WikiRPG/Sistema de magia/Magia clerical

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Magia Clerical são efeitos sobrenaturais obtidos através da instrução de uma ordem religiosa. Não distingui-se praticamente da magia arcana exceto pelo fato de geralmente estar associada obrigatoriamente a crença em uma divindade, que deve ser seguida para que o praticante de magia clerical obtenha seu poder. Por este fato, a magia clerical, se considerada como realmente atuante no cenário descrito pelo Mestre, geralmente terá um poder de atuação maior do que uma magia arcana, porém seu uso será mais restrito.

Divindades[editar | editar código-fonte]

O praticante da magia clerical crê em uma ou mais divindades. Uma divindade é uma entidade sobrenatural que fornece ao religioso as energias necessárias para a execução de determinada ação.

O personagem no entanto só terá acesso a este poder se for obediente aos príncipios religiosos estipulados por esta divindade, o que implica dizer que o personagem deverá viver constantemente e escrupulosamente estes príncipios para contar com este poder. WikiRPG não quantifica a fé de um personagem, porém o Mestre deverá antes de narrar criar e descrever os mandamentos, direitos e príncipios das divindades utilizadas no jogo de modo a fornecer background para os jogadores.

Ordem religiosa[editar | editar código-fonte]

Ordem religiosa designa um sistema estruturado e hierarquizado de uma religião. Assim um religioso é alguém que tenha sido iniciado em uma estrutura que partilhe com seus membros certas normas, príncipios e direitos. Geralmente a introdução em uma ordem religiosa envolve um rito de iniciação e provação e se o membro for considerado apto aprenderá as regras básicas evoluindo conforme a experiência e o estudo. No entanto, ao contrário da magia arcana, exceto se a divindade exigir como mandamento uma associação a uma ordem religiosa, o uso da magia clerical não está vinculada a participação a uma ordem, apesar de facilitar seu uso.


Regras de uso de magia clerical[editar | editar código-fonte]

Um personagem só pode ter acesso a magias clericais que não se choquem com os mandamentos e príncipios da divindade a que segue. Um religioso tem acesso a 9 magias clericais, independente do seu nível. Para realização de uma magia clerical, o personagem deverá ter o dom Seguidor Religioso, e executar corretamente os rituais corretos para realização da magia clerical.

Para realizar a magia clerical, o jogador anuncia sua ação e o Mestre joga o dado escondido do jogador e anuncia o resultado (afinal, não sabemos se a divindade vai sempre atender). De acordo com a fidelidade do personagem a divindade a magia ocorre se:

  • tirar 1-4 - se o personagem é um seguidor fervoroso da divindade;
  • tirar 1-2 - se o personagem segue a divindade não tão "fielmente";
  • tirar 1 - se o personagem é uma ovelha desgarrada;
  • 0 - se o personagem é um herege, i.e. descumpriu conscientemente a vontade da divindade.

Um personagem pode ser um mago arcano e um mago clerical ao mesmo tempo, se isto não ferir os príncipios da divindade, obedecendo-se no entanto as restrições de cada tipo de magia.

Fé coletiva[editar | editar código-fonte]

A fé coletiva é a tendência que um ambiente tem de acordo com as vontades individuais dos indivíduos que a compõem. Um personagem agirá com a fé da pessoa com maior fé na divindade que segue que estiver no ambiente, o que esteja fazendo um ritual específico para este personagem.

Rituais[editar | editar código-fonte]

Rituais religiosos são certas ações obrigatórias para realizar uma magia clerical. Geralmente tem um forte cunho psicológico para inculcar no seguidor a obediência a divindade. Se um ritual não for seguido escrupulosamente, a magia não pode ser realizada.

Como usar magia clerical[editar | editar código-fonte]

Exemplo: O cavaleiro Khamishah é um religioso seguidor de Tandra, o qual crê que é um deus guerreiro. Os príncipios de Tandra são diversos mas englobam especialmente a justiça, o auxílio aos fracos e a honra, critérios que Khamishah obedece criteriosamente. Ao viajar a noite, é cercado na estrada por quatro bandidos que ordenam que deixe a bolsa. Khamishah olha para os céus e faz uma prece a Tandra. O Mestre joga um dado escondido e tira um resultado 3. Tandra ouve a oração de Khamishah e raios começam a relampejar dos céus. Os bandidos ficam temerosos e partem em desenfreada.

Lista de magias clericais[editar | editar código-fonte]

Em essência, a magia arcana e clerical são as mesmas, apenas diferenciando-se em seu tratamento de qual fonte origina este poder. Os jogadores podem utilizar a lista de WikiRPG:Sistema de magia/Magia Arcana para criar sua lista de magias clericais, obedecendo no entanto as restrições de sua divindade.