Tornando-se profissional em Blender 3D/O que é o Blender

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Searchtool.svg Este módulo precisa ser revisado por alguém que conheça o assunto (discuta).

O que é o Blender?[editar | editar código-fonte]

O Blender (também conhecido como blender3d) é um programa de computador destinado a artistas e profissionais de mídia para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo com qualidade de cinema e criação de aplicações em 3D (para reprodução e interação), tais como apresentações e jogos (através de seu motor de jogo integrado, o BGE). O software foi concebido em dezembro de 1993 e nasceu como um produto utilizável em agosto de 1994, como uma aplicação integrada, que permite a criação de uma grande variedade de conteúdos 2D e 3D, além de fornecer um amplo espectro de modelagem, texturização, iluminação, animação e pós-processamento de vídeo, incluindo essas funcionalidades em um único pacote.

O programa está disponível sob uma licença dupla: BL / GNU General Public License, sendo portanto de código aberto.[1] Algumas partes do Blender estão licenciadas sob a Python Software Foundation License. Através de sua arquitetura aberta, o Blender fornece interoperabilidade entre plataformas, extensibilidade, uma carga de peso para o computador incrivelmente pequena, e um fluxo de trabalho totalmente integrado. O Blender é um dos mais populares aplicativos gráficos Open Source 3D no mundo, estando oficialmente disponível para diversos sistemas operacionais, como por exemplo: Microsoft Windows, Mac OS X, Linux, Solaris, IRIX, FreeBSD, BeOS, Darwin, iPAQ.

Alguns recursos do Blender são similares aos de outros programas proprietários (tais como Maya, Softimage|XSI, 3ds Max e Cinema 4D). Estes recursos incluem:

  • Ferramentas avançadas de simulação, tais como: dinâmica de corpo rígido (rigid body dynamics), dinâmica de corpo macio (soft body dynamics) e dinâmica de fluido (fluid dynamics);
  • Ferramentas avançadas de modelagem;
  • Ferramentas de animação de personagens;
  • Sistema de materiais baseados em “nós” (Node Materials);
  • Composição de imagens e vídeos

Além disso, há suporte a Python como linguagem de script, que pode ser usada tanto no Blender, quanto em seu motor de jogo e há suporte a vários idiomas, incluindo as variantes da língua portuguesa.

Originalmente desenvolvido pela empresa "Not a Number" (NaN), o desenvolvimento do Blender é agora continuado pela Blender Foundation na Holanda, como "software livre", com o código fonte disponível sob a licença GNU GPL.

A página onde você pode baixar a versão mais recente do Blender é: http://www.blender.org/download/get-blender.

Referências

  1. O código fonte do Blender está disponível no site do programa.