Usando o Wikilivros/Revisão de páginas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Translation arrow.svg Este módulo encontra-se em processo de tradução. A sua ajuda é bem vinda.

A extensão Flaggedrevs[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros possui um recurso de software especial chamado revisões validadas ou flaggedrevs. O flaggedrevs permite que os utilizadores revisem páginas e classifiquem-as com base em sua qualidade. Leitores e editores podem ser alguns dos melhores autores, porque eles veem um grande número de páginas aqui no Wikilivros, enquanto autores tendem a ver apenas os livros que estão escrevendo.

O flaggedrevs permite que os usuários com permissões especiais, chamados de "Editores" e "Revisores", deem notas às páginas. As permissões que têm os editores, são dadas automaticamente, após um determinado período de tempo e depois que uma certa quantidade de edições foram feitas. Para obter as permissões de editor antes do tempo, escreva um pedido em Wikilivros:Pedidos de administração.

Há três critérios de julgamento no flaggedrevs: Composição, precisão e cobertura. Composição é a qualidade da escrita, a precisão é o valor de verdade verificável de uma página, e cobertura é a amplitude e a profundidade do material. Em cada critério, existem 5 níveis de qualidade: pobre, aceitáveis, bom, grande, e destaque. "Destaque" é normalmente reservado para as páginas que são tão boas que outras páginas deve usá-las como um exemplo. Os usuários com permissões de editor pode marcar uma página pobre, aceitável ou boa. Os revisores podem marcar uma página como sendo grande ou em destaque. Devido a essa diferença, Revisores precisa ter um olhar perspicaz para a escrita de qualidade, e provavelmente deve estar familiarizados com algumas das discussões de conteúdo na Wikipédia. Veja WB FB e WB:RFD para exemplos de lugares onde discutimos a qualidade dos livros.

Avaliando uma página[editar | editar código-fonte]

Rever uma página é fácil, uma vez que você tenha as permissões. Na parte inferior de uma página há uma caixa com vários controles e um botão Enviar avaliação. Revisando a página e definindo as opções de nível adequado na caixa clique em Enviar avaliação para salvá-lo. Em algumas situações, você pode ser solicitado a digitar um comentário descrevendo por que você marcou uma página daquela maneira.

Note que você não pode misturar um nível de revisão "ruins" com o nível "excelente". Para uma página para ser considerada estável, ela deve pelo menos, ter um nível aceitável de composição, precisão e a cobertura as que não atenderem a esse critérios devem ser tratadas como rascunhos, onde os usuários que ainda não possuem privilégios editor vão esperar suas alterações sejam aplicadas imediatamente.

Critérios Página[editar | editar código-fonte]

Ao revisar uma página, existem quatro níveis que descrevem a qualidade da página. Saber como avaliar uma página significa saber como julgar um livro utilizando os critérios de cada um dos níveis. Os níveis são mais do que apenas notas para a página, eles também são uma lista de verificação que os editores podem seguir para levar uma página até a uma qualidade vista em um livro de destaque. Se todas as páginas de um livro são basicamente destacados com qualidade, o livro poderá facilmente ser nomeado para a honra no WB:FB. Claro, ter páginas individuais que são caracterizadas como livro de qualidade não significa que o livro em si também é destaque de qualidade. É preciso que haja uma qualidade emergente do livro onde as páginas dependem uns dos outros de uma forma lógica e coerente para o livro para se tornar destaque. Se as páginas não funcionam em conjunto, o livro é provavelmente mais uma enciclopédia do que um livro didático e precisa de trabalho adicional.

Examinando a Qualidade[editar | editar código-fonte]

Quando revisar a qualidade básica de uma página, pergunte a si mesmo: "Quão bem isso está escrito?" O Wikilivros é um site de conteúdo baseado em texto, então tudo o que fazemos aqui gira em torno da qualidade da nossa escrita. O processo Wiki não exige que tudo seja escrito na perfeição, mas que os sucessivos editores e autores podem melhorar uma página, de forma incremental, através da fixação de erros e omissões à medida que eles são encontrados. As páginas devem aspirar a ser tecnicamente corretas, em termos de ortografia e gramática, mas também devem ter fluxo, consistência e estrutura. Os leitores detestam ser apresentados a uma parede sem graça de texto; então coisas como títulos, listas, modelos, tabelas e imagens devem ser empregadas para quebrar a página em pedaços, em que um leitor pode facilmente absorver.

Informação bem apresentada é também somente tão bom quanto a sua precisão. Se uma página é bem escrita e tem boa cobertura, ainda é inútil se é falsa ou enganosa. O Wikilivros é um recurso educacional, e deve aspirar a ensinar informações precisas para os leitores.

Mesmo então, se a quantidade de material que uma página, na verdade, cobre, quando comparada com a quantidade de material que deve cobrir, não se verificar, a sua qualidade pode ser prejudicada. Boa cobertura significa que uma página abrange todos os tópicos que pretende cobrir, e abrange todos eles bem. Considere uma página chamada "aritmética", que só abrange adição, ou uma página chamada "Animais", que cobre apenas mamíferos. Ou, considere um toco de página que tem apenas algumas frases curtas sobre um grande número de temas, sem realmente fornecer qualquer informação interessante sobre qualquer um deles.

A composição, precisão e cobertura de todo o conteúdo precisa ser levado em conta quando revisamos. Existem quatro níveis que os revisores podem fazer uso para indicar onde uma página se encontra.

Qualidade ruim/ Sem qualidade[editar | editar código-fonte]

Esta página ou nunca não foi revista, ou então ela foi revisada e é terrível. A Ortografia e gramática estão sem atenção, a página não tem fluxo e não faz sentido. A precisão do conteúdo pode ser pobre, com a página de nada menos do que absurda, falando sobre pseudociência, sem sentido, ou outros tipos de lixo. O conteúdo é falso, enganoso, e pode até ser perigoso para os leitores. Estas páginas também são pequenas e geralmente incompletas, que fornecem apenas uma breve visão geral, ou contêm apenas um monte de seções vazias.

Qualidade Mínima[editar | editar código-fonte]

Esta página usa a ortografia e gramática correta e é escrita para que outras pessoas possam ler e entender. Ortografia e gramática não precisam ser perfeitas, mas devem ser razoáveis e bastante fáceis para um editor experiente limpar rapidamente. Na precisão do conteúdo pode estar faltando com detalhes importantes e certos aspectos incorretos. A página será curta nos exemplos e curto na discussão para explicar as coisas de uma forma compreensível. Ele inclui a quantidade nua de informações sobre o tema, e não inclui informações a fundo, as referências a outros tópicos, exemplos, ou discussões com profundidade. Esta página precisa de um autor para se sentar e começar a elaborar mais conteúdo o mais rapidamente possível.

Qualidade Média[editar | editar código-fonte]

Uma vez que as palavras estão escritas corretamente e as sentenças são construídas corretamente, é hora de concentrar-se na estrutura geral da página. Ideias devem fluir logicamente de um parágrafo para o próximo. Tópicos posteriores deve se construir sobre temas anteriores, sem passar pela tangente ou que exija conhecimentos pré-requisitados que nunca foram discutidos. A página deve ser dividida em seções e subseções, e talvez usar alguns modelos e tabelas para incluir informações adicionais. As informações que ela apresenta não é obviamente incorreta, e talvez só sofra em certos detalhes e em carência de fontes. A página provavelmente deve incluir uma visão geral de alto nível, alguns exemplos, algumas informações mais profundas, e outras peças de informação que os leitores vão querer.

Qualidade Boa[editar | editar código-fonte]

Estilo consistente é o próximo passo no desenvolvimento de páginas. A página não deve ser apenas tecnicamente correta em ortografia e gramática, ou escrito com bons parágrafos e estruturas de seções. A página deve ser escrito em uma voz consistente que corretamente representa o público-alvo. No Wikijúnior, os livros para as crianças devem ser escritos com alta energia e vocabulário adequado para crianças. Livros para estudantes, adultos ou profissionais devem ser todos escritos em conformidade. Para conseguir isso, os autores de uma página, provavelmente, deve estar familiarizados com páginas como Wikilivros: os níveis de leitura. A página apresenta informações corretas, mas também fornece as ferramentas para provar que a informação é verdadeira. Esta prova pode vir de várias formas, incluindo referências a fontes primárias, verificação do tipo "faça-você-mesmo", ou de construção lógicas sobre temas abordados em outras páginas do mesmo livro. Alguns livros podem exigir uma certa quantidade de conhecimento pré-requisitado nos leitores, e vai demorar para que alguns fatos sejam auto-evidentes, de modo que este deve ser considerado quando revisamos. Os leitores devem ser capazes de ler esta página e obter todas as informações que eles precisam sobre o tema. A página deve ter um monte de bons exemplos, discussões aprofundadas, visões gerais e profundidade. A página deve se definir ao leitor com todas as informações de que necessitam sobre este tema durante todo o resto do livro, e talvez mais do que isso.