Português/Período composto/Orações subordinadas/Classificação
A oração subordinada é aquela que exerce função sintática em relação à outra. Se a função sintática que a oração subordinada exerce for própria de substantivo, então a oração se classifica como oração subordinada substantiva. Se a função sintática que a oração subordinada exerce for própria de adjetivo, então a oração se classifica como oração subordinada adjetiva. Se a função sintática que a oração subordinada exerce for própria de advérbio, então a oração se classifica como oração subordinada adverbial.
É descoberta a função das orações no momento em que a oração absoluta (período simples) é transformada em subordinada ou reduzida (período composto). A mudança que ocorre no núcleo das orações do período composto em relação ao vocábulo transmutado, determina se a oração é substantiva, adjetiva ou adverbial. Sabido disto, conclui-se que se não há palavra para se transmutar (nestes casos, o núcleo), não pode ocorrer a transformação oracional. Exemplo, o verbo haver possui sua raiz apenas no verbo, no verbo haver, logo, não se tem transformação oracional (a mesma sentença pode apenas ser subordinada). Já o verbo receber apresenta em diferentes classificações de palavras a sua raiz, em substantivo (recibo) e em adjetivo (recebido), então, pode-se ocorrer a transformação de períodos. Tradicionalmente, quando não há transformação das orações elas são chamadas de fixas, e quando se pode transformá-las, elas são infixas. Elas se dividem em dois tipos, desenvolvidas e reduzidas:
Orações desenvolvidas
- Orações subordinadas adjetivas: são as orações em que o adjetivo foi trasmutado em verbo, logo, estas orações possuem função sintática de adjetivo.
- Orações subordinadas adverbiais: são as orações que exprimem uma circunstância de advérbio, tendo função sintática de advérbio.
- Orações subordinadas substantivas: são orações em que o substantivo foi transmutado para verbo, logo, estas orações possuem função sintática de substantivo
Orações reduzidas - Orações subordinadas reduzidas: são orações subordinadas iguais às desenvolvidas, com mesmas funções e formações, porém, o verbo encontra-se em uma de suas formas nominais e são assindéticas (não possuem conjunção).