Eliminação de violações de direitos autorais

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Alguns links:

Symbol oppose vote.svg Discordo de prolongar o tempo por mais do que 15 dias se o autor não der qualquer esclarecimento neste período (e pessoalmente prefiro que seja como na Wikipédia inglesa, onde a tolerância é de apenas uma semana, e o Jorge parece concordar: Citação: Jorge escreveu: «Acho que uma semana é suficiente para que os autores vejam a proposta de eliminação e se manifestem»).

O Wikilivros é "essencialmente para livros" (fazê-los leva bastante tempo), e não para "parágrafos soltos" (isso é rápido para se fazer), muito menos para "parágrafos soltos copiados" (isso se pode fazer em instantes e sair correndo e só voltar aqui para ver se alguém já deletou, no caso de ser uma violação intencional). Se alguém cria uma nova página (útil) no projeto geralmente ela será o índice de um novo livro, ou um monomódulo com conteúdo que seria aproveitável em um livro (mas apesar disso o autor talvez não tenha tempo de planejá-lo como um todo), ou um capítulo de um livro existente. Se alguém (que desconhece as questões relacionadas ao copyright) quer contribuir para o projeto e faz uma simples cópia de outro site onde não há permissão para uso sob a CC-BY-SA, o conteúdo será marcado por alguém como sendo uma violação. Se o autor tinha intenção de participar mais ativamente, voltará e acabará vendo a marcação e percebendo que fez algo errado, procurando então formas de resolver o problema (por exemplo, ler e seguir as instruções da marcação). Se perceber o problema mas achar que não poderá resolvê-lo, pode simplesmente "deixar pra lá" a tentativa de colaborar e nem comentar nada, nem voltar a visitar a página que criou e deixar que seja deletada (algo como "quem cala consente", ou "ok, admito que errei, mas podem apagar a página pois não poderei criar o conteúdo com minhas próprias palavras nem pedir autorização dos autores") e neste caso, até mesmo a eliminação imediata viria a calhar - mas não dá para saber o que o autor está pensando, então é razoável que ele tenha tempo para se manifestar. Acredito que uma semana é suficiente, principalmente porque tendo sido uma simples cópia, oconteúdo original ainda estará onde estava (e se não estiver pode ser restaurado se, e assim que, o autor nos contactar). Notem: os questionamentos das violações de direitos autorais ocorrem com frequência praticamente nula (quando foi a última? houve alguma?).

Por outro lado, idealmente deveríamos estar avisando o(s) autor(es) deste tipo de violação com uma mensagem (como a w:en:Template:Nothanks-sd - temos alguma para isso?) na página de discussão do(s) mesmo(s) (eu geralmente esqueço =/).

Raylton, o que as violações têm de especial que "deve ser avaliado com pouco mais de cautela"?

Jorge, a "eliminação imediata também em alguns casos" aconteceria em quais circunstâncias?

Outra coisa: qual a diferença entre a Predefinição:VDA e a Predefinição:Copyvio? O texto desta última deveria se referir apenas a imagens?

Helder15h03min de 18 de novembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Symbol support vote.svg Concordo com 15 dias, mas não com 7, e as violações são especias porque em determinados momentos são feito por falta de conhecimento, e caso seja o próprio autor quem esteja postando ele deve ter um tempo para modificar. Não deve ser adicionado na categoria de eliminação rápida pois precisamos observar se houve alguma tentativa de esclarecimento por parte do autor e enviar para as essa categoria tornaria esse caso muito genérico, o ideal é que para lá fossem enviados apenas as páginas da predefinição {{ER}} .

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D17h39min de 21 de novembro de 2010