Wikilivros Discussão:Portal comunitário/Arquivo 22/LQT Archive 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Red x.svg Esta página encontra-se inactiva e é mantida por motivos históricos.
Se quiser discutir sobre o assunto abordado é aconselhável fazê-lo nos diálogos comunitários.

Teia MG - livro Construção coletiva[editar código-fonte]

Bom, aqui não há muitos problemas, mas antes que haja...
Para quem não me conhece meu nome é Rodrigo Tetsuo Argenton, sou voluntário da Wikimedia Brasil. Após o evento do Campus Party Brasil houve vários contatos positivos para as Wikis, um deles foi o contato com o TeiaMG, que trará as Wikis alguns projetos meta:Wikimedia Brasil/Projetos/TeiaMG.
O que há de mau nisso? Nada, só espero compreensão de todos, se houver erros de edição, pois muitos que editaram tem instruções básicas de utilizam do software, podendo cometer alguns deslizes, ajude, não insulte, se não tiver paciência, peça para outro fazer, pode ser até eu. Abraço. Rodrigo Tetsuo Argenton 19h01min de 2 de março de 2009 (UTC)

Bom... acho que aqui não existe o costume de maltratar novatos, Rodrigo! Certamente haverá gente paciente aqui que poderá guiar um pouco estas pessoas, mas seria bom o Rodrigo também acompanhar, já que não me parece muito claro que tipo de conteúdo o projecto pretende criar. Pessoalmente, achei a iniciativa uma óptima ideia, e iniciativas que liguem a comunidade interessada nos recursos da Web 2.0 com os projetos Wikimedia são sempre bem-vindas. Basta talvez esclarecer esse ponto sobre o conteúdo que pretendem criar, pois até agora parece-me que os textos estão mais adequados para as páginas de usuário que para módulos ;). Saudações, Patrícia msg 21h18min de 5 de março de 2009 (UTC)
Concordo com os pontos colocados pela Patrícia: todos serão bem vindos, mas ainda não ficou claro para mim que tipo de material didático será criado pelo grupo... Helder 17h44min de 9 de março de 2009 (UTC)

Desculpem pela demora, estou com pouco tempo e não recebo notificações de alteração dessa página.

Bom ainda estão começando, por isso pedi paciência, eu acabei ficando sobrecarregado, não estou podendo acompanhar, mas os vou explicar o projeto: Uma pessoa tem uma fazenda de goiabas, mas não sabe o que fazer para que essas cheguem à um consumidor final, ele vai atrás dos meios e depois compartilha, para que outros plantadores tenham acesso à esse conteúdo, mas ele compartilha em um local que pode crescer, ou seja, que pode ser editado.
É isso, só que em vários aspectos, está parecendo página pessoal, pois receberam orientação sobre o software, ainda não consegui passar como escrever e tal, se puderem auxiliar... e poderiam conversar com o usuário Equipe TEIA, normalmente as pessoas que editam, são pessoas que aprenderam agora a editar, ou até à mexer em um computador, por isso precisam de uma orientação.
Mas o conteúdo vai ser tudo o que possa levar a uma sociedade inclusiva que compartilha o conhecimento, é bem abrangente, por isso que o nome é construção coletiva.
Espero compreensão, se ainda não entenderem dê um toque na minha página de usuário, que lá eu recebo notificações. Abraço. Rodrigo Tetsuo Argenton 02h23min de 19 de março de 2009 (UTC)

Finalizar tradução (continuando)[editar código-fonte]

Não sei se lembram do tópico que criei há algum tempo por aqui, sugerindo a tradução de "Wikibooks" por "Wikilivros" em alguns lugares do projeto.

Por falta de tempo acabei não fazendo o pedido no bugzilla ainda, mas não esqueci da ideia...

Mas já que ainda não foi feito, gostaria de aproveitar para complementar um item da sugestão: Na Wikipédia, o título de cada página é sucedido por "Wikipédia, a enciclopédia livre", pois isto está na váriável $wgSitename (acredito eu). Por acaso seria interessante colocar nossa nova logo ao final o título também? Helder 21h29min de 5 de março de 2009 (UTC)

Eu acho interessante :). Patrícia msg 22h31min de 5 de março de 2009 (UTC)
Para mim parece bom :-)
Raylton P. Sousa oi 20h28min de 22 de março de 2009 (UTC)
A propósito: o que deveria ser adicionado exatamente? Vejam:
  • No Wikilivros espanhol, a página Física tem como título "Física - Wikilibros" (isto é o que aparece entre as tags <title></title> no código fonte da página). Já na Wikipédia em português, Física exibe "Física - Wikipédia, a enciclopédia livre". No entanto, na Wikipédia inglesa, apenas a página principal recebe a logomarca, as demais só recebem o nome do projeto (por exemplo Physics mostra "Physics - Wikipedia").
Então, minha dúvida é: queremos colocar "Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto" apenas na página principal, ou em todas as páginas?
No que diz respeito ao nome do domínio project, eu fiz o pedido no bugzilla:19364. Vamos aguardar. Helder 16h05min de 23 de junho de 2009 (UTC)
Woooow /0/
Uma parte do pedido já está resolvida! Vejam o nome desta página (ali em cima ) Teeth.png Helder 21h17min de 23 de junho de 2009 (UTC)
Apareceram uns links vermelhos para as páginas do domínio Wikibooks Discussão. Logo isso deve ficar normal... (espero!)
Para alterarmos o título exibido na página principal é só criarmos MediaWiki:Pagetitle-view-mainpage. Obrigado ao Aryeh Gregor por nos informar! As demais páginas do projeto já exibem "Wikilivros" onde estava "Wikibooks", pois foi traduzida a {{SITENAME}} (que agora podemos usar nos diversos lugares onde falamos do Wikilivros).
Ver também: w:MediaWiki Discussão:Pagetitle-view-mainpage e w:Wikipedia:Pedidos_a_administradores/2009/01#Criar_pagetitle-view-mainpage. Helder 00h39min de 25 de junho de 2009 (UTC)

Imagens[editar código-fonte]

Na Ajuda é referido "É preciso que você seja um usuário registrado e esteja logado ao Wikilivros para carregar imagens". OK, mas não sendo um usuário registado com possibilidade de carregar imagens, como posso carregar imagens nos meus projectos de livro?

Obrigado

Pedro Faria — o usuário Pedrosfaria (discussão • contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente. 12h29min de 8 de março de 2009 (UTC)

Olá Pedro, seja bem-vindo ao Wikilivros! É possível que você esteja com dificuldades em carregar imagens neste momento por a sua conta ser muito recente. Você encontra-se registado, mas existe um mecanismo de segurança na maioria das wikis que impede novas contas de carregar imagens durante alguns dias. Embora este mecanismo pareça pouco prático, é infelizmente necessário para evitar que gente com intenções menos boas cheguem aqui, registem uma conta e comecem a carregar imagens impróprias umas atrás das outras.
No entanto, você pode carregar imagens no Wikimedia Commons com uma conta recém-registada, e imagens do Commons podem ser não só utilizadas aqui como noutras wikis. Usuários não registados (ou seja, sem conta) não podem carregar imagens em lado algum.
Se achar complicado utilizar o Commons, pode contactar-me aqui no Wikilivros ou lá no Commons e eu terei o maior prazer em ajudá-lo. Se ainda assim preferir carregar as suas imagens aqui no Wikilivros, penso que terá de esperar um ou dois dias até o software o permitir.
Saudações, Patrícia msg 12h29min de 8 de março de 2009 (UTC)
A propósito, há mesmo interesse em se continuar permitindo carregamentos de arquivos localmente aqui no Wikilivros? Não seria mais interessante que estes passassem a ser feitos apenas no Commons? Helder 19h01min de 8 de março de 2009 (UTC)
Para ser sincera, e por muito estranho que isto vos possa parecer, não me sinto à-vontade para dizer "sim, sim, acabem com os carregamentos locais". Explico:
O Commons tem a grande vantagem de poder utilizar ficheiros de uns projetos noutros. Além disso, e apesar do MediaWiki em funcionamento estar na versão inglesa, a interface é cada vez mais amigável aos lusófonos, graças a esforços de tradução e de adaptação da interface, predefinições, documentação, etc.
Ainda assim, a estrutura, o esqueleto do projeto está em Inglês. As discussões ocorrem em Inglês (claro que podem escrever-se noutras línguas, há sempre gente que se esforça para traduzir mensagens, e há tradutores online); os namespaces têm de estar em Inglês ("User:", "Help:", "File:"...); as categorias também (seria impossível fazer manutenção de categorias para as mesmas coisas em 50, 100, 200 línguas). É difícil encontrar usuários lusófonos que participem ativamente do Commons, que entendam minimamente o projeto e ajudem usuários pouco experientes. Esta última razão pode ser um pouco egoísta, mas a realidade é que há apenas quatro admins lusófonos lá, mais uns poucos usuários (quatro, cinco?) lusófonos que participam de forma ativa. Vejam commons:Commons:List of administrators by language e comparem com o número de administradores noutras línguas.
Isto é consequência de uma só coisa: o encerramento de carregamentos locais na Wikipédia lusófona. Os usuários deixaram de se preocupar com as imagens e pouco a pouco "desaprendem" a lidar com elas. São poucos os que se interessam por aprender mais sobre o assunto e eventualmente colaborar com o Commons. Depois há sempre aqueles que se dedicam a denegrir a imagem do projeto, mas isso é outra história.
O Wikilivros é, ainda assim, um projeto pequeno comparado com o número de usuários que um projeto como a Wikipédia "envia" ao Commons, e não seria mais carga de trabalho para o Commons ter de lidar com os carregamentos que servem o Wikilivros. Não penso que seja uma má opção porque o número de carregamentos aqui é muito baixo e é fácil controlar as imagens que são carregadas ou colocadas em páginas). Mas há que pesar se a qualidade de serviço não diminuiria para os usuários que pretendessem carregar imagens e se vissem em dificuldades. Pois tenho a sensação que diminuiu na Wikipédia, quase ninguém verifica as imagens que são colocadas em artigos (ainda há uns dias coloquei em eliminação uma imagem utilizada num artigo em destaque que estava na página principal... para vocês terem uma ideia da dimensão do problema) e os usuários lusófonos têm alguma dificuldade em comunicar/navegar no Commons.
Bom, desculpem ter-me alongado, rs. Patrícia msg 11h54min de 10 de março de 2009 (UTC)
Humm... tudo o que disse faz muito sentido. Neste caso, podemos simplesmente (continuar a) incentivar que se façam os carregamentos por lá, sem os proibir por aqui. Parece desanimada... Se te alegra, estou planejando o carregamento de alguns videos (uns 24 pelo menos) para os próximos meses, mostrando como treinar escalas musicais ao piano :-) Helder 12h39min de 10 de março de 2009 (UTC)
Descupa ser muito extremista mas eu Symbol support vote.svg Concordo plenamente com bloqueio do carregamento dos arquivos em todos os projetos a não ser o Commons,qualquer outra opção não passa de desperdício dos servidores Wikimedia... acho que a dificuldade do Commons nada mais é que a de adaptação, ninguém chega na Wikipédia,por exemplo, fazendo tudo Certo, entendendo todas as regras... essas coisas são adquiridas com o tempo, acho que pra quem se familiariza com forma wiki de escrever/colaborar o Commons não é mais difícil que outros projetos, mas entendo sua preocupação Patrícia

Dica![editar código-fonte]

Olá!

Hoje pela manhã me ocorreu um uso interessante para um código javascript que o Google fornece na página das ferramentas de tradução dele. Lá, há uma lista de links que podemos colocar na barra do nosso navegador, cujo propósito é permitir que ao visitar uma página em outro idioma possamos selecionar um trecho do texto da página e clicar no botão do navegador para chamar o google translator e ele traduzir automaticamente nossa seleção.

A minha ideia foi usar um código praticamente igual para criar um botão no meu navegador e ter outra funcionalidade: poder selecionar uma palavra (ou expressão) em qualquer página da web e ao clicar no botão, ir parar em uma página da wikipédia cujo título seja aquela seleção! Quando clicamos no link sem selecionar qualquer texto, ele nos leva para a página principal do projeto (ou qualquer outra que escolhermos). Assim, eu pude jogar fora meus atalhos que levavam para os diversos projetos Wikimedia e colocar no lugar as versões melhoradas com javascript!

No fundo, a maior vantagem é que toda e qualquer expressão em qualquer dos projetos, ou qualquer página da internet passa a "ter uma ligação invisível" para a Wikipédia (ou o projeto que escolhermos). A página de destino não importa muito, e é extremamente simples fazer vários e vários botões, um para cada projeto que costumamos consultar com frequência.

O código modificado, pronto para uso, está na caixa de areia.

Para fazer uso, no Firefox:

  • Selecione o código que está na caixa de areia;
  • Clique com o botão direito na barra de atalhos do navegador;
  • Selecione "novo favorito";
  • Escolha um nome, e cole o código no campo "Endereço".
  • Prontinho!

Eu achei um barato, e caso tenham interesse, podem usar o truque a vontade... Teeth.png Helder 13h20min de 9 de março de 2009 (UTC)

Helder... isto é a melhor invenção desde a roda!!! Estou sem palavras... :O. Patrícia msg 13h44min de 9 de março de 2009 (UTC)
Tenho uma sugestão... é possível forçar que a página seja aberta numa aba diferente? Patrícia msg 16h54min de 9 de março de 2009 (UTC)
Pois é, eu tentei fazer isso, mas o resultado não foi bem o esperado: apesar de abrir em uma aba, o conteúdo da aba onde eu estava passa a ser "[object Window]", então não ajuda muito...
Por enquanto o melhor é usar o "voltar" do próprio navegador depois de visitar a página, eu acho... Helder 17h22min de 9 de março de 2009 (UTC)
Que pena, mas não faz mal, ainda assim é extremamente útil! Patrícia msg 20h07min de 9 de março de 2009 (UTC)
Yes check.svg Feito! Teeth.png Me parece que consegui acrescentar o código necessário para que seja aberta uma nova aba, sem prejuízo da aba anterior. Mas quando eu clico, me parece que a página onde eu estava é recarregada... Mas isso não me pareceu um problema, pois mesmo quando a barra de rolagem da aba atual está no meio da página, ao recarregar ela continua no mesmo lugar. Também não houve problemas ao usar o link durante uma edição na wiki, ao pre-visualizar o resultado de algumas alterações em uma página, pois o conteúdo que estava editando permaneceu lá... Mais alguma sugestão? Helder 10h23min de 10 de março de 2009 (UTC)
Ficou ó(p)timo! E agora envia-nos para a busca se a expressão não existe, muito bom! Não me aparece esse problema de recarregar a página onde estou, será da versão do browser? (estou a usar o 3.0.7) Patrícia msg 11h21min de 10 de março de 2009 (UTC)
Melhor ainda se foi só comigo o "problema" (mas também uso o 3.0.7... o que vejo é o ícone de carregamento por um ou dois segundos, mas aparentemente a página não muda [ainda bem!])... Eu coloquei a busca pois fica muito melhor, e eu não havia lembrado da existência dela ontem, aí fui querer saber se funcionava... Deu certo! Helder 12h39min de 10 de março de 2009 (UTC)
Na verdade, reparei há uns dias que esse tal "recarregamento" da aba original também acontece comigo. Normalmente não é problemático. Patrícia msg 17h52min de 15 de março de 2009 (UTC)
Vou experimentar =) Raylton P. Sousa oi 20h48min de 22 de março de 2009 (UTC)
  • Ahh... Tem mais uma variante: podemos usar o truque para ver as contribuições globais de um colaborador bastando selecionar o nome de usuário dele e clicando num link com o código adequado (lembrando de trocar o meu nome pelo de vocês ;-)). Eu gosto de usar para saber de onde vem os novos editores do Wikilivros, se são novatos, ou conhecem bem algum wikiprojeto etc... Talvez a Patricia conheça alguém mais interessado neste último modelo, entre os que lidam com os projetos Wikimedia em conjunto. Helder 12h53min de 25 de março de 2009 (UTC)
  • Por acaso alguém sabe como fazer em uma página nossa links que executem os comandos que mencionei acima? É que se seria mais interessante se fosse possível carregar os links comigo, sem precisar recriá-los toda vez que mudo de computador... Helder 20h25min de 2 de abril de 2009 (UTC)

Ligações internas e interprojeto[editar código-fonte]

Oi povo!

Talvez alguns de vocês tenham notado que esporadicamente eu vinha colocando algumas ligações inter-projeto em alguns artigos, principalmente direcionando os leitores para a Wikipédia e para o Wikcionário.

Algum tempo depois de começar a fazer isso, me deu vontade de deixar as ligações que vão para fora do Wikilivros um pouco mais explicativas (novamente, pois quando comecei aqui há quase dois anos, também quis fazer isso, só não tinha boas ideias de como fazê-lo). Assim surgiu a predefinição {{wikt}}. verbete

Com ela, quando vou editar um módulo pensando em incluir ligações para certo verbete do Wikcionário, eu uso um código como {{wikt|verbete}} ou {{wikt|verbete|texto alternativo}}, cujo resultado é visto neste mesmo parágrafo (passe o mouse sobre o texto sublinhado), ou em páginas como esta, esta e os demais afluentes da predefinição.

Estou pensando em continuar fazendo este tipo de edição, e continuar usando a predefinição em vez de simples ligações no estilo <code>[[wikt:verbete|texto alternativo]], mas gostaria de saber a opinião da comunidade, para saber se está ficando bom, e se há algo que poderia ser melhorado, e ainda, se seria bom criar uma predefinição do mesmo estilo para remeter os leitores para a Wikipédia (eu acho que sim!). Helder 11h42min de 13 de março de 2009 (UTC)

Sugestão: acho bom, mas o sublinhado verde é feio. Não tem uma cor melhor? Talvez preto ou cinza? - Jorge Morais 14h31min de 13 de março de 2009 (UTC)
Cinza parece que ficou legal: veja Helder 16h02min de 13 de março de 2009 (UTC)
Mesmo assim, vou deixar o cinza como padrão, mas permitir que se use outras tonalidades conforme o wikilivro. O código que adicionei permitirá isso, e fica fácil criar novos esquemas de cores para os próximos wikilivros. Helder 13h13min de 19 de março de 2009 (UTC)

Outra coisa: Como já tinha comentado com o Jorge, criei também a {{Busca}}, que pode ser usada no lugar das ligações internas. Explico: Às vezes ao criar uma ligação interna ela fica vermelha. O principal motivo é que no wikilivros não é tão provável que existam módulos com certos nomes simples, pois mesmo que existisse um módulo sobre aquele assunto ele estaria como subpágina de algum livro, e consequentemente não seria encontrado por uma ligação como sistemas lineares. Podíamos simplesmente deixar a ligação vermelha ali, torcendo para que um dia a página-alvo fosse criada como nome de um livro. Mas isso é extremamente improvável. Para melhorar um pouco a situação, podemos usar algo como {{busca|sistemas lineares}} para obter uma ligação como esta: sistemas lineares. Deste modo, mesmo que uma página como o nome simples "sistemas lineares" não exista, que estiver lendo terá a chance de seguir um link que funcione, e mais: poderá ficar sabendo que existem várias opções de módulos para aprender mais sobre um mesmo assunto. Notem que:

  • Usando esta predefinição com o nome de uma página que existe, somos levados diretamente até a página, sem parar na página de busca (veja por exemplo Alfabeto dos animais);
  • Continua sendo possível criar uma nova página a partir da ligação que a {{busca}} gera, no caso de páginas inexistentes, pois a página de buscas exibe no topo:

Resumindo: Quem quiser fazer ligações internas com mais funcionalidade, tem agora a opção de fazer isso com a {{busca}}... Façam bom proveito, e no caso de ter sugestões, é só avisar! Teeth.png Helder 13h13min de 19 de março de 2009 (UTC)

Revisar[editar código-fonte]

Gostaria de pedir aos admins para revisar a página Wikibooks:Nomenclaturas#A colocação de categorias, pois estive a fazer algumas atualizações tentando melhorar aquela página de documentação. Mas sempre fica alguma coisinha pra tras... Helder 20h08min de 13 de março de 2009 (UTC)





Dica 2: Para as leituras online...[editar código-fonte]

Dessa vez não tem relação com o Wikilivros, mas achei que deveria compartilhar este link. Helder 00h29min de 20 de março de 2009 (UTC)

Inserção de atividades[editar código-fonte]

Embora eu não tenha acessado todos os títulos, percebi que não são colocadas atividades para o estudante.

É consenso que as atividades são imprecindíveis para que o conhecimento seja adequadamente apropriado pelo estudante. Há alguma diretriz da Wikilivros que desaconselha a inserção de questões, exercícios, problemas e outras atividades?

Se sim, sugiro revermos, pois dessa forma os livros se assemelham a enciclopédias (o que já temos na Wikipédia), e não provocam uma postura pró-ativa nos estudantes.

Podem me ajudar a entender? Obrigado!

--Marcelo pulido 14h59min de 20 de março de 2009 (UTC)

Oi, Marcelo, seja bem-vindo ao Wikilivros.
Os exercícios são mesmo uma das lacunas que temos por aqui, mas apenas por falta de editores e não por uma diretriz.
Os módulos com exercícios estão reunidos na Categoria:Exercícios, alguns sem a resolução, que, pessoalmente, considero importante, e há também livros que possuem um "caderno de exercícios" separado, como é o caso, por exemplo, dos livros exercícios de termodinâmica e Programar em C: Exercícios.
Se puder nos ajudar com esta parte esteja a vontade e se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar. - Jorge Morais 15h30min de 20 de março de 2009 (UTC)
É como o Jorge disse... Faltam pessoas para ajudar. Se bem que ultimamente o Albmont tem dado uma grande ajuda com a adição de vários exercícios.
Se for inserir exercícios ao projeto, talvez queira conhecer um recurso que pode torná-los um pouco mais dinâmicos, veja a página Ajuda:Questionário. Se parecer difícil agora que está começando, podemos deixar essa formatação para depois, e se concentrar apenas nos conteúdo e nos exercícios... Espero que goste do projeto! Teeth.png Helder 17h13min de 20 de março de 2009 (UTC)
Gostei de todas as dicas! Acho que vou usar o questionário quiz na própria página que trouxer o conteúdo, já que ele não exibe a resposta de antemão, criar um caderno paralelo de exercícios e um Manual do Professor com gabarito, também paralelo. Quero ver é tempo... Obrigado a todos!--Marcelo pulido 19h53min de 20 de março de 2009 (UTC)
É verdade... tempo é sempre um grande problema... Confused.png
E sobre o gabarito à parte, é uma boa opção por enquanto. Estou tentando bolar algum jeito de não precisar duplicar as respostas no futuro. Mas por enquanto, fazemos isso aí... (ou deixamos as respostas somente no questionário, para serem mostradas depois de "enviar"). Helder 20h45min de 20 de março de 2009 (UTC)
  • Navegando por aí acabei percebendo uma coisa: no Wikilivros inglês não se usa o Quiz em lugar algum. Na verdade, a extensão nem sequer está ativada como aqui no Wikilivros em português. Então fiquei na dúvida: já que a documentação do recurso está na Wikiversidade inglesa, e o Wikilivros inglês nem ao menos usa o Quiz, e a Wikiversidade surgiu dentro do Wikilivros, será que o recurso não deveria deixar de ser usado em livros, passando a ser aplicado apenas dentro dos cursos da Wikiversidade? Ele pode ter sido criado pensando exclusivamente na Wikiversidade, pois, por exemplo, não é possível exibir as respostas de um quiz automaticamente como um gabarito. O que não é muito adequado para um livro (que poderia vir a ser impresso). Helder 20h34min de 2 de abril de 2009 (UTC)

Apenas para registrar[editar código-fonte]

Notei que na Wikipédia há várias Editnotices, cujo conteúdo varia conforme a página que está sendo editada. Talvez pudéssemos estudar como isso funciona para poder simplificar alguns cabeçalhos, como o da esplanada e o do pergunte ao bibliotecário, movendo parte das informações para a editnotice adequada. Ou pensar em alguma outra aplicação disto... Helder 12h46min de 26 de março de 2009 (UTC)

Desde que sejam menos invasivas que as da Wikipédia, acho boa ideia utilizar as Editnotices, mas também tenho de pensar que informações poderiam ser transportadas dos cabeçalhos para essas mensagens. Se tiver alguma ideia brilhante, digo mais qualquer coisa. Patrícia msg 18h43min de 26 de março de 2009 (UTC)
Concordo com a Patrícia. As mensagens são muito afrontosas (batem de frente com quem vai editar) e isso não só não funciona para afastar pessoas mal-intencionadas, como pode afastar os que vierem com boas intenções.
Aparentemente o "editnotice" funciona de acordo com o número do espaço nominal, mas também funciona com o nome da página.
E eles aparecem é na página de edição, Helder, não no cabeçalho Tongue.png - Jorge Morais 23h16min de 1 de abril de 2009 (UTC)
Ah, desculpa, tinha lido que querias substituir os cabeçalhos pelos "notices", mas agora vi que queres complementar as coisas. - Jorge Morais 23h55min de 1 de abril de 2009 (UTC)

Colaboração com a TV Cultura[editar código-fonte]

Surgiu uma grande oportunidade para os colaboradores da Wikipédia Lusófona e dos diversos projetos, de colaborar com a TV Cultura, no programa Roda Viva aqui. É interessante que a comunidade veja e participe, não só deste projeto mas de diversos outros da Wikimedia Brasil que tem servido como meio de propagar os projetos da Wikimedia Foundation para um público cada vez maior.Ozymandias 23h27min de 26 de março de 2009 (UTC)

Muito legal! Vou dar uma olhada nas página no Meta... Só lamento não poder participar diretamente, pois costumo estar ocupado no horário das transmissões. Devo ajuda na troca de ideias e ver os resultados pelo arquivo no site... Helder 20h20min de 27 de março de 2009 (UTC)

Dica 2: Para as leituras online...[editar código-fonte]

Dessa vez não tem relação com o Wikilivros, mas achei que deveria compartilhar este link. Helder 00h29min de 20 de março de 2009 (UTC)

Inserção de atividades[editar código-fonte]

Embora eu não tenha acessado todos os títulos, percebi que não são colocadas atividades para o estudante.

É consenso que as atividades são imprecindíveis para que o conhecimento seja adequadamente apropriado pelo estudante. Há alguma diretriz da Wikilivros que desaconselha a inserção de questões, exercícios, problemas e outras atividades?

Se sim, sugiro revermos, pois dessa forma os livros se assemelham a enciclopédias (o que já temos na Wikipédia), e não provocam uma postura pró-ativa nos estudantes.

Podem me ajudar a entender? Obrigado!

--Marcelo pulido 14h59min de 20 de março de 2009 (UTC)

Oi, Marcelo, seja bem-vindo ao Wikilivros.
Os exercícios são mesmo uma das lacunas que temos por aqui, mas apenas por falta de editores e não por uma diretriz.
Os módulos com exercícios estão reunidos na Categoria:Exercícios, alguns sem a resolução, que, pessoalmente, considero importante, e há também livros que possuem um "caderno de exercícios" separado, como é o caso, por exemplo, dos livros exercícios de termodinâmica e Programar em C: Exercícios.
Se puder nos ajudar com esta parte esteja a vontade e se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar. - Jorge Morais 15h30min de 20 de março de 2009 (UTC)
É como o Jorge disse... Faltam pessoas para ajudar. Se bem que ultimamente o Albmont tem dado uma grande ajuda com a adição de vários exercícios.
Se for inserir exercícios ao projeto, talvez queira conhecer um recurso que pode torná-los um pouco mais dinâmicos, veja a página Ajuda:Questionário. Se parecer difícil agora que está começando, podemos deixar essa formatação para depois, e se concentrar apenas nos conteúdo e nos exercícios... Espero que goste do projeto! Teeth.png Helder 17h13min de 20 de março de 2009 (UTC)
Gostei de todas as dicas! Acho que vou usar o questionário quiz na própria página que trouxer o conteúdo, já que ele não exibe a resposta de antemão, criar um caderno paralelo de exercícios e um Manual do Professor com gabarito, também paralelo. Quero ver é tempo... Obrigado a todos!--Marcelo pulido 19h53min de 20 de março de 2009 (UTC)
É verdade... tempo é sempre um grande problema... Confused.png
E sobre o gabarito à parte, é uma boa opção por enquanto. Estou tentando bolar algum jeito de não precisar duplicar as respostas no futuro. Mas por enquanto, fazemos isso aí... (ou deixamos as respostas somente no questionário, para serem mostradas depois de "enviar"). Helder 20h45min de 20 de março de 2009 (UTC)
  • Navegando por aí acabei percebendo uma coisa: no Wikilivros inglês não se usa o Quiz em lugar algum. Na verdade, a extensão nem sequer está ativada como aqui no Wikilivros em português. Então fiquei na dúvida: já que a documentação do recurso está na Wikiversidade inglesa, e o Wikilivros inglês nem ao menos usa o Quiz, e a Wikiversidade surgiu dentro do Wikilivros, será que o recurso não deveria deixar de ser usado em livros, passando a ser aplicado apenas dentro dos cursos da Wikiversidade? Ele pode ter sido criado pensando exclusivamente na Wikiversidade, pois, por exemplo, não é possível exibir as respostas de um quiz automaticamente como um gabarito. O que não é muito adequado para um livro (que poderia vir a ser impresso). Helder 20h34min de 2 de abril de 2009 (UTC)



Opinião de educadores sobre propostas colaborativas[editar código-fonte]

Hoje encaminhei um e-mail para uma lista de educação matemática da qual participo, falando sobre ideias relacionadas a projetos colaborativos com alunos etc... Acredito que é possível acompanhar a discussão que irá acontecer consultando este endereço. Vamos ver o que pensam a respeito, tentar identificar nossas falhas, nossas qualidades etc... ;-) Se participam de alguma lista similar em suas áreas, seria interessante fazer algo no mesmo estilo. Helder 13h09min de 27 de março de 2009 (UTC)

Interessante esta proposta. Vou tentar algo semelhante na área de Computação. Ozymandias 17h53min de 29 de março de 2009 (UTC)
Opa! Bacana... depois compartilhe conosco o link, ou os resultados...Teeth.png Helder 17h56min de 29 de março de 2009 (UTC)
A iniciativa é interessante para o meio educacional que mostra-se ausente nestes projetos, (curiosamente). As experiências que tive ouvindo professores falando sobre a wikipedia mostram uma total ignorância da mecânica dos projetos e o consequente preconceito que advem disso.
Infelizmente, a maioria esmagadora ainda tem o pensamento clássico: "Qualquer um pode escrever qualquer beteira nesses sites, pois é tudo aberto para quem quiser escrever."
Ainda não se tocaram que da mesma forma que está aberto para colocar "qualquer besteira", também está aberto para que não deixem que a "besteira" permaneça.
Por isso estas iniciativas são muito importantes para que, não só, conheçamos os nossos erros, como também para que tentemos debelar alguns mitos criados pelas mentes férteis dos desinformados. --Marcos A. N. de Moura 01h00min de 30 de março de 2009 (UTC)
Tem toda a razão, Marcos. A mensagem que enviei foi encaminhada para outro grupo também. Helder 19h50min de 12 de abril de 2009 (UTC)

Wikimania 2009: Scholarships[editar código-fonte]

English: Wikimania 2009, this year's global event devoted to Wikimedia projects around the globe, is now accepting applications for scholarships to the conference. This year's conference will be handled from August 26-28 in Buenos Aires, Argentina. The scholarship can be used to help offset the costs of travel and registration. For more information, check the official information page. Please remember that the Call for Participation is still open, please submit your papers! Without submissions, Wikimania would not be nearly as fun!

português: Please translate this message into your language. - Rjd0060 02h25min de 9 de abril de 2009 (UTC)

Reunião Wikimedia e TV Cultura esta sexta-feira[editar código-fonte]

Ni!

Oi gente,

Esta sexta-feira em Sampa haverá uma reunião entre Wikimedians e a responsável pela TV interativa da Fundação Padre Anchieta, chamada IPTV Cultura.

O objetivo é discutir oportunidades de colaboração entre a TV Cultura e os projetos Wikimedia.

Quem se interessar veja os detalhes aqui no meta e deixe um sinal de participação (se possível, tb algum contato).

Quem tiver sugestões pode deixar lá também!

Abreijos,

--Solstag 06h01min de 15 de abril de 2009 (UTC)



Divulgação[editar código-fonte]

Estou pensando em distribuir em alguns murais da USP uma folha com um texto no seguinte estilo:

Você gosta de ensinar?

Que tal exercitar sua didática colocando-a em prática através da elaboração e escrita colaborativa de materiais educativos?

  • Como aluno, você poderá aprender mais ao tentar explicar didaticamente aquilo que está estudando.
  • Como professor, poderá incentivar a prática da cooperação entre seus alunos, e explorar os benefícios que elas trazem para o aprendizado.

Assim, professores e alunos podem participar juntos da difusão do conhecimento livre.

Conheça o projeto Wikilivros e também a Wikiversidade, acesse: pt.wikibooks.org e pt.wikiversity.org

Gostaria que dessem uma olhada para ver se tem algo que pode ser melhorado. Se puderem, façam o mesmo em outras instituições de ensino que poderiam ter colaboradores em potencial para estes projetos... Até mais! Helder 11h25min de 28 de abril de 2009 (UTC)

A ideia é muito boa, Helder, e o texto está ótimo. Farei o possível para chamar outros alunos da escola. Abraço, Manoel Fernández 01h50min de 1 de maio de 2009 (UTC)
Tomou gosto pela coisa, hein? Teeth.png Bom, eu até penso em fazer algo do tipo lá na universidade, mas não sei se daria muito certo. Vamos ver se funciona por aí primeiro. Avisa quando começar.
Tomei também a liberdade de fazer duas modificações na mensagem. - Jorge Morais 02h40min de 1 de maio de 2009 (UTC)
Eu também não sei se terá algum resultado, mas prejuízo acho que não irá trazer... (no máximo podem aparecer engraçadinhos para rabiscar os papeis, ou algo assim...). Mas o que estiver ao meu alcance, eu farei! Teeth.png
A propósito, alguém da revista fórum entrou em contato comigo e aproveitou para perguntar sobre o projeto Smile.png assim que eu souber eu conto como ela soube da gente, ou outros detalhes... Helder 13h10min de 1 de maio de 2009 (UTC)
Ei, fale bem do projeto e explique tudo direitinho, viu? Mas não revele agora nossos planos de conquista mundial... - Jorge Morais 01h40min de 5 de maio de 2009 (UTC)
Tá bom, falarei bem... Teeth.png Por acaso andou assistindo o Pinky e o Cérebro? Tongue.png Helder 12h21min de 5 de maio de 2009 (UTC)
  • Aliás, entrem no Portal Dia-a-Dia Educação e avaliem o link que coloquei lá (apontando para o Wikilivros, claro!), afinal são os colaboradores do daqui quem melhor conhecem o potencial do mesmo Teeth.png Helder 02h41min de 2 de maio de 2009 (UTC)
Que coisa... parece que removeram Sleeping.png (e olhe que levou mais de um mês para "aprovarem"...) Helder 12h21min de 5 de maio de 2009 (UTC)
  • Helder, o texto merece uma alteração, conhecimentos livres, os saberes são plurais e todos os conhecimentos acumulados é o queremos que todos tenham acesso, a Wikimedia Brasil tem alguns "mutirões" próximos a essa idéia e lidam com a mídia todo o tempo, já há materiais "pré-prontos", Wikimedia Brasil/Imprensa e se quiser melhorá-los, be bold. Rodrigo Tetsuo Argenton 00h24min de 25 de maio de 2009 (UTC)
    Rodrigo, até onde eu lembro a gente tem usado "conhecimento livre" na wmbr (por exemplo na carta de princípios). Acho que o argumento era que o singular deixa claro que trata-se da liberdade de todo o conhecimento, e não daqueles conhecimentos que são livres. E até para concordar com o termo em outras línguas. Abs! --Solstag 06h23min de 29 de maio de 2009 (UTC)
  • Helder, posso ajudar a colar os cartazes. Seria bacana combinar isso com algumas oficinas né? De repente para professores. No IME e no IFUSP acredito que haveria boa receptividade. Me dá um toque! --Solstag 06h23min de 29 de maio de 2009 (UTC)

Gadgets[editar código-fonte]

Bom, como eu comentei com o Jorge, eu "preparei" alguns Gadgets (na verdade só inclui eles via importScriptURI) nas minhas subpáginas para começarmos a oferecer aos usuários recursos adicionais. Para que eles fiquem disponíveis nas preferências é preciso mover estas minhas subpáginas [eu marquei 2 para eliminação] para o domínio MediaWiki (pode ser com o mesmo nome, "MediaWiki:Gadget-...") e criar a página MediaWiki:Gadgets-definition, inserindo o seguinte.

* BotExt|Botões extras.js
* HistRes|Histórico resumido.js
* HotCat|HotCat.js
* LocSubs|Localizar e substituir.js
* ajaxPrev|ajaxPreview.js

Depois, é preciso criar as descrições que irão aparecer na aba Gadgets das preferências. Isso é feito nas mensagens do sistema a seguir: MediaWiki:Gadget-BotExt, MediaWiki:Gadget-HistRes, MediaWiki:Gadget-HotCat, MediaWiki:Gadget-LocSubs e MediaWiki:Gadget-ajaxPrev. As descrições podem ser copiadas (ou modificadas) a partir do comentário que deixei no topo de cada página *.js.

Conforme o número de Gadgets for aumentando, podemos ir separando em seções. Mas por hora, acho que isso não é necessário.

Se preciso, tem documentação sobre a instalação de Gadgets aqui. Helder 22h08min de 1 de maio de 2009 (UTC)

Eu ia perguntar sobre os Gadgets um dia desses, mas acabei mergulhando no projeto com os alunos e me esqueci. Eu gostava de usá-los na Wikipédia e, aqui, vou fazer uso também, pode acreditar. Ótimo trabalho, Helder! Teeth.png Manoel Fernández 22h44min de 1 de maio de 2009 (UTC)
Então, se estiver precisando de algum em particular, é só dizer que a gente tenta instalar aqui também (como pode notar, é a primeira vez que fazemos isso, então, por enquanto é só "a gente tenta"... Confused.png). Estávamos conversando sobre isso a uns tempos atrás, mas não chegamos a colocar nada em prática na ocasião. Helder 23h41min de 1 de maio de 2009 (UTC)

Gostaria de adicionar mais dois Gadgets. Para isso, é preciso adicionar ao MediaWiki:Gadgets-definition as seguintes linhas:

* wikEd|wikEd.js
* BuscAprim|Busca aprimorada.js

E para que os scripts funcionem, devem ser criadas as páginas

/** Botões extras para edição ****************************************************************
  *    Origem: [[en:w:User:Cacycle/wikEd.js]]
  *     Ajuda: [[en:w:User:Cacycle/wikEd]]
  * Descrição: Editor com funções avançadas (Firefox, Mozilla, SeaMonkey, Safari ou Chrome)
  *     Autor: [[en:w:User:Cacycle]]
  ********************************************************************************************/
  importScriptURI('http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=User:Cacycle/wikEd.js&action=raw&ctype=text/javascript');
/** Busca Aprimorada *************************************************************************
  *Baseado em: [[:w:en:MediaWiki:Common.js/search.js]] (versão acessada em 26/02/2008)
  *     Autor: [[:b:pt:User:Helder.wiki]]
  * Descrição: Acrescenta 3 menus drop-down na página [[Especial:Search]], permitindo escolher
  *            o wikiprojeto, o idioma e o mecanismo de busca utilizado na pesquisa.
  ********************************************************************************************/
  importScript('User:Helder.wiki/Scripts/Busca aprimorada.js');
Yes check.svg Feito Helder 20h14min de 22 de junho de 2009 (UTC)


Categorias para agrupar livros por ordem alfabética[editar código-fonte]

Estou querendo criar uma categoria para cada letra do alfabeto e distribuir os wikilivros entre elas como no Wikilivros italiano, conforme a primeira letra dos títulos dos livros. Estou pensando em nomes como "Livros começando com A", "Livros começando com B", etc... Mas fico na dúvida se não seria melhor simplesmente "A", "B", etc... O que acham?

Minha principal razão para criá-las é poder atualizar a {{NÚMERODELIVROS}} para que ela conte sozinha quantos livros há no projeto somando a quantidade que começa com cada letra (na última vez em que atualizei manualmente tínhamos 558, mas devem existir uns novos que não entraram na conta). Helder 19h46min de 19 de maio de 2009 (UTC)

Sim para "Livros com..."!- Jorge Morais 03h24min de 22 de maio de 2009 (UTC)
Desculpe a pergunta besta, mas você quis dizer que as categorias serão do tipo "Livros com A" ou o "com..." foi uma abreviatura para "Livros começando com A"? Helder 13h29min de 22 de maio de 2009 (UTC)
Eu notei isso ontem, mas já estava tarde e eu fui dormir. rs
Quis dizer as categorias "Livros começando com..." - Jorge Morais 14h03min de 22 de maio de 2009 (UTC)

Buscas dentro de um livro[editar código-fonte]

Gostaria de sugerir a inclusão de um novo recurso na seção "Ferramentas" da nossa barra lateral. Conforme pode ser visto no Wikilivros inglês, por exemplo em Music Theory/Introduction, é possível adicionar um link para se fazer uma busca "dentro de um livro", usando o Google.

O recurso é oferecido usando javascript, mas é bem simples de fazer funcionar aqui também. Helder 13h51min de 21 de maio de 2009 (UTC)

Implementação[editar código-fonte]

Adicionar ao final do MediaWiki:Common.js o código:

 // Nome do livro
 var wgBookName = wgPageName.split("/", 1)[0] || wgPageName;
 wgBookName = wgBookName.split(':', 2).join(":");

e também:

 //Permite buscas dentro de um livro usando o Google//
 // 0 - domínio principal
 if ( wgNamespaceNumber == 0) importScript('MediaWiki:BuscaNosLivros.js');

Criar MediaWiki:BuscaNosLivros.js com o código abaixo (uma mera tradução da versão que está no Wikilivros inglês): Obs.: o trecho seguinte está "compactado" de modo a despoluir visualmente o contexto da página toda.

 // ==================================================
 // Buscas dentro de um livro usando o Google
 // Origem        : [[b:en:MediaWiki:Common.js/BookSearch.js]], que era baseado em [[b:pl:???]]
 // Mantido por   : [[b:pl:User:Piotr]] (no Wikilivros polonês)
 // Modificado por: [[b:en:User:darklama]]
 // Traduzido por : [[User:Helder.wiki]]
 // ==================================================

 function insereBuscaComGoogle() {
   var google = "http://www.google.com/custom?sa=Google+Search&domains=pt.wikibooks.org/wiki/PAGE&sitesearch=pt.wikibooks.org/wiki/PAGE";
   var tb = document.getElementById('p-tb');
 
   if (tb) tb = tb.getElementsByTagName('ul')[0]; else return;
 
   var link = document.createElement('a');
   var li = document.createElement('li');
 
   link.href = google.replace(/PAGE/g, wgBookName);
   link.appendChild(document.createTextNode("Buscar neste livro"));
 
   li.id = "google-trick-search";
   li.appendChild(link);
 
   tb.insertBefore(li, tb.firstChild);
 }
 addOnloadHook(insereBuscaComGoogle);

Helder 13h51min de 21 de maio de 2009 (UTC)

Me parece uma boa adição, exceto por usar o Google para as buscas. Não há um meio de usarmos a busca interna ou deixar à escolha do cliente? - Jorge Morais 21h29min de 27 de maio de 2009 (UTC)
Bem que eu gostaria... Mas o mecanismo de buscas usado nos projetos Wikimedia (a Extensão:Lucene-search) tem umas limitações chatinhas... Por exemplo, só dá para usar * no final e não há suporte para expressões regulares (não que eu saiba usá-las, mas sei que resolveriam).
Se souber que termos usar em uma busca para filtrar apenas os resultados de um certo livro, isso pode facilmente ser colocado no código javascript. Só não sei se dá pra fazer tal filtragem, pois uma busca como "Matemática elementar/*" retorna resultados (os últimos da lista) que contém "Matemática elementar" mas que não estão dentro do livro.
Também podemos tentar no Yahoo! e no Live search para ver como fazer uma busca análoga a esta que o Google faz, e adicionar no código uma variável para quem quiser redefinir (via seu próprio monobook) o buscador padrão usado no link.
Também dá para alterar o código para que seja possível desabilitá-lo na guia Gadgets das preferências... (digo "desabilitar" porque me parece um recurso interessante para ser exibido por padrão, e só quem não quiser irá desabilitar).
Outros comentários e sugestões são bem vindos... =D Helder 16h15min de 28 de maio de 2009 (UTC)
Eu estava lendo algo na Wikipédia inglesa e por acaso esbarrei em uma possível solução para fazer as buscas em um livro usando o próprio sistema do mediawiki. Veja o que dá para fazer com o parâmetro prefix da Extensão:InputBox:
Depois vou tentar incluir algo do gênero no javascript. Mas talvez fosse interessante criar uma predefinição para colocar no topo das primeiras páginas (índices) dos livros, para quem olhar no índice e não achar o que procura ter uma opção a mais... Helder 12h10min de 1 de junho de 2009 (UTC)
Fiz uma adaptação no javascript, mas não gostei muito do resultado. Dá para testar adicionando isto ao seu monobook. Mas posso adiantar o resultado: ao visitar uma página de um livro, por exemplo o de mistérios, aparecerá o link "Buscar neste livro" (clique para ver o que aparece). Mas não sei se é tão intuitivo quanto a "versão Google", cujo link apontaria para isto. O que acham melhor? Helder 18h14min de 1 de junho de 2009 (UTC)
Pronto, acho que agora consegui uma versão mais adequada! Funciona assim: sempre que abrimos uma página do domínio principal (onde estão os capítulos dos livros), é adicionado um terceiro botão abaixo do campo de buscas usual (que fica na parte esquerda da janela, logo abaixo da logo). Então, sempre que quisermos fazer uma busca restrita ao livro que está aberto, basta digitar as palavras na caixinha de texto e clicar em Buscar neste livro. O script usará a tag "prefix" no sistema de buscas do próprio mediawiki (sem precisar do Google). Para testar, continua sendo suficiente adicionar isto ao seu monobook.js Helder 13h20min de 2 de junho de 2009 (UTC)

Eu gostei do Buscar neste livro e do prefix da Extensão:InputBox... não acho legal usar o Google nas pesquisas daqui... ele é proprietário... sabe? isso causaria uma comodidade da parte dos usuários... o que retardaria o desenvolvimento do nosso mecanismo, entende? mas utiliza-lo como uma opção (que não a padrão) pode ser aceitável Raylton P. Sousa oi 18h50min de 22 de junho de 2009 (UTC)

Bom, depois de alguns dias com ela em funcionamento só pra mim, acho que a última versão (com o botão "buscar neste livro") pode ser ativada pra todos, pois usa o sistema interno em vez do Google. O resultado atual me parece bom... Se quiserem testar pra ver o que acham, é só habilitar o gadget BuscLivro que acabo de disponibilizar nas preferências. Se tiverem sugestões, posso tentar colocar em prática, antes de habilitarmos para todos... Helder 19h51min de 22 de junho de 2009 (UTC)
ixiii!!! aqui não funcionou... será que é o meu Monobook-Suite?
Raylton P. Sousa oi 02h55min de 24 de junho de 2009 (UTC)
Não sei dizer se tem relação com o que falou. Mas tente recarregar o seu monobook.js limpando o cache (CTRL+F5 no firefox), e também desabilitar todos os gadgets, salvar as preferências e depois habilitar somente este novamente. Se ainda não estiver funcionando, dê uma conferida no console de erros para ver se tem alguma mensagem de erro. Helder 11h42min de 24 de junho de 2009 (UTC)
Bom, eu preferiria se fosse com a ligação na caixa de ferramentas ou que deixassem como ferramenta opcional a ser escolhida nas preferências (o botão é muito grande e feio =(). - Jorge Morais 18h33min de 6 de julho de 2009 (UTC)
Pra falar bem a verdade, o que eu prefiro não é nem o link nem o botão (mas entre os dois eu também preferia o link). O ideal para mim seria conseguir colocar uma caixinha "[x] neste livro" perto do botão atual, e dar a ela a funcionalidade de alterar entre uma "busca comum" (quando [ ]) ou uma "busca no livro" (quando [x]).
Note: a versão Google nos leva para uma página onde há apenas uma caixa de texto vazia para preenchermos, se fosse colocado apenas o link na barra de ferramentas, ou (1) ele levaria para cá ou (2) ele usaria os "termos digitados" e levaria para cá. Mas para a opção (2), seria razoável que o link ficasse perto do campo e dos botões de buscas usuais. Já a opção (1) não não me parece muito útil, pois é capaz de quem clicar no link apagar sem querer a tag "prefix:NOMEDOLIVRO"...
Por ser completamente amador em programação, pode levar algum tempo (sabe-se lá quanto) até eu aprender como fazer com que ao clicar no link, seja usado o conteúdo que a pessoa digitou na caixa de buscas como termo da pesquisa.
Em todo caso, fica na versão beta (via gadget) por uns tempos (onde por padrão não incomodará ninguém), no mínimo até ficar compatível com o Vector... Helder 19h17min de 6 de julho de 2009 (UTC)

Rede social brasileira voltada ao software livre[editar código-fonte]

O Projeto Software Livre Brasil (PSL-Brasil) lançou, neste final de semana, sua própria rede social voltada a softwares livres e assuntos relacionados. Eles usam a plataforma Noosfero, software brasileiro livre e de código aberto com diversas funções interessantes além das de perfil e comunidades. Dentre outras coisas, cada pessoa pode ter seu blog.

Criei por lá duas comunidades: Wikimedia e Wikimedia Brasil. Ambas estão apenas nos esqueletos porque eu ainda estou me familiarizando com o ambiente (além de ainda estar entoando o mantra OMFG preciso de dias com 60 horas.... O_O). Novos participantes nessa alternativa de interação entre usuários e para dividir a administração das duas comunidades citadas são bem-vindos Teeth.png Lugusto 16h37min de 31 de maio de 2009 (UTC)

Perguntas frequentes[editar código-fonte]

Como alguns ficaram sabendo, nesta terça eu tive oportunidade de participar do debate Desafios da Conjuntura "Direitos autorais e educação", em uma mesa da qual participaram também o Hélio Kuramoto e o Jairo Marçal.

Gostaria de usar esta seção para discutir com a comunidade alguns pontos relativos ao que foi discutido.

Para começar, vou colocar abaixo perguntas que me foram feitas após a apresentação dos 3 membros da mesa (eu usei esta apresentação de slides ;-)). Conforme comentei com o Jorge, acredito ser interessante disponibilizarmos respostas em nossa FAQ. Simplificando um pouquinho, as perguntas que recebi foram as seguintes:

  • Como o Wikilivros lida com os direitos autorais?
Todos os textos do Wikilivros estão publicados sob a GNU FDL. E o que isso significa? Significa que eles podem ser copiados, alterados e distribuídos livremente (mesmo para fins comerciais) desde que algumas poucas condições sejam satisfeitas. E quais seriam estas condições? Nomeadamente, que uma cópia da licença seja incluída no conteúdo criado a partir do conteúdo do projeto e que os autores do texto tenham suas contribuições atribuídas a eles.
Já as imagens, vídeos e gravações de áudio são publicados de forma diferente. Então não posso copiá-los nem distribui-los? Sim, pode, só que algumas medias são publicadas sob licenças diferentes da GNU FDL. Assim alguns estão sob uma das famosas licenças Creative Commons, outros sob domínio público (ou seja, têm todos os seus direitos liberados) e outros ainda sob uma combinação de licenças. Então é preciso checar quais as exigências delas para cumprir os requisitos necessários. - Jorge Morais 23h32min de 1 de abril de 2009 (UTC)
  • É permitido usar os textos do Wikilivros em materiais didáticos?
Sim! Não só é permitido, como desejamos isso e trabalhamos tendo esta possibilidade em mente.
Se desejar fazê-lo, siga as diretrizes da GNU FDL, licença sob a qual os textos do Wikilivros estão publicados, e por favor nos avise =). - Jorge Morais 23h32min de 1 de abril de 2009 (UTC)
  • Eles poderiam, por exemplo, vir a ser usados nas escolas públicas? Ou haveria problemas legais com a questão do uso comercial (que é permitido para os textos do projeto)?
  • Como deve ser feita a citação dos materiais que forem obtidos no Wikilivros?
* Por que há tantos erros conceituais na Wikipédia?
* É feita alguma seleção para decidir quais artigos têm qualidade para ser mostrados ao público?
* As fontes são de fato confiáveis?
* Quais são os mecanismos usados em projetos Wikis para assegurar a integridade e validade intelectual dos conteúdos produzidos coletivamente?
E também:
  • Seria possível disponibilizar vídeos com interpretação em Libras no projeto?
  • Seria possível usar o Livro didático público como ponto de partida para um Wikilivro didático público?

Comentários? Respostas?[editar código-fonte]

  • Me disseram que em breve a gravação do evento estará disponível online, se não me engano, aqui.

Acho muito interessante este tipo de divulgação e mais ainda a que o Ozymandias comentou acima. Quanto mais os colaboradores do(s) projetos(s) se envolverem, mais chances de outras pessoas se envolverem com o(s) projeto(s). Helder 12h32min de 27 de março de 2009 (UTC)

Bem, eu deixei aí algumas respostas, por enquanto. Tentei evitar o "copyrightês" na resposta da primeira pergunta, mas não consegui. Acham que esse tipo de resposta para o público em geral é chata e confusa?
Quem quiser, pode editar por cima das minhas ou colocar uma versão alterada embaixo para continuarmos melhorando as respostas. E depois volto com mais.
Ah, Helder, tomei a liberdade de modificar o título do tópico para ficar mais chamativo e explícito. - Jorge Morais 23h32min de 1 de abril de 2009 (UTC)

Eu adicionei uma pergunta adicional mais acima, pois estive olhando o texto do Art. 103., do capítulo III (sobre os bens públicos), da lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002: "O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem." Como eu não entendo muito dessas coisas, fiquei na dúvida: um livro didático adotado nas escolas públicas (do tipo que geralmente vem com a indicação "este livro não pode ser comercializado") é um "bem público"? Já que o uso comum de tais bens podem "ser gratuito[s] ou retribuído[s]", isto significa que haveria uma possibilidade? Helder 12h02min de 28 de abril de 2009 (UTC)