Utilizador Discussão:João Jerónimo/Arquivo LQT 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Curso de termo[editar código-fonte]

Estou traduzindo “general chemistry" para wikibooks em francês. Após o termino desta tradução, vou trabalhar para pôr no pt:wikibooks o curso de termodinâmica que está no meu site www. hibisco-da-ilha.com (o meu objetivo é fechar o site). Nesta oportunidade vou precisar ajuda para melhorar o português.

Hibisco-da-Ilha 17:28, 25 Jul 2004 (UTC)

Mas o curso já está em português?
João Jerónimo

Administração[editar código-fonte]

Olá João, visto que você e eu somos os usuários mais ativos (talvez os únicos) do Wikilivros, pensei em propor nossos nomes para administração. Muitas coisas precisam ser feitas, como tradução da interface, eliminação de páginas, etc, coisas que só se pode fazer com o status de administrador. Quem deveria cuidar disso é o atual administrador, mas acho que ele está de férias (ou trabalhando) sem acessar o Wikilivros.

Se você achar meio pretensioso eu indicar o meu nome, coloco apenas o teu. O que acha?

Abraço, Marcelo Reis 22:29, 14 Out 2004 (UTC)

(PS.: No caso de wikis pequenos como o nosso, basta fazer uma votação para os administradores e entrar em contato com alguém do Meta, acho que é mais fácil entrar em contato com Angela que está registrada aqui no Wikilivros...)

Olá,
Nunca pensei em candidatar-me administrador... ou melhor, pensei mas sempre afastei essa possibilidade, por achar que não tenho capacidades...
De qualquer maneira, se for necessário candidatar-me-ei. Mas será que são precisas duas pessoas para administrar um wiki com tão pouca actividade? Eu acho bastante necessário que quem quer que seja que seja administrador costume frequentar o wiki, mas não acho que quanto mais administradores melhor, pois este wiki precorre-se em 5 minutos, nem tanto...
Se você tem outra opinião diga, se for necessário eu candidato-me tembém.
João Jerónimo 19:43, 16 Out 2004 (UTC)
Olá João, pois também eu nunca pensei em me candidatar ou ser administrador, mas fico incomodando com alguns aspectos que precisam de solução urgente aqui, e que só podem ser resolvidos por um administrador ou burocrata... Somos três usuários, e creio que um administrador ativo esteja realmente de bom tamanho. Vou me candidatar lá, mas daqui a alguns dias, esperando que apareçam mais usuários (agradeço ao aviso que v. colocou na Esplanada da Wikipédia), e se tudo correr bem, estarei em breve trabalhando nos detalhes mais técnicos do Wikilivros. Marcelo Reis 22:09, 16 Out 2004 (UTC)
Então candidatamo-nos os dois... há realmente muita coisa que é preciso fazer... aquelas palavras em Inglês na interface irritam, as páginas nunca podem ser realmente movidas excepto pelo administrador, o que faz com que fique muito lixo no Wiki. E também aquelas páginas que são criadas e depois deixam de servir para alguma coisa, como por exemplo aquela que eu criei para propôr uma nova Página Principal...
E isto tudo só para não falar naqueles idiotas que às vezes têm o desplante de aparecer aí e começar a vandalizar páginas importantes como a página principal, nessa altura será necessário protegê-las, algo que sem administrador seria demorado e provavelmente teriamos que passar uns dois ou três dias a verificar isso para reverter as coisas.
Esta não era a minha opinião quando foi a última eleição para administrador...
João Jerónimo 23:11, 16 Out 2004 (UTC)
Vou lá fazer as indicações... Marcelo Reis 00:15, 17 Out 2004 (UTC)
Acabei de indicar v. para administrador e burocrata, e eu para administrador... Penso que não é bom ter mais de um burocrata ativo. Se você não quer ser burocrata, inverte lá... До свиданя! (Dasvidánia, até logo.) Marcelo Reis 00:28, 17 Out 2004 (UTC)
Vamos pensar melhor sobre o assunto, discutir, antes... Talvez fique muito estranho dois administradores, mesmo. Além disso, vamos ver se o Patrick volta nos próximos dias, o que facilitaria imensamente o processo. Marcelo Reis 02:22, 17 Out 2004 (UTC)
O Patrick deve andar lá para a Wikipédia... ou então anda a fazer alguma coisa que lhe come o tempo todo... vou escrever qualquer coisa na página de discussão deve, na wikipédia... João Jerónimo 14:49, 24 Out 2004 (UTC)

Propus você e o Marcelo para administradores. Peço desculpas pela demora, estou - temporariamente - desconectado da Internet por motivos profissionais. --Patrick 15:59, 28 Out 2004 (UTC)

Russo[editar código-fonte]

Tenho um grande amigo que veio da Rússia, e aprendi alguma coisa, mas o essencial mesmo (pouco mais que o alfabeto e expressões cotidianas). Vou tentar fazer um curso com base em um livro que ele me deu, porque o "curso" disponível no Wikibooks EN é muito ruim... Marcelo Reis 00:02, 17 Out 2004 (UTC)

Agora você é administrador[editar código-fonte]

Este é um texto padrão cuja leitura tenho sugerido a quem se torna administrador. Basicamente você pode:

  • Proteger e eliminar artigos.
  • Reverter edições mais facilmente (quando comparar duas edições com dif ou hist, aparecerá o comando voltar).
  • Bloquear usuários.
  • Você pode editar a interface do wikcionário em Predefinição:All system messages. Não se estresse, só traduza na medida em que for necessário. Para padronizar com a wikipédia, antes de qualquer modificação, verifique Predefinição:All system messages.

Observações muito importantes:

  • Só proteja um artigo se ele for repetida e continuamente vandalizado. Motivo: se ao menor sinal de vandalismo uma página for protegida, em pouco tempo todo o conteúdo do projeto wiki terá que ser protegido :-).
  • Só bloqueie um usuário (mesmo anônimo) se ele estiver repetida e continuamente vandalizando páginas. Motivo: se for um vândalo passageiro e estiver usando um ip dinâmico (provedor de acesso), inadvertidamente estaremos bloqueando outros usuários que acessarem depois dele pelo mesmo provedor. Além do que isso o fará sentir-se importante e ele provavelmente tentará se conectar novamente através de outros ips para continuar com suas má ações.
  • Nunca elimine um artigo sem passar antes pelo crivo da comunidade, exceto se for flagrante de spam ou pornografia.
  • O comando voltar, para reversões, pode ser utilizado com mais prodigalidade.

No mais, tenha bom senso e se tiver dúvidas é só perguntar. --Patrick 16:16, 5 Nov 2004 (UTC)

[editar código-fonte]

Tem que seguir as instruções em http://meta.wikimedia.org/wiki/Requests_for_logos . Posso fazer isso daqui a pouco. Outra coisa que precisamos fazer: instituir o processo de eliminação de páginas. Por mim, fazemos algo semelhante à Wikipédia, mas com 2 semanas apenas. Marcelo R. 16:33, 6 Nov 2004 (UTC)

Quanto ao logo parece-me fácil... trata você do assunto ou trato eu?
Eu criei uma página nova para propostas de tarefas de administração, que abrange tudo. Não sei bem como se faz na Wikipedia, estive a ler isso há alguns tempos mas agora já não me lembro bem...
Wikibooks:Tarefas
João Jerónimo 16:55, 6 Nov 2004 (UTC)
Aliás, precisamos discutir qual vai ser a frase e se vamos mudar ou não de Wikibooks para Wikilivros. Vou colocar em discussão no Staff lounge. Marcelo R. 16:38, 6 Nov 2004 (UTC)
Sim, claro! não me lembrei disso, aqui a frase é um pouco dificil... não é propriamente como na Wikipédia, em que é apenas "The free encyclopedia" e portanto é fácil de traduzir, mas aqui não sei. Quanto ao títilo acho que se deve mudar para Wikilivros, mas perguntemos à comunidade...
João Jerónimo 16:55, 6 Nov 2004 (UTC)
Fiz algumas adições às Tarefas de Administração, veja lá. Quanto ao logotipo, quando estiver decidida a frase, eu posso fazer o pedido lá no Meta. Abraço, Marcelo R. 18:17, 7 Nov 2004 (UTC)

Logotipo e Matemática[editar código-fonte]

Olá João, desculpe a demora para responder...

Quanto ao logotipo, também acho que já podemos enviar o pedido para o meta. Parece que o processo é bem simples, basta colocar o que deve ser traduzido numa lista com outros pedidos de logotipos, e depois de alguns dias eles disponibilizam a imagem.

Já quanto à discussão da Matemática: realmente é uma bagunça o ensino médio brasileiro, em certas disciplinas. Mesmo assim, eu acho que exponenciais ("potências") e logaritmos são temas adequados para o secundário. Não é exatamente relembrar, ensinam-se algumas coisas novas (por exemplo, resolver equações do tipo , etc).

Vou dar uma olhada melhor nos documentos sobre o secundário e ensino básico em Portugal, e ver quais capítulos podem ser adicionados ao livro. Abraço, Marcelo R. 02:56, 17 Nov 2004 (UTC)

Mais uma coisa: vamos tentar traduzir o namespace? Se for o caso, precisaremos mover algumas páginas, e pedir para ajustarem algumas coisas no meta, de novo. Tem uma lista das páginas que estão no namespace Wikibooks em [1]. Marcelo R. 02:58, 17 Nov 2004 (UTC)
Acho que é uma boa ideia alterar mesmo o nome do namespace e mover as páginas todas.
João Jerónimo 23:03, 17 Nov 2004 (UTC)

Questões pendentes[editar código-fonte]

Olá João, eis aqui um relatório do que anda acontecendo e de como vai o projeto.

  • Logo: mandei o pedido para tradução há cerca de duas semanas, mas até agora não fizeram. Se começarem a demorar muito, podemos fazer um logotipo nós mesmos, o que acha?
  • Namespace: para fazer a mudança é preciso contactar diretamente as pessoas envolvidas com o desenvolvimento do MediaWiki. Você poderia fazer isso? Diga que queremos mudar o namespace Wikibooks para Wikilivros, e que a comunidade (?) aceitou isso. (Pelo menos ninguém se opôs :-)
  • Página principal/biblioteca: João, faça umas alterações em MediaWiki:Monobook.css caso ache necessário mudar o tamanho da fonte dos títulos de prateleiras, ou outras coisas da aparência. Modificarei o texto da página principal agora (tem erros graves), e depois vemos como a comunidade (?) reaje ante a proposta nova.

Basicamente é isso, espero te ver por aqui em breve. Abraço, Marcelo R. | @ 15:42, 3 Dez 2004 (UTC)

  • Logo: não sei... se o conseguirmos fazer... é tudo uma questão de jeito.
  • Namespace: posso.
  • Página principal/biblioteca: o tamanho e a fonte dos títulos das prateleiras acho bem, só que era boa ideia meter lá um comentário a avisar... Só mais uma coisa, consegue também pôr uma pequena barra de título para o texto "Bem vindo, novatos" não sei se estã a compreender. Eu não tenho mesmo jeito nehuma para tabela, e muito menos tabelas Wiki.
João Jerónimo 20:06, 4 Dez 2004 (UTC)
No site da Wikimedia diz que é perciso criar um ficheiro LanguageWikibooksPT.php para mudar o nome dos namespaces... mas deve haver outra maneira, é que o Wiktionary fez isso e no entanto eles não têm o Language.php deles criado...
João Jerónimo 21:05, 4 Dez 2004 (UTC)

João, pelo que eu fui informado, não se usa mais o LanguagePT.php nos projetos mantidos pela Wikimedia Foundation; ele é usado apenas em instalações locais do programa. No nosso caso, é preciso falar com alguém do grupo de desenvolvedores, mesmo. Marcelo R. | @ 22:59, 6 Dez 2004 (UTC)

Ok... falei com uma tal de "eloquence", espero que sirva! João Jerónimo 23:08, 6 Dez 2004 (UTC)

Re: Páginas que você indicou parta eliminação...[editar código-fonte]

Tudo bem. Mas, preste atenção que algumas são de datas diferentes... --Lugusto 15:20, 24 Mar 2005 (UTC)

Já reparei...
Só disse qualquer coisa para não ficar a pensar que isto aqui está vazio de administradores... não tenho participado intensivamente mas passo por cá todos os dias. - João Jerónimo 19:56, 24 Mar 2005 (UTC)

Curso de Fr.[editar código-fonte]

Prezado amigo,

Na L3 do curso: Nous faisons notre petit-dejeuner toutes les matins. - Nós fazemos o nosso pequeno-almoço todas as manhãs.

Eu falo: je prend mon petit-déjeuner.

É possivel que em alguma região seja diferente. Hibisco-da-Ilha 17:51, 29 Jun 2005 (UTC)


Fazer (confeccionar) o pequeno almoço diz-se com o verbo prendre? Se calhar é mesmo...
E no caso da sua alteração? Assim já está correcto?
João Jerónimo 00:23, 11 Julho 2005 (UTC)

Você deletou nosso Livro coletivo: FODELNITI[editar código-fonte]

Amigo, estavamos escrevendo coletivamente um livro de experimentações Nomades, baseado em estudos de Foucault Deleuze e Nietzsche.

Serei grato se a página voltar a funcionar.

Vi que sua ação de deletar data de 5 de setembro, 3 dias atrás... não tive opção... não tive como me opor! Nem ao mesmo fui consultado.

Peço encarecidamente que ela retorne, assim como as demais que você provocou a extinção: A Nova Ordem Fodelniti Oi-é-uá=uá Mani comi o pão

Todas estas foram apagadas!!! Realmente são de grande utilidade, são livros contemporâneos, de conteudo Filosófico!!!

Gostaria também de saber quais foram os motivos?!?!?!?!

Atenciosamente, Guilherme Meneghelli guilherme@feijaocomarroz.com.br

Obrigado pela atenção.

Essa eliminação esteve em discussão entre 28 de Agosto e 5 de Setembro. Tal como poderá ler em Wikibooks:Páginas eliminadas#Páginas do grupo "Coisas Esquisitas", esses "livros" foram apagados porque, segundo o que me foi possível constatar, não se tratavam de livros didácticos (nem eram livros, nem eram didácticos!).
Já agora gostava que me explicasse umas coisas: o que são livros de experimentações Nomades? o que são grupos de experimentações Nomades? porque é que esses livros estavam classificados como "Coisas Esquisitas"? e se acha que esses "livros" podem ser desenvolvidos em comunidade...
Muito obrigado, desde já! João Jerónimo 02:00, 11 Setembro 2005 (UTC)

Explicações[editar código-fonte]

Caro João Jerónimo, O conceito de Didático é bastante amplo, de acordo com o Dicionário Aurélio:

  1. Relativo ao ensino ou à instrução, ou PRÓPRIO DELES: 2
  2. Próprio para instruir; destinado a instruir: 2
  3. Que torna o ensino eficiente: 2

Ou seja, os livros que estavam sendo escritos continham um conteudo didático, tratavam de subjetividade, filosofia, poesia e teatro. Estes livros não seguem um modelo padrão de escrita didática, e estavam enquadrados na secção "Coisas Esquisitas" pois realmente compreendem coisas esquisitas, talvez por isso você não o tenha compreendido. Espero que cheguemos à um acordo em breve, pois gostaria realmente de dar continuidade ao projeto daqueles livros, com finalidade de TORNAR O ENSINO EFICIENTE (vide explicação nº 3 do Dicionário Aurélio).

Aguardo a sua resposta, já havia entrado em contato com diversas pessoas do meio intelectual que pertenso para que pudessem escrever coletivamente o livro, e que dissiminassem a idéia WIKI WIKI pelo mundo, mas foi frustrante receber dezenas de e-mails de filosofos, atores, poetas que não conseguiram acessar o link... infelizmente.

Espero que resolvamos o mais breve possível.

Repito, meu e-mail é guilherme@feijaocomarroz.com.br, podes entrar em contato diretamente comigo, este mesmo e-mail é o meu endereço de MSN.

Trabalho o dia inteiro e não tenho muito tempo para ficar resolvendo estas questões, vamos resolvê-la amigo.

Atenciosamente, Guilherme Meneghelli.

Em primeiro lugar, a definição correcta para o Wikilivros (e parece-me que isto é óbvio) é a número 2...
Bem... eu estive novamente a dar uma vista de olhos pelos "livros"... mantenho a mesma posição: só a Nova Ordem tem estrutura para poder ser chamado livro (Capítulos, secções)... mas o seu conteúdo parece-me que se encaixaria muito bem num livro de histórias... não me parece que se encaixe em nenhuma das definições por si expostas...
Por outro lado, o único que *explica* alguma coisa é o "Oi-é-uá=uá"... mas não tem estructura: parece meia-dúzia de anotações para um trabalho de pesquisa.
Em relação à sua tentativa de abordagem mais emocional (aquela do "já havia entrado em contato com diversas pessoas do meio intelectual (...), mas foi frustrante receber dezenas de e-mails de filosofos, atores, poetas que não conseguiram acessar o link... infelizmente") só tenho a dizer uma coisa: tenha juizo! as páginas ficaram no Wiki montes de tempo (se bem me lembro, eu demorei-me pelo menos uma semana a decidir se as propunha para eliminação ou não (sim, porque eu não fiz aquilo à toa!), mais uma semana para discussão, e eu sei lá!), portanto dava tempo para lá ir toda a gente e alterar se quizesse (e saber que as páginas estavam para ser apagadas, diga-se de passagem)... e as páginas foram quase todas escritas exclusivamente por si (sendo as únicas excepções a "Fodelniti" e a "Mani Comi o Pão", esta última com um único contributor além de si, que pode mesmo tratar-se do senhor, uma vez que é um anónimo e foi quem iniciou a página)...
E para terminar, agradeço não ter respondido às duas primairas perguntas (o que são livros de experimentações Nomades? o que são grupos de experimentações Nomades?), e depois ainda ter a "delicadeza" de me classificar, quase verbalmente, como intolerante...
PS: De facto, gostaria de não andar praqui a falar sobre o Wikilivros, o seu material adequado e o desadequado, por razões óbvias... efectivamente tenho andado um bocado (bastante!) desligado do projecto (só para ter uma ideia, já cá não passava havia quase 1 mês)... ao tomar a decisão de apagar aqueles 4 módulos da base de dados, a minha intensão era melhorar o Wikilivros... prejudicá-lo nunca, de forma alguma!
Atenciosamente,
João Jerónimo 23:27, 31 Outubro 2005 (UTC)

Início do projeto...[editar código-fonte]

João, verificando a predefinição de boas vindas, observei que a data de início do pt.wikibooks.org está julho de 2004, porém na página inicial está julho de 2003, qual é o correto?

Não me lembro... mas espera lá... Ah! a data de criação da página principal é 22 de Julho de 2004 (por Lugusto)... vi no histórico... João Jerónimo 23:22, 18 Setembro 2005 (UTC)
Acho que sei porque é que está errado... é que a página principal foi na altura copiada do Wikibooks inglês (a versão portuguesa começou lá)... e como nunca chegou a ser alterada, assim ficou! Ainda me lembro... estava de férias e antes tinha andado a contribuir (para o livro de francês)... quando chego reparo que o Lugusto tinha iniciado o novo Wiki localizado para Português... João Jerónimo 23:24, 18 Setembro 2005 (UTC)

Livros DELETADOS[editar código-fonte]

Caro João, o projeto do Wikibooks está sendo prejudicado com o seu comportamento, gostaria de resolver diretamente com você, mas vou ter que encaminhar a solicitação ao tribunal superior.

Os livros: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=Oi-é-uá%3Duá&action=edit

http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=Fodelniti&action=edit

http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=A_Nova_Ordem&action=edit

Foram DELETADOS.

É importante que voltem a funcionar!!!

Aguardo.

Pode explicar meslhor essa do "encaminhar a solicitação ao tribunal superior"? João Jerónimo 23:27, 31 Outubro 2005 (UTC)

Administrando...[editar código-fonte]

Olá João,

Não sei como está sua disponibilidade de tempo, mas preciso te pedir uma ajuda, pois minha esposa deu a luz a nosso bebê há dois dias e estou um tanto sobrecarregado com os preparativos e tarefas para acomodação da criança e documentação para o mesmo... Portanto, solicito uma colaboração da sua parte, mais porque é o único que tenho um contato mais freqüente, Obrigado! --Marcos A. N. de Moura 16:07, 25 Novembro 2005 (UTC)

Pois eu realmente não tenho estado muito praqui virado... é que eu sou daqueles que apanharam a "maldição dos administradores"!
Mas vou ver se dou uma ajuda (partindo do princípio de que ainda é precisa)...
Felicidades.
João Jerónimo 02:09, 11 Dezembro 2005 (UTC)
Obrigado mesmo hoje foi especialmente difícil, nosso filho teve cólicas o dia inteiro, só consegui acessar agora... --Marcos A. N. de Moura 23:37, 11 Dezembro 2005 (UTC)

Nova imagem[editar código-fonte]

podias dar uma opinião aqui. Um abraço Rei-artur 15:01, 27 Dezembro 2005 (UTC)

Texto sobre gramática portuguesa[editar código-fonte]

João, alguém colocou este material no livro Afrikaans por engano pois é um estudo de verbos de Português, como um dos autores deste requisitou que o mesmo fosse retirado de lá eu o fiz e o material está disponível caso queira aproveitá-lo... --Marcos A. N. de Moura 01:49, 13 Abril 2006 (UTC)

OK, vou ver o que posso fazer... - João Jerónimo 23:40, 13 Abril 2006 (UTC)

Nomenclaturas[editar código-fonte]

João, verificando os outros projetos "wikibooks.org" observei que a forma de divisão e relacionamento de páginas com os livros também abrange os formatos:

  1. Livro:capítulo:seção:subseção (usando ":" para relacionar todas as partes);
  2. Livro/capítulo/seção/subseção (usando "/" para relacionar todas as partes).

No último, as seções recebem estrutura de navegação automaticamente.

Acha que devemos incluir esta orientação em nomenclaturas? --Marcos A. N. de Moura 14:45, 14 Abril 2006 (UTC)

O que quer dizer "estrutura de navegação automaticamente"?
Eu acho que as três hipóteses são solução, mas é importante que se use a mesma em todo o projecto, seja qual for... - João Jerónimo 15:11, 14 Abril 2006 (UTC)
A estrurura de navegação criada quando colocamos a "/", ou seja, quando criamos as páginas como se fossem diretórios o servidor coloca um caminho "Path", na forma: "< página1/página2/página3" no topo da página atual, fazendo com que o leitor tenha condições de voltar as páginas anteriores. Quanto ao formato, realmente, a padronização seria um bom caminho, mas fica difícil evitar que pessoas com diferentes formas de editar sigam a mesma orientação sempre, veja o exemplo do "en.wikibooks.org", lá as três estruturas são usadas. --Marcos A. N. de Moura 15:55, 14 Abril 2006 (UTC)
Ah... já percebi...
No en.wikibooks só encontrei a forma com a barra... se há de outras formas é pelo menos a predominante... Se eles se conseguem organizar sem padronizar (e parece que sim), então se calhar nós também conseguimos... - João Jerónimo 17:54, 14 Abril 2006 (UTC)
Ok, incluirei os dois formatos e passaremos a ter as três opções... --Marcos A. N. de Moura 18:37, 14 Abril 2006 (UTC)

Board of Trustees[editar código-fonte]

Não se esqueça de votar para o Board of Trustees da Wikimedia! -- Slade pt.wp 16:19, 1 Setembro 2006 (UTC)


Bem vindo![editar código-fonte]

Só vim aqui para desejar um bom retorno ao projeto! (e para tirar as teias dessa discussão... Teeth.png) Helder 03h56min de 15 de Julho de 2008 (UTC)

Ferramentas de administração[editar código-fonte]

Oi !

Eu notei que não tem aparecido aqui no Wikilivros nos últimos tempos... Está tudo bem?

Esta semana eu coloquei em pauta a remoção das ferramentas de administração dos colaboradores que já não as utilizam há pelo menos dois anos. Talvez ainda queira continuar utilizando os recursos por aqui, ou queira comentar alguma coisa sobre isso. Se for o caso, a página onde estamos conversando sobre o assunto é essa aqui: Wikilivros:Pedidos de administração.

Um bom fim de semana para ti! E venha nos visitar quando quiser... :-)

Helder