante útil. --Marcos A. N. de Moura 16:01, 22 Março 2006 (UTC)
João, você conhece esse bot? Já existem várias funções feitas mas nada em especial para o wikibooks, já que vamos desenvolver algo para cá poderíamos usar algo já "meio"-pronto. Vocês conhecem C e C++ para Python seria só um pulinho :-). Mas se decidirmos fazer em C poderíamos até colocar ele aqui no wikibooks, tem até controle de versão hehehe ou qualquer cvs svn mesmo. leonardo 20:02, 24 Março 2006 (UTC)
Ok... não conheço não, mas vejo assim que tiver tempo...
Eu realmente já pensei em aprender Python... acho que é uma linguagem que está a ficar na moda ultimamente e não-sei-quê (por alguma razão há-de ser)... bem... não quero fazer o papel do velho que acha que programação com linguagens muito HL não é realmente programação (até porque depois vão olhar para o meu código C e aquilo não vale nada!), mas acho que o Python é uma daquelas linguagens esquisitas onde nós nunca sabemos muito bem com que objectos (sentido matemático do termo) estamos a lidar, né?! Daquelas que acham que nos estão a fazer um grande favor em confundir strings de números decimais com inteiros binários! Desmistifiquem-me lá isto...
Mas o Python não deve ser assim tão negro... o Portage (que está muito bem feito) é escrito em Python... o único problema que é muito lento, mas isso não deve ser culpa da linguagem...
PS: Já escrevi mais duas funções (e um teste para essas funções)... está no mesmo sítio [1]... agora só falta ligar... o primeiro target do makefile compila tudo, pelo que basta escrever "make"... - João Jerónimo 21:07, 24 Março 2006 (UTC)
Vocês estão falando tanto dessa Cobra que já estou curioso, qualquer dia desses eu dou uma olhada na tal serpente --Marcos A. N. de Moura 01:52, 25 Março 2006 (UTC)
A respeito do seu programa João, haveria um fluxograma ou estrutura para um entendimento global do mesmo? Se houver sugiro que coloque a disposição para que as idéias entrem em sintonia. --Marcos A. N. de Moura 15:46, 28 Março 2006 (UTC)
Nunca desenhei um fluxograma mas vou tentar... - João Jerónimo 15:03, 1 Abril 2006 (UTC)
Acabei de fazer uma pequena reformulação dos makefiles e dividir o programa em vários directórios, para facilitar o desenvolvimento... o resto está na mesma... - João Jerónimo 15:00, 1 Abril 2006 (UTC)
A idéia de contar os níveis é interessante, mas não entendi porque aqui no wikilivros sempre encontramos páginas começando pelo nível 2 "==", mas ainda não vi páginas com "=", existe alguma regra pra isso? --Marcos A. N. de Moura 16:28, 1 Abril 2006 (UTC)
Acho que não há regra nenhuma... no início fazia isso (por exemplo: aqui), mas como mais ninguem fazia desisti...
Agora, pensando melhor, talvez não seja boa ideia fazer sempr assim... é que, no primeiro nível, fica com o mesmo tamanho que o nome do artigo e isso não faz muito sentido... - João Jerónimo 18:58, 1 Abril 2006 (UTC)

Livro sobre utilização de programas genéricos[editar código-fonte]

Gostaria de propor a criação de um livro sobre a utilização de programas de uso comum como editores de texto, planilhas eletrônicas, geradores de apresentações editores de imagem e etc. De um modo genérico, explicando a filosofia da interface gráfica, que é comum a todos os programas que realizam as mesmas função. O objetivo é ensinar a utilizar, por exemplo um editor de texto, e não o uso do "Wordi" ou "Openófici", permitindo ao leitor a flexibilidade de lidar com qualquer uma das opções do mercado.

x_spager
Se houver disponibilidade de tempo de sua parte, pode criar o livro na seção de informática da biblioteca, os procedimentos para criar, editar e manter wikilivros estão na mensagem de boas vindas, recomendamos também que as páginas sejam categorizadas e indexadas dentro da categoria apropriada, conforme as intruções... Uma olhada em Criação, edição e manutenção de Wikilivros é recomendada para entendimento dos procedimentos. --Marcos A. N. de Moura 15:41, 28 Março 2006 (UTC)
Ótimo! Meu proximo passo era saber como iniciar um livro :) O problema é o nome. Alguma sugestão?
Posso pensar, por enquanto não me veio nenhuma idéia, se até a noite, quando volto pra casa, me ocorrera alguma te passo, se tiver alguma antes vá em frente... Abraço. --Marcos A. N. de Moura 16:06, 28 Março 2006 (UTC)
Que tal:
*Guia para principiantes sobre softwares de uso comum - um pouco longo, não?
* Aprenda a utilizar todos os softwares mais usados aprendendo os conceitos básicos - m* logo também!
* Conceitos básicos para utilizar qualquer pacote de ferramentas office - muito expecifico, queria que fosse mais genérico.
não dá pra escrever primeiro e arrumar e dar um titulo depois? X spager 16:53, 28 Março 2006 (UTC)
Que tal:
Guia do desktop;
ou
Desktop essencial.
Não acha que cabe bem?
Criar o livro antes de definir o nome não é aconselhável, pois depois terá que mover todos os links para o novo nome... Talvez Desktop Essencial fique bom. X spager 11:47, 29 Março 2006 (UTC)
Também gostei do título... --Marcos A. N. de Moura 15:33, 29 Março 2006 (UTC)
Vou utilizar este título! X spager 13:13, 30 Março 2006 (UTC)
Tá lá Desktop essencial X spager 12:18, 3 Abril 2006 (UTC)
Já haviamos verificado o livro, espero que o conteúdo fique a altura da proposta, pelo índice parece ser uma boa edição. --Marcos A. N. de Moura 15:48, 3 Abril 2006 (UTC)

Conversão para PDF[editar código-fonte]

Gostaria de saber se existe alguma inteção de fazer como vi no wikibooks em Inglês, de criar versões dos livros em PDF. X spager 13:13, 30 Março 2006 (UTC)

Não sabia que en.wikibooks.org havia disponibilizado este recurso, no momento estamos empenhando certo esforço e tempo na organização do projeto em geral, porém, se este recurso está disponível lá também tenho interesse em utilizá-lo... Pesquisarei sobre isto e caso seja de rápida implementação poderemos fazer logo, caso não seja possível no momento devemos fazê-lo logo que possível. --Marcos A. N. de Moura 15:43, 30 Março 2006 (UTC)
Seria muito bom mesmo! Eu achei em [2], não tenho a menor idéia de como eles fazem, mas deve ser muito interessante. Parece que há um problema acho que eles convertem um livro de uma única página em um PDF. Seria interessante criar um script(pode parecer, mais não sei como faria isso) que utilizasse os links na tabela de conteudo, e exportasse um arquivo PDF, algo como WIKI -> PDF. X spager 16:49, 30 Março 2006 (UTC)
Acho que já to parecendo chato(literalmente). Mas ai vai, parece que esse cara [3] criou uma extenção para concatenar os arquivos dos livos, acho. Se funcionar e só converter com um programa que faça HTML -> PDF(mau custume do Linux) X spager 17:03, 30 Março 2006 (UTC)
Depois de ler um pouco a respeito entendi o que eles estão fazendo... Na realidade, estão convertendo os livros que já têm conteúdo formado para PDF utilizando os conversores padrões já bem conhecidos, como o OpenOffice.org, PDFCreator, etc... De fato, os autores que quiserem fazer a conversão podem fazê-la, a única coisa que é sugerida para o projeto é que os arquivos sejam armazenados na áreas de imagens e mídias, assim o autor poderá disponibilizar o livro convertido num link com o formato: [[:Imagem:arquivo.pdf|Arquivo]], note que é importante o uso dos ":" (dois pontos) no início do link para não provocar a invocação do arquivo toda vez que a página for carregada. A ferramenta de concatenação também é muito útil para o caso dos livros, obrigado pela dica... --Marcos A. N. de Moura 01:16, 31 Março 2006 (UTC)

Manual de PHP[editar código-fonte]

Olá a todos! Sou português e acabei de me registar no WikiLivros porque achei um projecto activamente importante e dessiminador de conhecimentos. Actualmente estudo PHP a fundo para fundar um projecto de parceria com um sócio. Reparei que o livro 'Curso de PHP' está em branco e, como tenho material suficiente em minhas mãos criados por mim para este propósito, gostaria muito de contribuir na sua elaboração. Poderia criar várias secções que diferenciassem a sintaxe da linguagem principalmente, ignorando todo o tipo de questões supérfluas. Posso também criar exercícios de final de capítulo. Gostaria de ter uma opinião vossa, Um abraço.

O livro pode ser editado por quem estiver disposto, com conhecimento e tempo disponível um bom editor sempre é bem vindo, também devo lembrar que os livros devem manter um bom detalhamento do assunto, muitos livros abertos não foram continuados, estes podem ser adotados por qualquer interessado... Os detalhes de como formatar o livro estão na mensagem de boas-vindas, exercícios no final dos capítulos enriquecem o conteúdo e são desejáveis, obrigado por seu interesse e bom trabalho! --Marcos A. N. de Moura 01:16, 3 Abril 2006 (UTC)

Queixa[editar código-fonte]

Esta queixa foi postada por um anônimo dentro da página Arrhenius:

peço resultados de pesquisas mais precisos e atuais, pois os resultados falam muito pouco sobre os assuntos pesquisados.

Hein? Não entendi nada disto!--Lightningspirit 23:18, 12 Abril 2006 (UTC)
Acredito que o anônimo estava a procurar alguma informação sobre Arrhenius e não obteve o que desejava, pois a página ainda está vazia, um grande problema que enfrentamos aqui é que muitos livros são iniciados e não são continuados... Concordo que a edição de livros é mais trabalhosa, por isso temos tantas desistências, porém não sei porque outras pessoas não continuam os livros que já existem quando tem conhecimento para tal, eu tenho feito alguns ajustes nos livros que não iniciei... Por outro lado, acho que há uma tendência das pessoas em querer fazer o seu próprio livro. --Marcos A. N. de Moura 15:36, 15 Abril 2006 (UTC)
Concordo contigo. Provavelmente para não quebrar um pouco a lógica pessoal, as pessoas têm a tendência para começar um livro novo. Olha, eu adorei este projecto desde o ínicio em que o conheci e quero continuar a ajudar a desenvolver-se. Acho que compartilho pelo menos um ideal convosco: o conhecimento é universal e deve ser gratuíto. Talvez por isso tenha também aderido aos projectos open-source... --Lightningspirit 20:49, 18 Abril 2006 (UTC)

Monomódulos - Transferências para a Wikipedia[editar código-fonte]

Estou a a apnhar algumas páginas que mais valiam estar na wikipedia. lightningspirit 20:18, 18 Abril 2006 (UTC) Vão postando aqui as que encontrarem:

Bem, a respeito de cromossomos, sim usamos o termo terminado em "o", embora o mesmo também seja definido com terminação em "a", veja neste sítio, que por sinal é de Portugal: cromossomo, apenas mais um costume dialético local, coisas de linguas muito ricas em possibilidades como o Portuquês. ;)
A respeito dos módulos que está indicando, não pude verificar todos, mas alguns deles pertencem a livros, a idéia seria expandí-los aqui mesmo, para que sejam mais didáticos e detalhados em relação ao conteúdo de uma enciclopédia, note que alguns textos da wikipédia foram usados como base para muitos livros, a diferença principal é que o nosso objetivo é fazê-los mais explicativos e detahados, ainda acho uma boa idéia incluir execícios para torná-los mais didáticos, pretendo fazer isso nos livros que estou editando. Porém, não posso deixar de notar que neste conjunto de links está destacado um dos nossos maiores problemas: a falta do vínculo ao livro na definição do link-> [[Livro: Capítulo: Tema]] ou [[Livro/Capítulo/Tema]] --Marcos A. N. de Moura 02:44, 19 Abril 2006 (UTC)
Exacto, era aí que também queria chegar. Embora alguns pertençam a determinados livros eles não seguem a norma geral de capítulos.lightningspirit 16:44, 20 Abril 2006 (UTC)
Estou, aos poucos, corrigindo estes links para os formatos vinculantes, conforme descrito em Nomenclaturas, porém as páginas nessa situação são muitas e devo demorar a concluir, por outro lado qualquer usuário pode fazê-lo se assim lhe convier e não lhe seja dispendioso em tempo. As ações para isso são: Mover as páginas; Adaptar os links nas páginas afluentes para que apontem para os novos links; Incluir as páginas antigas em Pedidos de eliminação de páginas, as páginas já desprovidas de afluentes podem ser eliminadas imediatamente por qualquer administrador. --Marcos A. N. de Moura 00:23, 23 Abril 2006 (UTC)

Eliminação de imagens[editar código-fonte]

Não acho que seja necessário este procedimento na eliminação das imagens. Hoje em dia as imagens num manual/tutorial não pesam quase nada. É tecnicamente possível existirem imagens na página em que existe o texto. --Lightningspirit 23:04, 12 de Abril de 2006 (UTC)
O processo de eliminação de imagens refere-se a eliminação dos arquivos de imagens do ambiente do servidor, ou seja, os arquivos/ficheiros carregados pelos usuários e que por algum motivo deverão ser eliminados do projeto, dentre os casos temos: violações de direitos autorais, imagens com erros binários/distorções, versões antigas que não serão mais utilizadas, etc... --Marcos A. N. de Moura 01:45, 23 Abril 2006 (UTC)

Ausência[editar código-fonte]

A partir do próximo dia 7 de maio minha freqüência no projeto será diminuida, estarei de férias e deverei estar sem possibilidade de acesso à www, pois estarei longe de áreas urbanas maior parte dos dias das 4 semanas a partir daquela data, por isso seria importante que os outros administradores (que ainda comparecem), estivessem mais presentes aqui... --Marcos A. N. de Moura 00:59, 28 Abril 2006 (UTC)

E nós iremos sentir a sua falta. :-) Espero que tenha boas férias! --lightningspirit 23:06, 28 Abril 2006 (UTC)
Obrigado! Como está frequentemente por aqui, gostaria de lhe pedir uma ajuda para limpar a sujeira dos vândalos enquanto eu não tiver como acessar, se puder seria um grande favor ao nosso conteúdo, existe todo tipo de agressão, na internet tem muitos sujeitos dispostos a destruir o trabalho dos outros.--Marcos A. N. de Moura 01:22, 29 Abril 2006 (UTC)
Pois, de vez em quando aqueles ataques que aparecem nos foruns de auxilio é demais. O mesmo se de ve passar por aqui. Eu estarei por cá nessa altura e vou linpando algumas "coisas sujas". --lightningspirit 15:25, 29 Abril 2006 (UTC)

Categorização na página principal[editar código-fonte]

Boas. Acho que a categoria Informática poderia passar a chamar-se Computação e Engenharias para que esta abrangensse categorias ligadas às ciências tecnológicas e engenharias, tais como robótica, engenharias informáticas, etc. O que acham? --lightningspirit 00:25, 29 Abril 2006 (UTC)

Acho uma boa idéia, inclusive já havia pensado em sugerir algo semelhante, pois sou da área de eletrônica e achei que faltava uma seção para engenharia, talvez possamos incluir o título de prateleira que sugeriu, visto que ainda não há títulos suficientes para iniciar a seção "Engenharias" isolada, depois poderemos separar os dois tópicos no futuro, quando tivermos mais títulos técnicos das áreas de engenharias. Muitos autores ainda não visitaram a seção Pedidos de wikilivros, podemos ver pelo grande número de livros que são pedidos e não são iniciados, já comentei a respeito das dificuldades de conclusão de livros por parte dos que os iniciam, ainda acho que autores da área de engenharia são mais difíceis de se encontrar, inclusive devido à complexidade de alguns títulos. --Marcos A. N. de Moura 15:29, 29 Abril 2006 (UTC)
Pois, eu estou a pensar seguir engenharia física no ist em Lisboa, por isso daqui a algum tempinho já poderei escrever coisas ligadas às engenharias. Por enquanto fico-me pela física, matemática e programação/informática no geral. Bem, e sobre a denominação da categoria: Como se mete isso em discussão? --lightningspirit 21:38, 29 Abril 2006 (UTC)
Também pretendo escrever algo para esta área depois que terminar os livros que estou a editar, bom saber que terei alguém para partilhar idéias... No caso da discussão a respeito da mudança do nome da categoria/Título de prateleira, já estamos discutindo aqui, depois de sete dias contando a partir de "29 de Abril" podemos fazer a modificação se não houver grande rejeição por parte dos outros. --Marcos A. N. de Moura 02:12, 30 Abril 2006 (UTC)
Hoje, 7 de maio de 2006, o nome da categoria/título de prateleira Informática será alterado para Computação e Engenharias visto que não houve nenhum pronunciamento contrário à idéia após os 7 dias de postagem da proposta. --Marcos A. N. de Moura 13:18, 7 Maio 2006 (UTC)

Bibliografia e fontes[editar código-fonte]

Queria saber se já existe, ou alguêm tem uma sugestão, de como me referênciar a bibliografias e fontes. Existe alguma prédefinição? Marcação? X spager 17:33, 9 Maio 2006 (UTC)

Não sei se fica legal assim? O que acham? X spager 17:53, 9 Maio 2006 (UTC)
Acho que não existe nenhuma predefinição. Gosto bastante da tua ideia, que tal se pôr essa como predefinida? --lightningspirit 16:40, 11 Maio 2006 (UTC)
Legal! Mas como se faz um predefinição? X spager 18:26, 11 Maio 2006 (UTC)
Acho que aprendi. usando a Predefinição:Referência/Simples fica igual ao original assim. X spager 19:23, 11 Maio 2006 (UTC)
Ya, é isso aí :P --lightningspirit 09:49, 13 Maio 2006 (UTC)

ajuda[editar código-fonte]

boas estou muito interesado no projecto e gostava de poder contribuir, aqui surgiram algumas dificuldades , presentemente com sistemas de climatização e hidrosanitária, portanto gostaria de começar por aí o meu comtributo, verifiquei haver já um libro iniciado "engenharia sanitaria" que no ìndice do mesmo está incluida uma secção "redes de abastecimento de agua" e "redes de drenagem", a minha ideia era escrever um manual de implementação, não sei se adequa a este livro já iniciado ou se deveria começar um novo, espero que me possam dar uma opinião.

--Invaginiski 20:38, 26 Maio 2006 (UTC)invaginiski rjcarvalho00@yahoo.com

Olá, boa tarde! Todo o contributo que puder dar à wikibooks é óptimo! Ultimamente temos visto um crescente numero de módulos a parecerem sem serem continuados depois, penso que se quiser contribuir com esse assunto puderá fazer nesse livro de higiene sanitária. Não se esqueça de passar pelos livros de ajuda e regras do wikilivros, cujos links se encontram na página principal. Obrigado pela participação!--lightningspirit 11:03, 29 Maio 2006 (UTC)

Atualização de logos[editar código-fonte]

Atualizem os logos do Wikisource e do Wikispecies na página inicial.

Fernando S. Aldado, sysop da Wikipédia e do Wikisource.

Tabela Wikitabke[editar código-fonte]

Quando faço uma tabela class="wikitable" ela nao aparece no padrão certo, fica sem bordas nem nd --Cyberpunk 02:28, 28 Maio 2006 (UTC)

Vocabulário Japonês[editar código-fonte]

  • Não seria o caso destas páginas terem seu conteúdo movido para o Wikcionário? Caso queiram, posso providenciar isso. 555 21:21, 30 Maio 2006 (UTC)

Retorno[editar código-fonte]

Como devem ter notado estou retornando hoje... Porém minha vida pessoal está um pouco desorganizada ainda devido ao período de inatividade, portanto acho que estarei um pouco limitado nas ações por aqui por um certo período até tudo estar em ordem... Obrigado pela ajuda de todos que mantém a organização... --Marcos A. N. de Moura 01:57, 8 Junho 2006 (UTC)

Não sabia que ainda estava nas quatro semanas de viagem. Bem vindo de volta. - Jorge Morais 21:26, 8 Junho 2006 (UTC)

Vamos arrumar a bagunça do livro de Geometria plana[editar código-fonte]

A parte de geometria do livro de matemática está uma bagunça. Várias informações estão repetidas em diferentes páginas. Várias informações estão agrupadas desconexamente nas mesmas páginas. Estou chamando todos os que tiverem interesse para discutir como o livro deve ser organizado e, posteriormente, adicionar novas páginas e mover a informação para os locais adequados.
No caso da página Triângulos, esta está cheia de pedacinhos de informação. Muitas desses pedaços estão repetidos ou seriam muito melhor localizados em outras páginas, como trigonometria, por exemplo. Dante 20:05, 10 Junho 2006 (UTC)

Propostas[editar código-fonte]

  1. Deixar mais enxuta a página Matemática elementar/Geometria plana. Mover a parte do conteúdo que trata de ângulos e de Áreas para outras páginas.
  2. Deixar mais enxuta a página Triângulos. Remover dela o conteúdo que já existe em outras páginas, como o conteúdo de trigonometria. Mover para outras páginas o conteúdo pontos, linhas e círculos associados a um triângulo. nota: Deixo registrada minha total desaprovação ao fato da página ser copiada da wikipedia.
  3. Criação de apêndices. Eles conteriam informações repetidas, condensadas e reorganizadas. Por exemplo: a página de triângulos tem a fórmula da área do triângulo. A página de círculo e circunferência tem a fórmula da área do círculo. Poderia haver um apêndice sobre áreas e volumes, que reuniria todas as fórmulas de áreas de volume de forma sintética, isto é, sem explicações ou demonstrações.
Dante 20:05, 10 Junho 2006 (UTC)
Considero a proposta boa, os interessados poderiam também colocar o sumário como "Reformatação do conteúdo", apenas para que as deleções de conteúdo não sejam confundidas com vandalismo. --Marcos A. N. de Moura 03:05, 11 Junho 2006 (UTC)


Aproveitando que vocês estão reorganizando as páginas de geometria, não poderiam fazer algo a respeito do livro de Trigonometria? O livro me parece muito mal planejado e bagunçado. Só na página inicial há duas definições do que é trigonometria, sem falar que eu não entendo o que ele chamou de "trigonometria na máquina de calcular". Se for seguir todos os titulos que estão lá colocados muitos conteudos ficarão bem parecidos, e outros, ausentes. Outro ponto que gostaria de colocar é que em Matemática elementar, do qual Trigonometria faz parte, o autor diz que o livro destina-se a abordar conteúdos do ensino médio, mas em agumas partes do Trigonometria falaram de integrais, que e conteúdo do ensino superior. Isso pode ser aceito?

Luana 02:16, 12 Junho 2006 (UTC)

Você está correta, Luana. Precisamos também reoganizar esta parte do livro de Matemática elementar. Quanto ao conteudo de nível superior, talvez fosse o caso de transferí-lo para um livro mais adequado. --Dante 02:27, 12 Junho 2006 (UTC)
É só mostrar onde está o conteúdo de nível superior que vejo se aproveito no livro de Cálculo I. Não consegui encontrar... --Marcos A. N. de Moura 09:44, 12 Junho 2006 (UTC)
Ah, sim, desculpe-me. Aqui está: Matemática elementar/Trigonometria/Identidades trigonométricas básicas. Referência a integração, integrais...

Luana 01:26, 13 Junho 2006 (UTC)

Neste caso específico redigirei uma versão sem mensão a integrais e integração, mas acho que o capítulo de identidades básicas pode permanecer se o texto mantiver uma linha de nível médio, pois as identidades são importantes para o conteúdo do nível médio também. --Marcos A. N. de Moura 01:35, 13 Junho 2006 (UTC)
Certo, eu conheço a importância do conteúdo para o ensino médio, não me referia ao conteúdo de identidades em si e sim à mistura dele com o de integrais, estava em desacordo com a proposta do livro. E quanto ao resto da bagunça, aos conteudos repetidos, etc? Eu gostaria de saber se tenho a liberdade de editar, adaptar, transferir ou até mesmo apagar algumas passagens em que o autor anterior não deu todos os detalhes que eu queira dar agora.

Luana 01:47, 13 Junho 2006 (UTC)

O tópico está refeito, quanto ao resto do conteúdo duplicado e os outros problemas do livro, estas foram as razões para o Dante convocar pessoas dispostas a arrumar o conteúdo, estamos fazendo isso aos poucos, mas quanto mais pessoas estiverem ajudando, melhor. Espero que haja mais pessoas para ajudar pois o conteúdo é vasto e cada usuário também tem os livros que editam para tomar conta, acho que se cada um fizer um pouco pode reduzir bastante o trabalho. --Marcos A. N. de Moura 02:04, 13 Junho 2006 (UTC)
Sim, sempre é muito bom que apareçam mais pessoas dispostas a ajudar, o problema é esperar que elas apareçam e se comprometam a contribuir da maneira que puderem. Enquanto não aparece ninguém, eu vou completando, por enquanto, o livro de trigonometria, aos poucos. Conversarei com o Dante sobre a bagunça no livro e veremos no que podemos melhorar isto.

Luana 02:21, 13 Junho 2006 (UTC)

Não estamos "esperando", estamos fazendo, porém na medida do nossa disponibilidade de tempo, também cuidamos do conteúdo de todo o projeto: páginas de ajuda, procedimentos, combate a vandalismos, etc... além de editar os livros que editamos. --Marcos A. N. de Moura 02:37, 13 Junho 2006 (UTC)

Proposta de eliminação imediata[editar código-fonte]

Devido ao número de enganos cometidos pelos editores desavisados ou inexperientes, textos prontos ou textos inadequados estão sendo constantemente incluídos no wikilivros, para definir melhor a política de eliminação nos casos em que as regras do projeto sejam quebradas proponho a criação da predefinição:

{{Aviso Eliminação}}

Na qual podemos estipular um prazo para que o material seja retirado ou movido e informamos o motivo da exigência da remoção; além disso podemos também indicar o projeto apropriado para o material, caso este exista...

Nos casos onde o material pode ser alocado em outro projeto, deveremos movê-lo para o projeto adequado antes de excluí-lo.

Peço que votem e postem mais comentários... Obrigado! --Marcos A. N. de Moura 14:14, 11 Junho 2006 (UTC)

A Favor
  1. --Marcos A. N. de Moura 14:14, 11 Junho 2006 (UTC)
  2. --lightningspirit 14:56, 11 Junho 2006 (UTC)
  3. --Dante 16:11, 11 Junho 2006 (UTC)
Contra
Comentários
Acho uma óptima ideia... Mas o prazo seria negociado com o editor do livro?--lightningspirit 14:56, 11 Junho 2006 (UTC)
Não estava pensando em negociar o prazo, pois algumas postagens são de anônimos, embora seja material bom... Não acho bom descriminar anônimos, penso que apenas temos que tê-los mais bem vigiados, mas não podemos agir preconceituosamente. Portanto pensei em fixar o prazo, obviamente em um número de dias a ser determinado aqui nesta discussão, pois algumas vezes não conseguimos que o editor nos responda. --Marcos A. N. de Moura 17:32, 11 Junho 2006 (UTC)
Talvez 7 dias, não?--lightningspirit 19:24, 14 Junho 2006 (UTC)
Para evitar este tipo de coisa, seria melhor já alertarmos as pessoas logo na mensagem de boas vindas. Deixar na mensagem de boas vindas instruções sobre o que não fazer. ex:
  • Nunca poste textos com copyright. Leia sobre a GNU.
  • Não edite ou crie páginas para fazer testes. Use a Sandbox.

etc.

--Dante 16:19, 11 Junho 2006 (UTC)
Páginas criadas como teste, podem ser eliminadas imediatamente sem necessidade de consulta ou votação... a orientação para não abrir páginas com testes está na tela do editor, mas podemos incluí-la na mensagem de boas vindas também. Idem para GNU FDL. --Marcos A. N. de Moura 17:20, 11 Junho 2006 (UTC)

No Wikiquote, a mensagem de boas vindas tem o aviso da página de testes. Na Wikipédia, várias predefinições existem para avisar sobre a página de testes, vejam: Predefinição:Av-test, Predefinição:Bem-vindo Ip e a Predefinição:Bem-vindo aviso e Predefinição:Aviso. O que seria desnecessário se os usuários lessem a página de edição... . Aqui já temos as Páginas não adequadas, não seria o caso de estipular apenas um prazo para moção para os projetos irmãos e subsequente deleção? - Jorge Morais 19:22, 12 Junho 2006 (UTC)

Isto também é possível, para isso temos que modificar a predefinição {{Inadequado}}, para incluir motivo da eliminação, prazo para remoção e informar qual o local adequado para o material. --Marcos A. N. de Moura 00:09, 13 Junho 2006 (UTC)

Síntese da discussão[editar código-fonte]

Pelo que foi sugerido, podemos ter:

Editar a predefinição {{Inadequado}}, para incluir o local adequado para o material e o prazo de 7 dias para que o material seja alterado, corrigido, ou movido, caso contrário o mesmo poderá, a partir do vencimento, ser movido para outro projeto que comporte seu conteúdo e depois excluído, ou simplesmente excluído por um dos administradores caso não haja projeto que o comporte. Esta implementação deverá ser ativada no dia 18/06/2006, data do término das discussões aqui, quando o procedimento será incluído em Política de eliminação do wikilivros. --Marcos A. N. de Moura 14:09, 15 Junho 2006 (UTC)

Caso haja mais alguma sugestão ou expressão de opinião favor colocá-la abaixo:

Comentários e sugestões finais:

Marcos,

Me explique como vai funcionar o sistema, por favor. Será assim: Alguém cria um artigo inadequado, depois um usúario o marca como tal e ele vai para a lista dos inadequados. Depois dos sete dias, qualquer um pode (deve?) movê-lo ou deletá-lo (colocá-lo para deleção)? Ou seja, a predefinição funcionará como um aviso? Se for assim, sugiro que o autor da marcação não possa deletar o artigo, como no sistema atual de deleção, porque poderia gerar confusão.

Quanto ao aviso sugerido pelo Dante, acho que não é viável mesmo, porque quando alguém vai criar um página, há ainda um outro aviso no topo da tela: "Seguiu um link para um artigo que ainda não existe. Para criá-lo, escreva o seu conteúdo na caixa abaixo, mas se chegou aqui por engano clique no botão volta (ou back) do seu navegador. Por favor, NÃO crie páginas apenas para fazer pedidos ou testes." Colocar mais um aviso na predefinição de boas vindas seria um exagero, não? - Jorge Morais 20:31, 16 Junho 2006 (UTC)

A idéia é a seguinte: O usuário coloca a predefinição {{inadequado}} e o conteúdo vai para a categoria "documentos inadequados", o autor terá sete dias para modificar ou mover o mesmo, depois deste prazo um dos administradores pode tomar as ações necessárias, ou seja, quem deleta o conteúdo é um dos administradores, por isso mensionei a inclusão do procedimento em Política de eliminação do wikilivros, pois na mesma estão os procedimentos a serem adotados pelos mesmos para a deleção de material.
Quanto a colocar o aviso na mensagem de boas-vindas,eu não sei se isto vai ter a eficácia esperada, uma vez que muitos postam testes sem se autenticar (como anônimos), mas podemos tentar eliminar os enganos e estimular os testes; podemos sutilmente fazer o convite aos novatos a usarem a página de testes, ao invés de colocar uma advertência para não fazer testes, o que me parece uma antítese à idéia de boas-vindas. --Marcos A. N. de Moura 21:40, 16 Junho 2006 (UTC)
Sei que é uma ideia talvez um pouco inconcretizável, mas se alguém tivessse disposto poderia-se fazer uma propaganda dentro do wikibooks acerca deste tipo de abusos... talvez por exemplo, um banner na página principal onde estivesse escrito algo como "A wikilivos é um projecto comunitário para todos, não a estrague!"... não sei mesmo, tmb estou dividido na minha sugestão porque tenho dois paradigmas sobre ele: uma é que poderia gerar aquele tipo de reacção que nós queremos nos usuários, ou seja, realmente baixar o nivel de vandalismo na wiklivros, outra é que isso poderia vir a tornar-se mais um incentivo aos mais "criativos" a talvez estragarem mais este porjecto... mas se fosse eu a mandar, talvez arriscasse com esta opção...--lightningspirit 00:06, 17 Junho 2006 (UTC)
Isto também pode ser proposto, se a maioria concordar podemos fazer, não costumo tomar ações isoladas, tento fazer tudo de acordo com o que já está estabelecido, idéias novas costumo colocar em votação para não desagradar a maioria. --Marcos A. N. de Moura 01:15, 17 Junho 2006 (UTC)
Quanto a eliminação rápida, estou de acordo. Quanto a novos avisos, acho que podemos nos limitar aos que já existem e a advertir os usuários que fizerem más edições.--Dante 04:05, 18 Junho 2006 (UTC)

Novo logotipo?[editar código-fonte]

Ao ir ao Meta, vi esta página: meta:Wikibooks/logo. É aconselhável que fiquem atentos à ela; recentemente, por falta de consenso, Jimmy Wales impôs ao Wikisource um novo logotipo. 555 17:13, 15 Junho 2006 (UTC)

Lugusto, acho eles só tomam uma decisão autoritária por ano... Mas vamos ver como vai ficar o logo do Wikilivros com as bordas redondinhas - Jorge Morais 20:36, 16 Junho 2006 (UTC)

Wikilivros:Glossário[editar código-fonte]

Bom dia comunidade, não acham bem criarmos um Glossário para o projeto? Tal qual o da Wikipédia? Eu ajudo... Abraços! Salles Neto Adeus Bussunda C++ | 20:54, 24 Junho 2006 (UTC)

Como o Marcos já me disse, um dos problemas por aqui é a falta de documentação. Estava pensando em começar a traduzir a partir de algo simples como isso mesmo (FAQ, Livro de Estilo...). A página em inglês está aqui, embora a ache um pouco incompleta. - Jorge Morais 22:11, 24 Junho 2006 (UTC)
O Glossário existia, foi eliminado porque ninguém estava disposto a escrevê-lo, glossários são bastante extensos e se alguém se dispuser a criá-lo e colocar conteúdo suficiente para que tenha vida longa, tudo bem, mas se não for colocado material suficiente corre o risco de não ser tão utilizado... foi o que aconteceu ao anterior. --Marcos A. N. de Moura 22:16, 24 Junho 2006 (UTC)
Bom... podemos usar um pouco do que tem na wiki também... eu posso iniciar numa página de usuário minha, qdo estiver com um tamanho bom, eu passo para o domínio Wikibooks... é apenas uma idéia. Abraços, Salles Neto Roraima WBWP 00:28, 25 Junho 2006 (UTC)