Tópico em Utilizador Discussão:Marcos Antônio Nunes de Moura

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rodrigo Tetsuo Argenton (discussãocontribs)

Não sei pq razão o fez, uma alteração não lhe dá o direito de o fazer isso...

Marcos Antônio Nunes de Moura (discussãocontribs)

Caro Rodrigo,

A página principal já foi bloqueada e desbloqueada inúmeras vezes, sempre pelo mesmo motivo: Vandalismo. Já houve dias em que, ao acessar http://pt.wikibooks.org, ela estava totalmente em branco, pelo simples motivo que qualquer um podia entrar na página principal e apagar todo o conteúdo.

Mas, se você quiser que eu retire o bloqueio, eu retiro o bloqueio. Agora eu lhe pergunto: Você se compromete a verificar ela todos os dias, a toda hora, de modo que tenhamos o projeto sempre visível?

Agora, preciso lhe dizer que fico profundamente ofendido pela sua mensagem, a respeito de eu "me dar o direito", pois já estou nesse projeto desde o ano de 2005 e nunca houve alguém que fosse tão "indelicado" comigo.

Rodrigo Tetsuo Argenton (discussãocontribs)

Segundo o histórico: https://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=Wikilivros:P%C3%A1gina_principal&action=history O que você está me dizendo é uma inverdade, rolou uns 3 durante o período de um ano, depois de ficar entre 2013 - 2015 sem nenhuma modificação, mesmo a página estando editável.

E olhe como vc leu, e como eu escrevi... será que eu fui indelicado, ou eu fui direto e você interpretou pior do que o que está escrito? Se quiser eu reescrevo:

"Não sei pq razão o fez, uma alteração não lhe dá o direito de o fazer isso... " "Não sei o que levou você a fazer isso, já que uma alteração não torna a ferramenta administrativa utilizável para esse fim..."

E não tem inverdades, rolou algumas poucas alterações e você foi à frente e bloqueou. A gente tem "vandalismos" mais constantes em outras páginas, como em "Wikilivros:Sobre", e não teve a mesma medida...

Bom, se ainda está sensível, me desculpe. Vou arrumar a casa, prefiro do que ficar tentando contornar algo que foi mal interpretado, beijos.

Marcos Antônio Nunes de Moura (discussãocontribs)

Você acha, realmente, que o histórico lhe dá informação necessária para me acusar de ter escrito inverdades? Pois saiba que a primeira versão desse histórico é de 2007 e eu estou nesse projeto desde 2005. Existiram versões em anos anteriores a 2007 que foram eliminadas, para gerar um histórico mais limpo.

Vá a outros projetos wikimedia e veja que, na maioria deles, a edição da página principal é vedada a administradores. E, a propósito, modificar a página principal aqui no wikilivros era uma ação que deveria ser feita mediante acordo firmado na página de discussão. Esta era a prática há muito tempo estabelecida, bem antes de eu ter conhecido o projeto.

Os motivos para todos esses cuidados com a página principal vêm da necessidade de manter o projeto sempre visível. Como já disse, houve dias em que a página esteve completamente em branco.

Rodrigo Tetsuo Argenton (discussãocontribs)

Sim, pois não estou vendo a História da página, desde 1500 quanto Cabral chegou aqui... estou olhando o espectro atual, que mostra que não há razões para mantê-la bloqueada. Ainda lhe falei o momento em que eu analisei.

Para com esses "desde de 2005", eu já entendi, e isso não lhe faz superior, melhor, ou qualquer outra coisa. Obrigado pela sua contribuição, bacana, mas a discussão aqui é horizontal. De outras wikis é capaz de eu entender muito mais do que você, entretanto eu não fico dando carteirada... "Estou desde 2006, já fiz...." não né? Isso não ajudar em nada, então vamos cortar isso fora?

E exatamente por se tratar de uma página que é a folha de rosto, estar bloqueada é um desserviço à comunidade. "Aqui todos podem editar" "menos quem não for adm", isso é o que a página principal diz quando esta está bloqueada. Além disso, várias Wikis, principalmente, e coloque força nisso, têm regimes ditatoriais. Wikivoyage, Wikcionário, são terras em que um manda, e outro ou cala a boca ou é calado. Se quiser assumir essa, e transformar esse ambiente nisso.... Senão, melhor escolher as práticas mais salutares nos ambientes Wikis, não se pautar pelos mais hostis. Fechou?

Olhe o tempo que eu estou perdendo com essa discussão... sendo que eu poderia ter escrito pelo menos mais uma página do livro, ou ter arrumado outra página de documentação.

Rodrigo Tetsuo Argenton (discussãocontribs)

OBS: Leia w:Cultura da permissão, que é antagônica à cultura livre, na qual o Movimento Wikimedia se pauta. Vai entender que ficar pedindo permissão para fazer as coisas, é o contrário do que preconizamos, veio daí o "be bold".

Marcos Antônio Nunes de Moura (discussãocontribs)

Desculpe, nobre colega, mas só o que eu fiz aqui até agora nessa discussão foi me justificar, me explicar, tentar não ser agredido... Desde a abertura da discussão que levo tapas na cara e me explico, logo em seguida levo mais um tapa na cara e me defendo. Direito de defesa é dado ao ser humano... não apenas aos que têm carteira pra "dar carteirada".

Mais uma vez, milhões de desculpas, se lhe pareci ser grosseiro ou coisa do gênero... A página está editável, desde o primeiro post, fique a vontade.

Dante Cardoso Pinto de Almeida (discussãocontribs)

O Wikilivros é livre... para criar livros. Com que propósito deixaríamos qualquer um, inclusive usuários anônimos, vandalizarem a página principal? Como o Marcos disse, a página principal só poderia ser mudada por decisão da comunidade, e não por qualquer um.

Responder a "Desbloquei a página principal"