Tornando-se profissional em Blender 3D/Renderização rápida

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


O seu primeiro render deve render algo parecido com isto.

Se você não tiver concluído o tutorial anterior, (o tutorial Quickie Model), faça isso agora. Mantenha o mesmo arquivo aberto a partir daquele tutorial, pois vamos usá-lo aqui.

O Render é a criação de uma imagem do ponto de vista da câmera, tomando em conta os efeitos do ambiente sobre a sua cena, e gerando uma imagem realista com base em suas configurações. Esse primeiro render vai terminar muito rapidamente, mas você verá que à medida que as suas cenas em 3D se tornem mais complexos, o processamento poderá levar um tempo muito longo.

Renderização da cena atual[editar | editar código-fonte]

Agora que você criou seu primeiro modelo, sem dúvida, você vai querer renderizá-lo. Verifique se você está no modo de objeto (pressione TAB se você não estiver), coloque o ponteiro do mouse na 3D View ( a área de visualização 3D) e pressione F12! No Macintosh OS X 10.5 use ALT+Fn+F12. No Gnome você pode usar ALT+F12 para evitar o Diálogo de Pesquisa do Gnome. No teclado Apple novo, use Fn + F12 para evitar o Dashboard do Mac.

Se você tiver mais de 1 processador, você pode acelerar o processamento. (Isto é feito automaticamente no Blender 2.46). Tecle F10 para ir para a aba de ajustes do render onde, no canto inferior esquerdo, há um botão Threads. Ajuste o número de threads de acordo com o número de núcleos de processador (por exemplo, um processador dual core seriam 2 linhas, uma para cada núcleo). Agora, tente renderizar novamente e você verá o resultado muito mais rápido.

Menu Render Current Frame.png

Você também pode usar o menu no cabeçalho Preferências do Usuário: Render> Render Current Frame.

Você pode interromper o render a qualquer momento pressionando ESC enquanto a janela de renderização está ativa.

Se você colocar a janela de renderização por trás da janela principal, você pode recuperá-la de várias maneiras: você pode usar a barra de tarefas do Windows ou, no Windows e na maioria dos outros sistemas operacionais, você pode usar ALT+TAB (CMD+TAB no Mac).

Esta é um render relativamente rápido. Pode ser um pouco simples, mas ele lhe dará uma boa idéia de como o seu modelo realmente se parece.

Nota: Se seu cubo é completamente preto, você realmente não conseguirá ter uma fonte de luz na cena. Algumas versões do Blender não criam uma lâmpada (fonte de luz) por padrão, e você vai precisar adicionar uma. Para adicionar uma lâmpada, entre no modo de objeto (TAB) e pressione a barra de espaço enquanto o mouse estiver sobre a janela de visualização 3D. Selecione Add>Lamp, que lhe dará uma opção para adicionar vários tipos de lâmpadas. Lembre-se de colocar a lâmpada na posição onde ele não fique dentro do cubo. Isto pode ser conseguido usando o BDM e pressionando TECLA "G".

F12- Inicia o processamento do render a partir da câmera ativa.

Salvando um render[editar | editar código-fonte]

Em algum momento você provavelmente vai querer salvar o seu render. No cabeçalho da janela Preferências do Usuário, selecione File > Save Rendered Image ... ou apenas pressione F3. Um menu com uma lista de diretórios aparecerá, a linha superior indica o diretório e a linha inferior indica o nome da imagem, como "meuprimeirorender.jpg". Observe que as versões anteriores do Blender (antes 2,41?)Não adicionam automaticamente o .jpg (o tipo do arquivo) se você deixá-lo de fora.

Imagens JPEG, ao contrário de imagens PNG, irão conter materiais indesejados (imperfeições em torno das bordas) 1 . Você pode alterar o tipo de arquivo indo para Render -> Render Settings ou clicando em F10. Em seguida, sob o painel Format, altere o tipo de imagens de JPEG para PNG e tecle em F3 novamente para atualizar o tipo de arquivo no seletor de arquivos.

F3- Abre o diálogo Save Image (se uma imagem foi processada).

  • 1 - Uma rota alternativa é alterar a configuração de qualidade do JPEG - logo abaixo da lista de seleção de formato do Render Settings.

Prática Extra[editar | editar código-fonte]

# tutorial sobre como usar várias câmeras <---- Faltam imagens neste tutorial

Basic Blender Camera Posicionamento (Rigging)