Wikilivros:Votação dos melhores livros/Arquivo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Wikilivros:Votação dos melhores livros
Ir para: navegação, pesquisa
Página principalPortal comunitárioBibliotecaWikijúniorDiálogos comunitáriosTarefasAjudaContatos


Votações dos melhores do Wikilivros
Star Ouro.svg Votações

editar

Esta página é um arquivo das votações dos melhores livros do Wikilivros em português.

Votação (jan-Mar)/2007[editar código-fonte]

Introdução à programação[editar código-fonte]

  • Symbol support vote.svg A favor Texto bem didático, livro bem ilustrado e organizado. Alguns trechos incidem em um teor pessoal, o que é um tanto inadequado a um livro de autoria aberta. Mas isto é não é nada que não possa ser resolvido. --Dante 20:18, 26 Dezembro 2006 (UTC)
  • Symbol support vote.svg A favor De facto, quando se é o único editor a escrever um livro, o conteúdo poder-se-á, de certo modo, tornar-se um pouco pessoal... porém acho que este livro é um bom exemplo de bom conteudo que fazemos por aqui :)--lightningspirit 23:27, 3 Janeiro 2007 (UTC)
  • Symbol support vote.svg A favor - Gostei do livro. Algumas partes complicadas no fim e como o Dante disse utiliza a primeira pessoa, mas nada que comprometa seu conteúdo. O melhor é que tem referências como todo livro deve ter. - Jorge Morais 18:54, 2 Abril 2007 (UTC)

Programar em C[editar código-fonte]

  • Symbol support vote.svgNuvola emblem-favorite.svg A favor Conteúdo muito bem estruturado, boa apresentação, explicações claras e objetivas. --Marcos A. N. de Moura 00:59, 11 Janeiro 2007 (UTC)
No que se refere a conteúdo, certamente há mais que 75% no livro pronto, a parte que se concentra no escopo da linguagem pode-se considerar em 90% do seu potencial, os esboços não versam sobre temas fundamentalmente indispensáveis. Em suma: o conteúdo já é o de se esperar de um bom livro. --Marcos A. N. de Moura 10:01, 12 Janeiro 2007 (UTC)
  • Symbol support vote.svg A favor Também gosto muito deste livro! :) --lightningspirit 11:00, 11 Janeiro 2007 (UTC)
  • Symbol neutral vote.svg NeutroAinda não li o livro, mas pela "folheada" que eu dei, vi muitos links vermelhos, páginas a traduzir e esboços. Quando eu terminar de lê-lo mudarei meu voto, se for o caso, até mesmo para pró , caso estes detalhes sejam arrumados ou eu julgue-os não comprometedores. --Dante 01:04, 12 Janeiro 2007 (UTC)
  • Symbol oppose vote.svg Contra Agora que estou estudando programação em C e usando várias bibliografias (incluindo o wikilivro em questão), considero o wilivro insatisfatório, tendo muito o que melhorar. Espero que eu mesmo aprenda o suficiente para contribuir com o livro. --Dante 15:08, 26 Março 2007 (UTC)
  • Symbol support vote.svg A favor Acho que o livro está bem estruturado para consulta e também para quem quer aprender C, mas acho que ainda precisa de uns toques valentes :)--Vasconde 12:51, 27 Janeiro 2007 UTC) Usuário ainda sem direito ao voto. --Marcos A. N. de Moura 14:38, 27 Janeiro 2007 (UTC)
  • Symbol neutral vote.svg NeutroEste livro foi um livro muito mudado desde o seu começo! Ainda n sei se está suficientemente coerente.--lightningspirit 16:50, 1 Fevereiro 2007 (UTC)
Está mudando seu voto, Lightningspirit? Se for o caso, risque se voto anterior. --Dante 01:07, 2 Fevereiro 2007 (UTC)
  • Symbol support vote.svg A favor é um dos melhores livros sobre a linguagem C com conteudo livre em portugues que pode ser encontrado na internet .--EvertonS (Discussão) 06h20min de 14 de Janeiro de 2013 (UTC)

Votação (Abr-Jun)/2007 (votação encerrada)[editar código-fonte]

Livro de receitas [editar código-fonte]

  • Symbol support vote.svg A favor O livro foi criando corpo aos poucos e de maneira simples trouxe informações para aqueles que buscam boas dicas de arte culinária. A apresentação gráfica do conteúdo está melhorando a cada dia. Só mantenho uma ressalva na organização da estrutura de diretórios, que está quebrada em diversas páginas, mas o conteúdo está bom. --Marcos A. N. de Moura 16:02, 17 Abril 2007 (UTC)
  • Symbol support vote.svg A favor mesmo ótimo! Salles Neto Roraima msg 17:12, 17 Abril 2007 (UTC)
  • Symbol support vote.svg A favor - O conteúdo do livro de receitas é abrangente e inigualável. Sua linguagem é simples e as receitas, praticamente em sua totalidade, são bem práticas e, por outro lado, já experimentadas e elaboradas nestes rincões brasileiros. O livro apresenta uma performance de estética uniforme. A tendência é melhorar muito, haja vista o pouco tempo de sua implantação.

--Rotlimena 18:41, 17 Abril 2007 (UTC)

  • Symbol support vote.svg A favor PatríciaR discussão 09:45, 19 Abril 2007 (UTC) Conteúdo diversificado e muito completo.
  • Symbol oppose vote.svg Contra - Nada contra a usuária. Reconheço seu trabalho. Contudo acho a organização do livro confusa demais. Faltam imagens também. Algumas páginas estão categorizadas de forma incorreta. - Jorge Morais 07:15, 27 Maio 2007 (UTC)


Comentários[editar código-fonte]

  • Não posso votar, mas sou ¡¡¡Gtk-ok.svg!!! A favor. Voz da Verdade 16:26, 17 Abril 2007 (UTC)

Votação (Jul-Set)/2007 (votação encerrada)[editar código-fonte]

Português[editar código-fonte]

  • Symbol support vote.svg A favor. Excelente wikilivro, apesar de ainda incompleto. Lipemsg 21h10min de 1 de Setembro de 2007 (UTC)
  • Symbol neutral vote.svg Neutro - O livro melhorou muito nos últimos tempos graças aos esforços do Salles - e do tempo livre nas férias -, mas ainda tem muitos módulos por criar e outros a expandir. - Jorge Morais 18h44min de 22 de Setembro de 2007 (UTC)
  • Symbol oppose vote.svg Contra Infelizmente, apesar da densidade de conteúdo ser uma avaliação subjetiva, o livro não me parece ter atingido os 75% de conteúdo exigido para a elegibilidade. --Marcos A. N. de Moura 18h21min de 26 de Setembro de 2007 (UTC)
  • Symbol oppose vote.svg Contra Obrigado Lipe! Mas o tema é (muito, muito, muito!) demasiado longo e ainda não o terminei (devo ter feito uns 2/3 dele, pelo que imagino). Bom, como disseram os outros... fica para a próxima ;) Salles Neto Roraima msg 15h45min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

Votação (Out-Dez)/2007 (votação encerrada)[editar código-fonte]

Votação (Jan-Mar)/2008 (votação encerrada)[editar código-fonte]

Votação (Abr-Jun)/2008 (votação encerrada)[editar código-fonte]

Mistérios do Egito Antigo para curiosos[editar código-fonte]

  1. Symbol support vote.svg A favor. Helder 17h04min de 4 de Abril de 2008 (UTC)
  2. Symbol support vote.svg A favor O livro instiga a curiosidade das crianças sobre o Antigo Egito com a didática de perguntas e respostas. A falta de resposta dadas talvez frustre as crianças, mas acho que o objetivo do livro é transformá-las em pesquisadoras. Outra coisa boa é servir para demonstrar que a história não já está pronta e acabada, que só é preciso decorá-la, pois ainda há várias questões sem resposta. Todos os módulos possuem fontes e a linguagem é adequada para o Wikijúnior, inclusive com um glossário para as palavras mais difíceis. Gostaria de uma capa mais infantil, talvez brincando um pouco com a máscara de Tutankhamon, mas não consegui fazê-la. O que acham também de uma versão para impressão? - Jorge Morais 15h36min de 5 de Abril de 2008 (UTC)
  3. Symbol support vote.svgNuvola emblem-favorite.svg A favor Como apaixonado pelos trabalhos feitos com dedicação e capricho me sinto obrigado a votar com a mais alta exclamação permitida dentre as predefinições existentes, é simplesmente o máximo: No tamanho certo para os leitores da faixa de idade a que se propõe, instigante, desafiador e muito bem estruturado. --Marcos A. N. de Moura 00h42min de 13 de Abril de 2008 (UTC)
  4. Symbol support vote.svg A favor. David Stress 04h27min de 23 de Abril de 2008 (UTC)

Comentários[editar código-fonte]

Vou dar uma lida e depois explico por que sou a favor. Olhando "por cima" me parece bom... Helder 17h04min de 4 de Abril de 2008 (UTC)

Olhando com mais detalhe, vi que o livro irá realmente cativar as crianças, e merece ser considerado um Wikijúnior exemplar! A falta de respostas não me parece um problema. No entanto, concordo com o Jota sobre a criação de uma capa mais infantil (e infelizmente não domino nenhum software que permita fazer isso... Quem sabe podíamos entrar em contato com algum dos "velhos editores", pois se me lembro bem, havia alguém bom em trabalhos com imagens...) Versão para impressão também seria legal. É algo como descrito em en:Wikibooks:Print versions?(há algum livro daqui que oferece isso?) Isso implica na criação de um PDF também? Helder 16h01min de 14 de Abril de 2008 (UTC)
Sim, o Lightningspirit que é bom com essas coisas. A versão para impressão seria como as do Wikilivros em inglês. Acho que não temos nenhuma aqui ainda, mas não é obrigatório criar um PDF depois. - Jorge Morais 14h10min de 15 de Abril de 2008 (UTC)

Estou apenas lendo os comentários de vocês e só tenho que agradecer a boa vontade de ambos, a ajuda, o interesse pelo meu trabalho. Na verdade esse livro surgiu na onda de uma sugestão do Jorge: Porque você não escreve um livro sobre o Egito para crianças? Lembra Jorge? Versão para impressão? Deve ficar bacana! Realmente uma capa mais colorida talvez, quem sabe crianças egípcias? rs. Beijusssssss e obrigada, Alustriel 20h50min de 22 de Abril de 2008 (UTC)

Só para constar. Agora o livro conta com versão para impressão e a página de ajuda com instruções sobre tais versões foi traduzida para Wikilivros:Versões para impressão. Helder 17h36min de 23 de Julho de 2008 (UTC)

Votação (Jul-Set)/2008 (votação encerrada)[editar código-fonte]

Pequenos números[editar código-fonte]

  1. Symbol neutral vote.svg Neutro Helder 17h36min de 23 de Julho de 2008 (UTC)
  2. ¡¡¡Gtk-ok.svg!!! A favor Bom livro para começar com os números. Ótimo trabalho com as imagens, tanto com a de capa quanto com as de caligrafia. Tenho apenas a ressalva de que há ainda um módulo sem categoria. Fiquei pensando se não seria bom "abrir" a predefinição para inclusão de mais imagens. O efeito negativo poderia ser um desnível entre os capítulos. Outra coisa é que os textos precisam de interrogações por causa da pergunta "Você sabia que...", certo? Pensei também em uma introdução, mas digam o que acham. - Jorge Morais 17h44min de 1 de Agosto de 2008 (UTC)
  3. ¡¡¡Gtk-ok.svg!!! A favor Adorei a caligrafia, está colorido e atraente. As mudanças de páginas com a soma e a subtração também foi uma idéia genial. Parabéns amigo! Alustriel 01h15min de 5 de Agosto de 2008 (UTC)
  4. Symbol support vote.svg A favor A maneira simples de ilustrar e aplicar o conceito de números para os pequenos é bastante instigante para as crianças curiosas e o caderno de caligrafia é interessante, considerando minha maneira de escrever hoje, eu acho que não são apenas as crianças precisam deste caderno de caligrafia... Smile.png --Marcos A. N. de Moura 15h46min de 19 de Agosto de 2008 (UTC)

Comentários[editar código-fonte]

  • Já que o Jota não tinha gostado muito do "Você sabia que...", pensei em trocar por "Usamos o número N para dizer que..." (como fiz com o número 1, mudando levemente o enfoque do livro de "curiosidades sobre cada número", para "a importância do número N no cotidiano"... Quer dizer, o centro das atenções passa a ser o número, e não as curiosidades... Vou ver se elaboro uma introdução também, pois considero importante. Sobre a quantidade de imagens por páginas, vou ampliar a predefinição para que permita até 10 itens (acho que é suficiente), e só mostre as linhas que têm conteúdo... Mesmo assim fico em dúvida se o melhor é manter o número de imagens por página constante, ou deixar que varie... Porque se, por exemplo, no número 5 tivéssemos 6 imagens, mas nos outros uma quantidade menor, o 6 pareceria merecer mais destaque que os demais (nem sei se isso seria notado por não-perfeccionistas)... Por outro lado às vezes não é muito simples encontrar fatos relacionados a alguns números para aumentar a quantidade de modo uniforme ao longo das páginas... Quanto a isso, aguardo opiniões. Helder 15h51min de 2 de Agosto de 2008 (UTC)
  • Symbol comment vote.svg Comentário: Não é que não tivesse gostado do "Você sabia que...", mas agora concordo que mudou o enfoque e a minha dúvida quanto aos números é exatamentea mesma. Ah! É melhor colocar duas introduções mesmo, mais ou menos como aqui. - Jorge Morais 14h39min de 4 de Agosto de 2008 (UTC)
Eu tinha visto aquela página que indicou há algum tempo, só não lembrava em que wikijúnior... Vou ver se faço a separação. Se bem que lá há uma introdução para leitores e outra para editores. Seria melhor então colocar uma seção para leitor junior, outra para os pais e a outra para os editores? Quanto ao número de imagens por páginas, estive pensando e talvez não seja tão estranho o desnível causado por uma variação na quantidade, principalmente porque a própria altura das páginas já é variável, pois algumas imagens são bem mais altas que outras... Vamos deixar livre o acréscimo de novas imagens em páginas individuais... acredito que será melhor... Helder 16h28min de 4 de Agosto de 2008 (UTC)
  • Gostaria de dar meu palpite também, posso? Rs... Eu colocaria sempre o mesmo número de imagens, independente do número de que trata a página. Mas, não reparem porque também sou meio chata , perfeccionista como o autor... rs... A introdução é importante mas não para as crianças e sim para os pais e para aqueles que desejarem contribuir sem modificar o espírito do livro. Alustriel
  • Então somos três os perfeccionistas. De resto a Alustriel disse o que eu queria dizer. - Jorge Morais 01h02min de 9 de Agosto de 2008 (UTC)
  • Outra coisa que notei é a categorização da predefinição. Algum motivo para manter a categoria lá? - Jorge Morais 23h17min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)
Então... aquela categoria ainda é parte dessa tarefa, que acabei fazendo pela metade. Eu corrigi só o link vermelho que tinha na página da autonav, mas esqueci da categoria Confused.png. Queiram dar suas opiniões sobre isso nessa discussão aqui. Helder 12h44min de 19 de Agosto de 2008 (UTC)