Português/Análise sintática/Sintagma

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Crystal Clear app xmag.png Ver também: Função das palavras

Sintagma é o conjunto de palavras subordinadas aos núcleos das orações. Como toda oração é formada pelo sujeito + predicado, o estudo do sintagma é uma análise do sentido e da função das palavras que acompanham justamente o núcleo desse sujeito e o núcleo desse predicado. Há dois tipos de conjuntos de sintagmas: 1° o conjunto de palavras que compõe o sujeito e 2° o conjunto de palavras que compõe o predicado. Essa relação de subordinação se dá nos vocábulos que determinam ou modificam o sentido dos núcleos do sujeito e do predicado. Por exemplo:

Uma polícia honesta despertaria a confiança da população
  1. O sintagma nominal é composto pelo grupo de palavras que compõe o sujeito, ou seja, "Uma polícia honesta", o que corresponde ao sujeito da oração, sendo que o substantivo "polícia" é o núcleo do sintagma nominal;
  2. O sintagma verbal é composto pelo grupo de palavras que formam o predicado, ou seja, "despertaria a confiança da população", o que corresponde ao predicado da oração, sendo o núcleo do sintagma verbal o próprio verbo "despertaria".

Nesse primeiro exemplo, faz-se necessário deixar clara a seguinte conclusão: SEMPRE o núcleo do sintagma nominal será um vocábulo com função nominal (substantivos, pronomes substantivos, numerais); entretanto, o núcleo do sintagma verbal será apenas o verbo, nenhuma outra palavra de outra classe pode assumir essa posição. Ainda no mesmo exemplo, faz-se outra observação:

Uma polícia honesta despertaria a confiança da população
  1. Ao redor do núcleo do sintagma nominal há a presença do artigo ("Uma") e do adjetivo ("honesta"). Esses termos alteram o sentido do núcleo determinando ou modificando esse sentido. No 1° caso o artigo determina o sujeito, expressa o grau de precisão do núcleo, com o sentido de polícia no geral; no 2° caso o adjetivo modifica uma qualidade desse núcleo, evidência um atributo do núcleo.
Modificar significa moderar, restringir, alterar ou dar forma nova. Determinar significa demarcar termos ou limites; fixar, indicar com precisão, diferençar, ocasionar, distinguir.

Os sintagmas quando mudados de posição, tomam a colocação irregular, sendo admitida na norma padrão. O estudo dos sintagmas é de fundamental importância para a compreensão das relações sintáticas entre as orações.

Sintagma nominal[editar | editar código-fonte]

Crystal Clear app xmag.png Ver também: Sujeito e Complemento verbal
É formado por um nome e seus determinantes, adjuntos adnominais e a oração subordinada adjetiva. Forma o sujeito e os complementos verbais:
Nós dois salvamos tua vida.
A espécie daquela árvore corre risco de extinção.
Os que possuem mais dinheiro vivem mais.

Sintagma adjetivo[editar | editar código-fonte]

Crystal Clear app xmag.png Ver também: Predicativo e complemento nominal
É formado pelo complemento nominal e seus respectivos advérbios modificadores e o predicativo, introduzido por verbo de ligação expresso:
A espécie daquela árvore é fascinante.
Somos todos muito culpados pelos recentes acontecimentos.
O sangue é um tecido do corpo humano.

Sintagma adverbial[editar | editar código-fonte]

Crystal Clear app xmag.png Ver também: Adjunto adverbial
É formado pelo advérbio e seus modificadores. Forma o adjunto adverbial:
Nunca viajei de avião.
Os países cessaram a guerra só agora.
Elas mencionaram rapidamente sobre nós.

Sintagma preposicional[editar | editar código-fonte]

É formado pela locução prepositiva, podendo servir como modificador de qualquer outro sintagma:
A espécie daquela árvore corre risco de extinção.
Somos todos muito culpados pelos recentes acontecimentos.
Elas mencionaram rapidamente sobre nós.

Sintagma verbal[editar | editar código-fonte]

Crystal Clear app xmag.png Ver também: Verbos
É formado pelo verbo, seguido ou não do sintagma preposicional (objeto indireto), do sintagma nominal (objeto direto), do sintagma adverbial (adjunto adverbial) ou do sintagma adjetivo (predicativo):
Nós dois salvamos tua vida.
A espécie daquela árvore é fascinante.
Elas mencionaram rapidamente sobre nós.

O sintagma na construção da frase[editar | editar código-fonte]

Crystal Clear app xmag.png Ver módulos: Frase e Colocação irregular