WikiRPG/Sistema de magia

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Neste módulo serão tratadas as regras sobre uso de poderes sobre-humanos .Em WikiRPG os poderes sobre-humanos mudam de nome conforme sua natureza:

  • Magia: é o nome dado à qualquer tipo de conhecimento que leve à alteração das leis naturais do universo.Geralmente este conhecimento é associado ao aprendizado de um caminho místico que envolve o uso de rituais e objetos. Em WikiRPG é o nome associado à qualquer espécie de super-poder.
  • Proteção divina (Magia clerical): é o nome dado aos poderes sobre-humanos concedido por deuses ou entidades místicas, que geralmente pedem adoração ,ofertas ou alianças para permanecer concedendo estes poderes aos seus portadores.
  • Super-poder: é o nome dado aos poderes naturais (isto é, do próprio personagem ) ou obtidos de maneira artificial, mas que geralmente não envolvem entidades místicas, nem aprendizados arcanos.

Uso de magia em cenários : Níveis[editar | editar código-fonte]

O Mestre deverá antes de narrar suas aventuras determinar o nível de super-poder do cenário .Alguns cenários como os de fantasia medieval existem seres mágicos em cada esquina , ao contrário de outros cenários , onde aqueles que tenham sobre-poderes são considerados como divindades ou perseguidos .Estes são os níveis de super-poder em um cenário :

  • Inexistente

Não existem seres com poderes além do "comum" no cenário.

  • Fraco

Seres com poderes além do comum no cenário são raríssimos (geralmente apenas associados à lendas).

  • Baixo

Muitos poucos seres com super-poderes.Geralmente se isolam do mundo ou organizam confrarias.

  • Médio

Poucos seres com super-poderes , porém alguém bem informado não terá dificuldade de localizá-los.

  • Alto

Diversos seres com super-poderes . Aquele que geralmente quer tê-los ,pode obtê-los com alguma dose de paciência e perseverança.

  • Total

Todos os seres do cenário lidam com poderes sobre-humanos corriqueiramente.

Uso do super-poder[editar | editar código-fonte]

Pré-requisitos[editar | editar código-fonte]

Um personagem para utilizar Super-Poder deve ter o dom Super-poder, se utilizar magias arcanas deve ter o Dom Conhecimento Arcano , e se utilizar magia clerical deverá ter o Dom Proteção Divina. Cada ponto comprado do Dom Super-Poder equivale à um poder diferente. No caso de Conhecimento Arcano, o nível de dom equivale ao grau à que pertence na ordem (diferente para cada ordem ou seita de magia ). Já em Proteção Divina, equivale ao nível de relacionamento da pessoa com o ser que lhe dá o poder.

Magia Arcana[editar | editar código-fonte]

Magia arcana é a magia obtida através da instrução de uma ordem .Ordem aqui não é necessariamente uma sociedade como as modernas ordens mágicas. Podem ser por exemplo ,a estrutura de passagem de conhecimento de um pajé ou xamã ancião para seu substituto.Da mesma forma ,este conhecimento não necessita ser simplesmente oral :alguns com muita dificuldade desenvolvem seus próprios sistemas de magia ,e outros aprendem em livros ou por outros meios.A Magia Arcana conta com os seguintes elementos:

  Nome:
  Ritual ou Conhecimento:
  Alcance:
  Dano ou Defesa:
  Permanência:
  Custo:

Magia Clerical[editar | editar código-fonte]

A magia clerical é o uso de um poder dado por uma divindade à uma pessoa geralmente pela sua fé e dedicação.Ela conta com os mesmos elementos da Magia Arcana excetuando que o Custo geralmente envolve a fé e a dedicação por parte do usuário.

é a medida de dedicação de um personagem à sua divindade baseado em sua Vontade .WikiRPG não quantifica a fé de um personagem. Tal deve ser demonstrado pelas ações de um personagem e o Mestre decide ou não se um personagem tem a fé necessária para executar uma magia clerical.

Super-Poder[editar | editar código-fonte]

Super-Poder é uma habilidade sobre-humana de um personagem natural ou obtida artificialmente .Os super-poderes são baseados em seus respectivos atributos.

Psiquísmo[editar | editar código-fonte]

Psiquismo é o conjunto de poderes e habilidades que envolvam poderes relacionados à mente , baseados em Inteligência e Vontade.

Artefatos e Itens Mágicos[editar | editar código-fonte]

Em WikiRPG artefatos são objetos de grande energia mágica que podem ser utilizadas para a realização de magias arcanas e clericais com baixo custo ao personagem. Já itens mágicos são objetos com algum poder ou que servem de canalização da magia por parte do personagem.


Nodos[editar | editar código-fonte]

Em WikiRPG Nodo é um local geralmente de caráter sagrado, onde a trama da Magia do universo é mais perceptível e que permite uma maior manipulação das energias universais para diversos fins.