Saltar para o conteúdo

WikiRPG/Sistema de magia/Magia clerical

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Magia Clerical são efeitos sobrenaturais obtidos através da instrução de uma ordem religiosa. Não distingui-se praticamente da magia arcana exceto pelo fato de geralmente estar associada obrigatoriamente a crença em uma divindade, que deve ser seguida para que o praticante de magia clerical obtenha seu poder. Por este fato, a magia clerical, se considerada como realmente atuante no cenário descrito pelo Mestre, geralmente terá um poder de atuação maior do que uma magia arcana, porém seu uso será mais restrito.

O praticante da magia clerical crê em uma ou mais divindades. Uma divindade é uma entidade sobrenatural que fornece ao religioso as energias necessárias para a execução de determinada ação.

O personagem no entanto só terá acesso a este poder se for obediente aos príncipios religiosos estipulados por esta divindade, o que implica dizer que o personagem deverá viver constantemente e escrupulosamente estes príncipios para contar com este poder. WikiRPG não quantifica a fé de um personagem, porém o Mestre deverá antes de narrar criar e descrever os mandamentos, direitos e príncipios das divindades utilizadas no jogo de modo a fornecer background para os jogadores.

Ordem religiosa

[editar | editar código-fonte]

Ordem religiosa designa um sistema estruturado e hierarquizado de uma religião. Assim um religioso é alguém que tenha sido iniciado em uma estrutura que partilhe com seus membros certas normas, príncipios e direitos. Geralmente a introdução em uma ordem religiosa envolve um rito de iniciação e provação e se o membro for considerado apto aprenderá as regras básicas evoluindo conforme a experiência e o estudo. No entanto, ao contrário da magia arcana, exceto se a divindade exigir como mandamento uma associação a uma ordem religiosa, o uso da magia clerical não está vinculada a participação a uma ordem, apesar de facilitar seu uso.


Regras de uso de magia clerical

[editar | editar código-fonte]

Um personagem só pode ter acesso a magias clericais que não se choquem com os mandamentos e príncipios da divindade a que segue. Um religioso tem acesso a 9 magias clericais, independente do seu nível. Para realização de uma magia clerical, o personagem deverá ter o dom Seguidor Religioso, e executar corretamente os rituais corretos para realização da magia clerical.

Para realizar a magia clerical, o jogador anuncia sua ação e o Mestre joga o dado escondido do jogador e anuncia o resultado (afinal, não sabemos se a divindade vai sempre atender). De acordo com a fidelidade do personagem a divindade a magia ocorre se:

  • tirar 1-4 - se o personagem é um seguidor fervoroso da divindade;
  • tirar 1-2 - se o personagem segue a divindade não tão "fielmente";
  • tirar 1 - se o personagem é uma ovelha desgarrada;
  • 0 - se o personagem é um herege, i.e. descumpriu conscientemente a vontade da divindade.

Um personagem pode ser um mago arcano e um mago clerical ao mesmo tempo, se isto não ferir os príncipios da divindade, obedecendo-se no entanto as restrições de cada tipo de magia.

A fé coletiva é a tendência que um ambiente tem de acordo com as vontades individuais dos indivíduos que a compõem. Um personagem agirá com a fé da pessoa com maior fé na divindade que segue que estiver no ambiente, o que esteja fazendo um ritual específico para este personagem.

Rituais religiosos são certas ações obrigatórias para realizar uma magia clerical. Geralmente tem um forte cunho psicológico para inculcar no seguidor a obediência a divindade. Se um ritual não for seguido escrupulosamente, a magia não pode ser realizada.

Como usar magia clerical

[editar | editar código-fonte]

Exemplo: O cavaleiro Khamishah é um religioso seguidor de Tandra, o qual crê que é um deus guerreiro. Os príncipios de Tandra são diversos mas englobam especialmente a justiça, o auxílio aos fracos e a honra, critérios que Khamishah obedece criteriosamente. Ao viajar a noite, é cercado na estrada por quatro bandidos que ordenam que deixe a bolsa. Khamishah olha para os céus e faz uma prece a Tandra. O Mestre joga um dado escondido e tira um resultado 3. Tandra ouve a oração de Khamishah e raios começam a relampejar dos céus. Os bandidos ficam temerosos e partem em desenfreada.

Lista de magias clericais

[editar | editar código-fonte]

Em essência, a magia arcana e clerical são as mesmas, apenas diferenciando-se em seu tratamento de qual fonte origina este poder. Os jogadores podem utilizar a lista de WikiRPG:Sistema de magia/Magia Arcana para criar sua lista de magias clericais, obedecendo no entanto as restrições de sua divindade.