Utilizador Discussão:Lijealso

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre este espaço de discussão

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.

Receba as boas-vindas do Wikilivros

O Wikilivros é um projeto internacional, da Wikimedia Foundation, dedicado ao desenvolvimento de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos livres e gratuitos.

Agradecemos seu interesse em colaborar com esse projeto, que existe desde julho de 2004. Sugerimos a leitura do conteúdo dos tópicos abaixo para que entenda os princípios básicos do funcionamento do Wikilivros:

Informação fundamental

Leitura complementar

Sugerimos que faça o login, desta forma sua autoria ficará registrada.


Quando assinar uma mensagem, insira ~~~~ (4 tis) no final, para que o destinatário possa identificar o remetente.
  • Boa estadia e bom trabalho!

--Marcos A. N. de Moura 15:00, 27 Dezembro 2005 (UTC)

Hehe

Até aqui me persegues ? Ozymandias 10:05, 6 Fevereiro 2007 (UTC)

hehe...quanto ao / ele é utilizado para facilitar a navegação. Assim quando vc cria um novo link dentro de uma página, facilita para navegar após editar seguindo o modelo [[/teste/|teste]]. As únicas exceções são as capas dos livros (que tem seu título normal sem barra).Ozymandias 10:24, 6 Fevereiro 2007 (UTC)
Mova as páginas e coloque as versões antigas para eliminação rápida ;) Ozymandias 10:44, 6 Fevereiro 2007 (UTC)

Categorias

Olá Lijealso! Fico feliz em ver-te colaborando aqui :-). Criaste o módulo Biologia celular: O que é uma célula e esqueceste de adicionar a categoria, mas acho que fizeste assim porque ainda não compreendeste como funciona o sistema de adição delas por aqui (é beeem diferente da Wikipédia, mas é mais simples) — eu fiquei desnorteado por uns dois meses :P. Vou explicar-lhe:

  • Tu tens, e.g., o livro Biologia celular, daí crias a categoria Categoria:Biologia celular (que no caso já existe) e põe em todas as páginas do livro (capas, módulos, referências, índices, glossários, tudo);
  • Daí, categoriza a categoria com outra(s) especiais para a categorização de wikilivros (Categoria:Biologia, por exemplo).

No caso deste livro está tudo pronto (quanto às cats), falta só adicioná-las aos módulos. Qualquer coisa estamos aí ;). Boas contribuições! Salles Neto msg 11:45, 6 Fevereiro 2007 (UTC)

Olá

Então, olá! :) PatríciaR discussão 18:48, 6 Fevereiro 2007 (UTC)

Olha Lije, se decidiste adotar o livro passar a ter o direito de reformular sua organização à rigor, infelizmente não posso comentar muito quanto à Citologia pois pouco percebo disso... sinta-se livre para fzer o que achar melhor.
Quanto à ER, dá uma lida no que respondi à Patrícia. Abraços! Salles Neto msg 12:52, 7 Fevereiro 2007 (UTC)

Biologia celular/Bactérias

Fui audaz. Tenho alguns pontos a considerar:

  • o facto de bactérias serem Gram-positivas não significa que sejam insensíveis a antibióticos. Dá no entanto informação sobre que antibióticos podem ou não ser usados (são de facto insensíveis à maioria dos antibióticos).
  • "As bactérias encontram-se agora divididas nos grupos Archaebacteria e Eubacteria" - na realidade, esta classificação está ultrapassada porque filogeneticamente as arqueas são mais próximas dos eucariotas que das "verdadeiras bactérias". O próprio Carl Woese (e outros) defende que deveríamos deixar de chamar a estes dois grupos de "procariotas" porque induz em erro. Na realidade, este é um assunto em disputa na literatura. No entanto, está bem estabelecido que as arqueas não devem ser consideradas um grupo de bactérias (o meu professor de Biologia Celular quase nos batia se dissessemos o contrário... ;)).
  • Outro ponto é a nomenclatura das mesmas. Parece-me que "arquebactéria" (e as variações "arquibactéria", arqueobactéria", etc" está ultrapassada pelo mesmo motivo, mas como diferentes escolas ensinam de modo diferente, deixei estar. Eu aprendi "arquea" (mais uma vez o "aterrorizador" professor de Biologia Celular), um nome super-estranho...
  • Corrigi bilião -> mil milhões porque este é o significado usual na língua inglesa, mas achas que fiz mal, corrige-me :).

PatríciaR discussão 11:00, 9 Fevereiro 2007 (UTC)

Olá,
Não há confusão nenhuma, tudo o que escreveste está, tanto quanto sei, certo ;). Tens acesso à Nature? Se sim, vê estes artigos de opinião , e . Se não, diz-me e eu envio-te os pdfs por e-mail não digas a ninguém ;). De qualquer modo, é um assunto em discussão e a divisão clássica Procariotas/Eucariotas subsiste, apesar de nomes como Woese ou Norman Pace defenderem a abolição do uso do termo.
Segundo estes autores, chamar "arqueas" e "bactérias" de procariontes lança a confusão porque as pessoas vão automaticamente pensar que são filogeneticamente mais relacionadas que, digamos, arqueas e eucariotas. No fundo é uma questão pedagógica, não propriamente científica: tanto arqueas como bactérias são de facto procariontes por definição!
Na minha opinião, os biólogos moleculares é que gostam de fazer confusões, mas eu não percebo nada disso, sou apenas uma pobre bioquímica (não és biólogo molecular, pois não? :D).
No contexto do livro: não acho que seja problemático escrever que ambos os grupos são procariontes, desde que seja explícito que são duas linhagens distintas, ou seja, que as arqueas não são, de facto, um tipo de bactérias. Um abraço! PatríciaR discussão 18:33, 9 Fevereiro 2007 (UTC)

Commons

Olá Lije,

Desculpa escrever aqui algo não relacionado com o 'books, mas não queria ir lá ao outro sítio e não sei com que frequência vês a tua discussão no Commons. Andei a traduzir umas predefs listadas numa subpágina tua e tenho algumas dúvidas:

  • aquele "OK", pões só depois de alguém verificar a predefinição ou simplesmente após estar traduzida?
  • Mais importante: tens lá escrito que "Todas as traduções em pt deverão incluir <noinclude>[[Category:Message templates|{{PAGENAME}}]] [[category:Commons-pt]]</noinclude>." Mas [[Category:Message templates|{{PAGENAME}}]] é só para mensagens a usuários, certo? Não se põe em licenças (nestas põe-se <noinclude>[[Category:Translated license tags]]</noinclude>). Ou estou errada?

Recebeste o meu e-mail com os pdfs? Um abraço PatríciaR discussão 12:26, 11 Fevereiro 2007 (UTC)

Obrigada! Estava interpretar assim também, peço mais tarde ao Lugusto para verificar, quando ele entrar no IRC. PatríciaR discussão 14:26, 11 Fevereiro 2007 (UTC)
O Lugusto confirma (mas também não põe as mãos no fogo). PatríciaR discussão 17:12, 11 Fevereiro 2007 (UTC)

Eu ia pôr um template, mas depois faltou-me a coragem :p. É questão de te habituares às ferramentas de centrar/alinhar objectos, etc, no Inkscape. Se quiseres ajuda, apita (não que eu seja uma perita...). Bjs PatríciaR discussão 20:14, 17 Fevereiro 2007 (UTC)

Super-estranho. Ao abrir o svg com o Inkscape ou o Internet Explorer (esse browser do Inferno), a imagem aparece-me bem melhor que no Commons (embora possa ter uns ajustes, que eu farei com prazer). O IrfanView não abre bem svg, por isso não sei. O Adobe Illustrator não reconhece o ficheiro (!), abrindo-o como texto (apresenta o código em vez da imagem). Gravaste o ficheiro como SVG ou Inkscape SVG? Não sei se tem a ver com o problema, mas... PatríciaR discussão 22:45, 17 Fevereiro 2007 (UTC)

Obrigada pelo aviso, vou ver no que poderei ajudar :) PatríciaR discussão 19:16, 18 Fevereiro 2007 (UTC)

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Utilizador Discussão:Lijealso/Arquivo LQT 1 em 2015-11-24.

Não existem tópicos antigos