MootiroMaps/Imprimir

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Índice

Apresentação e conceitos

O que é o MootiroMaps?[editar | editar código-fonte]

O Mootiro Maps é uma ferramenta de uso aberto baseado em uma plataforma livre desenvolvido pelo IT3S para promover o desenvolvimento local e que busca auxiliar transparecer de comunidades por todo o Brasil incluindo informações sobre organizações existentes, recursos, necessidades e investimentos.

Que benefícios o uso do MootiroMaps pode trazer?[editar | editar código-fonte]

  • Possibilita que movimentos locais encontre parceiros que atuam na mesma ou em outras áreas;
  • Mapear propostas de ação e verificar viabilidade de execução junto as comunidades
  • Acompanhar o desenvolvimento de propostas por meio de indicadores na web
  • Identificar oportunidades de negócio e investimento social
  • Aumentar a relevância do investimento social das empresas
  • Favorecer a troca de experiências e metodologias
  • Gerar conhecimento referente ao setor social
  • Promover o desenvolvimento local

Que resultados queremos alcançar com o MootiroMaps?[editar | editar código-fonte]

  • Oportunidades de negócio e investimento social identificados por meio do mapeamento das necessidades e ativos locais
  • Melhores práticas identificadas e trocas de experiências realizadas entre comunidades e organizações
  • Comunidades mobilizadas e promovendo a democracia ativa
  • Redes locais de pessoas e organizações fortalecidas

Qual foi a motivação para criação do MootiroMaps?[editar | editar código-fonte]

Os idealizadores do MootiroMaps perceberam a importância de incentivar maior colaboração entre iniciativas sociais num mesmo território e estimular um processo de dentro para fora das comunidades para, de fato, promover a participação cidadã a partir da sua realidade.

Foram realizadas pesquisas sobre plataformas de crowdsourcing, geoferenciamento e terceiro setor no Brasil e no Mundo para encontramos soluções que propiciem a inteligência coletiva para o desenvolvimento local.

Ainda não há espaços de colaboração eficazes entre o cidadão, organizações da sociedade civil, empresas privadas e governos para fortalecer as ações no território. Acreditamos ser possível um desenvolvimento criativo a partir da convergência de informações e dos conhecimentos de uma comunidade territorial articulada.

Nas comunidades, percebeu-se que tecnologia é pouco utilizada para catalisar os processos de mobilização locais; não há uma cultura de colaboração entre as iniciativas sociais; as lideranças realizam ações de forma isolada, com dificuldades de atrair investimentos.

Entre as empresas, institutos e fundações, há dificuldades em coordenar esforços de diferentes investimentos numa mesma região, ocasionando duplicidades; são elaborados processos de diagnósticos custosos para conhecimento da comunidade, que em um ano ficam desatualizados. Os dados sobre esses diagnósticos e investimentos realizados não são publicizados, o que dificulta o planejamento local e a continuidade das ações por outras instituições.

Outros processos de desenvolvimento comunitário, promovidos por organizações multilaterais não utilizam-se de ferramentas web para sistematizar e promover a sustentabilidade das ações. Assim como os órgãos públicos detêm poucas informações da própria comunidade para planejar seus investimentos.

Com o MootiroMaps, pretendemos incentivar articulações emergentes complexas num nível local. E para isso precisaremos encontrar metodologias de mobilização que criam sentido na ponta. As pessoas e organizações estão sobrecarregadas, no entanto, essa co-criação de conteúdos é pouco valorizada pelos financiadores

Acreditamos que essas mudanças dependem de atitude para criarmos outras formas de atuar e de nos organizarmos. O MootiroMaps foi desenvolvido para contribuir com esta visão de sociedade.

Como posso encontrar mais informações sobre a iniciativa do MootiroMaps? O site do MootiroMaps é http://maps.mootiro.org; nosso blog é http://blog.mootiro.org; A organização e documentação pública está em : http://br.wikimedia.org/wiki/MootiroMaps, que também é aberta, e é um dos locais para se propor novas comunidades, caso queira um foco ou uma orientação maior. É possível se comunicar com outros usuários do MootiroMaps via a lista de e-mails: maps@mootiro.org

Aplicação e uso

Usos[editar | editar código-fonte]

Criar um portfólio sobre a comunidade[editar | editar código-fonte]

Criar um portfólio sobre sua comunidade para dar visibilidade às ações e encontrar apoiadores para a realização de projetos Funcionalidades: Cada comunidade terá um próprio ambiente no MootiroMaps com uma URL. A comunidade pode mapear organizações, recursos locais, necessidades e ações previstas. Por que isso é importante? Apoiadores e investidores podem encontrar sua comunidade e começar a interagir. Você pode mostrar que sua comunidade é ativa e interessada em participar de projetos de desenvolvimento comunitário.

Facilitar a comunicação comunitária[editar | editar código-fonte]

Funcionalidades: Os moradores podem comunicar via o MootiroMaps, registrando atas de encontro e discutir sobre as necessidades da comunidade. Os usuários podem assinar temas que mais os interessam e acompanhar as novidades. Cada grupo comunitário terá uma lista de discussão. Por que isso é importante? Costuma ser difícil encontrar horários em que todos os moradores podem participar de uma reunião ou encontro. A plataforma possibilita que os moradores participem e discutam sobre a comunidade mesmo quando não conseguem participar de reuniões. Para que a comunidade consiga trabalhar bem, é importante que a comunicação flua e que tenha transparência e informações facilmente ao alcance de todos.

Facilitar a priorização de ações de desenvolvimento comunitário[editar | editar código-fonte]

Funcionalidades: Os moradores podem acessar a plataforma e discutir as necessidades da comunidade, bem como votar na relevância das mesmas. Por que isso é importante?: Para a comunidades e os atores que trabalham em prol do desenvolvimento da mesma é importante conseguir priorizar ações que mais são urgentes para a população. Isso faz com que aloquem esforços e recursos nas ações que potencialmente gerem melhorias de maior impacto para a comunidade. Além disso, a comunidade vai estar mais disposto a participar de ações que ela enxerga como relevante o que favorece a mobilização e o engajamento de um maior número de pessoas nas ações de melhoria comunitária.

Facilitar a mobilização de moradores da comunidade[editar | editar código-fonte]

Funcionalidades: Cada tipo de conteúdo no MootiroMaps (a página da comunidade, recursos, organizações, necessidades, propostas) tem uma integração com redes sociais. Ou seja, os usuários podem postar conteúdo no Facebook e Twitter e chamar a atenção de outros moradores. Nos eventos será possível os usuários se cadastrarem para um tipo de evento sobre o qual querem ser informados, por exemplo, as reuniões da associação de moradores e o sistema manda lembretes via sms. Por que isso é importante?: Em muitas comunidades a mobilização de grande número de moradores está sendo um desafio, tanto para participar de reuniões como de eventos comunitários, abaixo-assinados ou mutirões. Geralmente, a divulgação se faz boca-a-boca o que consome muito tempo. A ferramenta deve apoiar esse processo e tornar a comunicação comunitária mais eficiente.

Mobilizar para as causas/necessidades da comunidade e conectar-se com parceiros[editar | editar código-fonte]

Funcionalidades: A plataforma prevê não só o registro de comunidades, e sim, também de fundações e empresas e instituições públicas. Na página de necessidades são mostradas “necessidades parecidas” de outras comunidades. Essa funcionalidade favorece o intercâmbio entre comunidades e a aprendizagem mútua. Comunidades que são muito ativas têm um destaque no MootiroMaps e, portanto, têm mais chances de encontrar apoios externos. Por que isso é importante?: As comunidades necessitam de apoios e há muitas possibilidades de apoio disponíveis. Porém, costuma ser bastante trabalhoso a comunidade conseguir encontrar parceiros e apoiadores, pois não há informações sistematizados a respeito de desenvolvimento comunitário na internet. Ao encontrar comunidades que enfrentam desafios parecidos, as comunidades conseguem se conectar e ter mais poder de convencimento no diálogo com as empresas e poder público. Isso favorece o alcance dos objetivos.

Facilitar que organizações que atuam na comunidade a encontrar parceiros[editar | editar código-fonte]

Funcionalidades: A organização consegue caracterizar sua atuação por tags, categorias, bem como identificar o público-alvo e o local de atendimento. A busca permite filtrar por organizações que atuam no mesmo ramo, na mesma região ou com o mesmo público. Por que isso é importante?: Essas funcionalidades favorecem que as organizações consigam encontrar com mais facilidade parceiros que compartilham metodologias e estratégias de trabalho, bem como organizações que tenham uma atuação complementar. Isso favorece que a organização consiga fazer um atendimento mais integral da comunidade, replicar boas práticas com a ajuda de organizações afins e aumentar seu impacto. Também favorece que organizações mais novas aprendam com organizações já estabelecidas e se aproveitem de seu aprendizado.

Comunicar com quais programas e projetos a organização está atendendo a comunidade[editar | editar código-fonte]

Funcionalidades: A organização pode registrar os cursos e projetos com as quais atende a comunidade. Pode também classificar essas ofertas usando tags e categorias. Por que isso é importante?: Muitas organizações enfrentam problemas para comunicar seus programas frente à comunidade que querem atender. Como no MootiroMaps cada comunidade tem seu próprio ambiente com todas as organizações atuantes relacionadas, basta as organizações fazerem um esforço colaborativo para divulgar o MootiroMaps na comunidade e criar uma cultura de uso e consulta à ferramenta.

Compartilhar recursos com outras organizações[editar | editar código-fonte]

Funcionalidades: Há uma página que lista todos os recursos disponíveis na comunidade. Cada recurso tem uma página que descreva as condições de uso (quando está disponível, com quem precisa agendar e eventuais custos envolvidos). Por que isso é importante?: Em uma comunidade muitos recursos são escassos e, apesar disso, muitas vezes subutilizados. Muitas vezes as organizações e pessoas atuantes na comunidade não possuem informações referentes à infraestrutura que existe na comunidade. Essa funcionalidade favorece que recursos disponíveis na comunidade (especialmente esses na propriedade de organizações que atendem a comunidade) sejam compartilhados. Exemplos de recursos que podem ser compartilhados são: sala de computadores, um veículo, quadras, projetores, câmeras, etc. Uma vez estabelecido uma cultura de troca de recursos, as organizações poderão começar a planejar juntos a aplicação de novos recursos financeiros à disposição da comunidade. Se as organizações consigam provar que haja uma cultura de compartilhamento de recursos, isso os torna mais atraentes para investidores que queiram melhorar a infraestrutura da comunidade.

Realizar colaborativamente diagnósticos da comunidade[editar | editar código-fonte]

Funcionalidades: A ferramenta permite o mapeamento de necessidades e recursos da comunidade bem como a realização de censos comunitários. Por que isso é importante?: Para poder justificar projetos na participação de editais, organizações precisam de dados que justifiquem a relevância do projeto para a comunidade local. Com MootiroMaps esses diagnósticos podem ficar disponíveis publicamente e acessível pela equipe de avaliadores do edital. O diagnóstico das necessidades da comunidade também é essencial para o planejamento de programas e atendimentos da organização. Se as organizações e pessoas que atuam na comunidade colaboram na elaboração dos diagnósticos, os mesmos ficam mais representativos e detalhados.

Aumentar a participação e permanência nos programas oferecidos à comunidade[editar | editar código-fonte]

Funcionalidades: A comunidade pode participar na criação de cursos e programas o que contribui para que os cursos e programas se adequem mais as necessidades dos educandos. A ferramenta facilita que todos se corresponsabiliza pela divulgação dos cursos e participação dos educandos nos programas. Por que isso é importante?: Muitas organizações enfrentam um problema de permanência dos educandos nos programas oferecidos à comunidade. Apesar das comunidades carecerem de ofertas educativas, esportivas e culturais pode ser difícil encher todas as vagas que um programa oferece. Construindo as propostas juntos à comunidade pode aumentar a conhecimento que a organização tem sobre a comunidade local bem como promover que os programas se adequem às necessidades da comunidade local.

Realizar projetos educativos baseados no MootiroMaps[editar | editar código-fonte]

Funcionalidades: As páginas de conteúdo usam um editor markdown. É possível o carregamento de fotos e vídeos. Há uma integração com mídias sociais (Twitter, Facebook e Google+). MootiroMaps Por que isso é importante?: O trabalho com a ferramenta dentro do contexto de aula pode contribuir para a aprendizagem profissional do alunos: MootiroMaps providencia um ambiente que favorece que o educando adquira competências relacionadas ao uso de mídias sociais, wikis, pesquisa na internet, uso de aplicativos web e programas audiovisuais. O trabalho com temas relacionadas à comunidade onde o educando vive contribui para sua formação cidadã e política. Além disso, a ferramenta e a comunidade de usuários favorecem o intercâmbio de experiências entre educadores referente ao trabalho com MootiroMaps dentro de um contexto de aula e/ou oficina.

Como fazer uma descrição de qualidade

Nesse capítulo mostraremos como qualificar o conteúdo dos objetos no MootiroMaps. Será apresentado o que é qualidade de conteúdo no contexto do projeto, o motivo pelo qual ela é imprescindível e como pode ser melhorada.

Da importância da qualidade

Alguns fatos por que devemos zelar pela qualidade dos conteúdos:

  • Manter a qualidade dos artigos melhora o nível de confiabilidade sobre os dados do objeto;
  • Aumenta o nível de ilustração do objeto pode aumentar o entendimento sobre o mesmo;



Como fazer uma descrição de qualidade/O que é um artigo de alta qualidade?

Artigos de alta qualidade atendem a alguns critérios:

  • Facilidade de leitura: Para facilitar a leitura os textos devem ser claros, sucintos, coesos e não apresentar erros gramaticais ou de ortografia.
  • Boa estrutura: O artigo deve ser estruturado em seções para facilitar a leitura e orientação no texto. Muito bons artigos seguem a estrutura de conteúdo sugerido pela pre-definição de conteúdos da comunidade MootiroMaps.
  • Relevância da informação: O artigo apresenta informações relevantes. Quando ele se refere a outros conteúdos do MootiroMaps ou da internet é melhor linkar para esses conteúdos do que repetir descrições gerais.
  • Confiabilidade: O artigo contém fontes e pode ser verificado. Devemos buscar várias fontes referente a determinado conteúdo. Fotos também servem podem servir para comprovar a existência de determinado problema na comunidade.
  • Atualidade: As informações devem ser atuais. Quando não existe uma informação atual, é importante informar a data da fonte que diz à respeito da organização/comunidade/recurso/necessidade/investimento.
  • Imparcialidade: O texto deve ser imparcial e objetivo. Isso é importante quando buscamos informações em sites institucionais. Essas informações precisam ser editadas para não representarem somente a visão da instituição.
  • Legalidade: Fotos, materiais de multimídia e textos usados no MootiroMaps devem respeitar os direitos autorais e serem disponibilizados sob licença creative commons. Todos os conteúdos devem respeitar os direitos humanos. Isso se refere também a comentários. Não devem ser utilizados palavras pejorativas nem descrições que alimentem estereótipos.

Como fazer uma descrição de qualidade/Começar a escrever um bom artigo

Título[editar | editar código-fonte]

Os títulos devem ser objetivos e apresentar informações pertinentes. Se o objeto em questão for:

  • Organização: use o nome mais comum e geral - os nomes das unidades daquela organização serão adicionados em um segundo campo. As unidades aparecerão interligadas umas às outras e ligadas à organização principal.
  • Necessidade: coloque no título, além da própria necessidade, a rua ou comunidade em que está localizada. Exemplo: "Buraco na Rua X" ou "Falta de UBS no Jardim X";
  • Recurso: pode-se utilizar o nome do recurso somado a sua função, "praça dos x", ou "quadra X".

Descrevendo um objeto[editar | editar código-fonte]

Aqui falaremos qual seria os pontos essências para descrever um objeto.

Em geral é interessante um português claro, sem abreviações, gírias e regionalismos. Pois teremos várias pessoas de várias partes do país, e futuramente de outras nacionalidades que utilizarão o MootiroMaps, assim, precisamos deixar o mais claro para o maior número de leitores.

Inserir fontes é importante para dar sustentabilidade para o que está incluindo. Mais abaixo mostraremos locais para buscar essas informações.

Inclua fotos que ilustrem o objeto, é importante para facilitar o entendimento do objeto, e até uma forma de acompanhar progressos.

Mais especifico[editar | editar código-fonte]

Comunidades[editar | editar código-fonte]

Para descrever bem uma comunidade, é importante dizer que tipo de comunidade ela é, exemplos, favelas, quilombola, vila, bairro..., pois os trabalhos diferem para os diferentes tipos de comunidades que trabalhamos.

Quantos moradores exitem nessa comunidade, e também se puder contar como a comunidade surgiu também pode facilitar para a realização de trabalhos.

É interessante deixar contatos de pessoas que são reconhecidamente líderes comunitários, para que seja fácil o contato com os mesmos, já que pode

Necessidades[editar | editar código-fonte]

É importa descrever com riqueza de detalhes o que é aquela necessidade, se já foi cobrado soluções aos órgãos públicos, ou responsáveis para resolução desse necessidade. Se puder escrever desde quando aquela necessidade está sendo requerida, ou desde quando ela surgiu também é bom.

Coloque também quem poderia ser responsável por aquela necessidade, por exemplo, se for um lixo, quem está colocando ele ali, e o motivo.

Se puder, já coloque uma proposta para solucionar essa necessidade.

Organizações[editar | editar código-fonte]

Para organizações é importante mostra o que ela busca, e o que ela realmente faz. Bem como um breve histórico de atividades nas comunidades, e projetos em andamento.

Também é interessante deixar contatos dessa organização, para que outros consigam contata-la.

Recursos[editar | editar código-fonte]

Descreva que tipo de recurso, qual a sua função para a comunidade, horário de funcionamento, quais projetos desenvolvidos nele, claro, se você souber. Também colocar os responsáveis pela manutenção e administração do recurso, e os contatos deles.


Colocar boas palavras-chave[editar | editar código-fonte]

Definir o público-alvo[editar | editar código-fonte]

Como fazer uma descrição de qualidade/Qualificar dados

Após descrito, muitas vezes temos informações rasas, ou poucas informações. Nessa seção são apresentadas algumas ferramentas que podem ser utilizadas e atividades que podem ser feitas para melhorar as informações sobre o objeto.

Passo a passo de qualificação de dados[editar | editar código-fonte]

Ferramentas que promovem e auxiliam a qualidade dos artigos[editar | editar código-fonte]

Predefinições de conteúdo[editar | editar código-fonte]

Predefinições ou templates dão uma sugestão como pode ser estruturado o conteúdo. Eles apenas devem nortear na hora de inserir um novo conteúdo ao MootiroMaps. Eles sugerem que

  • o artigo contenha informações específicas
  • que sejam apresentados em uma estrutura específica

Predefinições facilitam a leitura pelo usuário e o acesso à informação pois o usuário sabe, quais dados/informações pode esperar e em qual seção do artigo pode encontrar.

Há diversas técnicas que podem ser utilizadas para definir a estrutura da predefinição:

  1. Estudar a legislação vigente referente à transparência: Quais informações determinada instituição/órgão é obrigada a publicizar?
  2. Realizar um brainstorming: Podemos anotar perguntas que vem à cabeça referente a determinado objeto (organização ou serviço).
  3. Estudar diversos sites que apresentam determinado recurso/organização: Podemos analisar quais questões costumam ser respondidas em websites e/ou folders que apresentam um conjunto de organizações do mesmo tipo.

Clicando nos objetos nós conseguimos ver as predefinições e o que se espera na descrição desses objetos

  1. Comunidades
  2. Organizações
  3. Recursos
  4. Investimentos
  5. Necessidades
  6. Propostas

Banco de fontes[editar | editar código-fonte]

Estamos organizando um banco de fontes para facilitar que você encontre as informações que precise para a qualificação de seu conteúdo. Se você encontrar uma fonte que ainda não listamos, por favor, insira na página respectiva.

Há três tipos de fontes:

  • Dados levantados em campo e confirmados (qualidade mais alta)
  • Dados levantados em sites oficiais (IBGE, Ministérios, INEP, etc.) ou então no próprio site institucional do recurso ou da organização
  • Dados levantados em outros aplicativos que publicam dados (Mapa das obras do PAC, Indicadores no site da Rede Nossa São Paulo)
  • Dados encontrados em jornais oficiais
  • Dados encontrados em blogues ou planilhas de excel que outros internautas organizaram

Atividades que ajudam na qualificação das informações[editar | editar código-fonte]

Pedido de informação[editar | editar código-fonte]

Pesquisas e visitas à organizações[editar | editar código-fonte]

Visitas a campo[editar | editar código-fonte]

Mutirões de qualificação de conteúdo[editar | editar código-fonte]

Oficinas

Oficinas[editar | editar código-fonte]

Formatos de oficina[editar | editar código-fonte]

  1. Com multiplicadores do MootiroMaps
  2. Com alunos
  3. Com lideranças comunitárias

Primeiro contato[editar | editar código-fonte]

Falar sobre a ferramenta e a comunidade[editar | editar código-fonte]

  • Apresentação da ferramenta
Devem ser apresentadas as principais funcionalidades da ferramenta. A ferramenta é bem versátil, e é importante verificar quais são as principais funcionalidades para aquela comunidade, ou grupo de trabalho. Abaixo há uma descrição de alguns usos possíveis da ferramenta.
Podemos fazer essa apresentação por públicos. Pode ser utilizada uma apresentação com screenshots e mostrando as principais características da ferramenta. Alternativamente ou complementar podemos criar panfletos com essas descrições.
  • Cadastro dos usuários na ferramenta

Falar sobre a ferramenta permeado a construção colaborativa livre e a comunidade[editar | editar código-fonte]

É comum que a população em geral, desconheça o conceito de construção colaborativa livre. E para evitar problemas e até começar uma mudança de visão, é importante apresentarmos os conceitos e os porquês de fazer a ferramenta dessa forma.

Oficinas/Com alunos

Objetivos gerais[editar | editar código-fonte]

Formatos de aula[editar | editar código-fonte]

  1. Inclusão digital
  2. Protagonismo juvenil - intervenções comunitárias com jovens
  3. Controle social e dados abertos
  4. Cartografia comunitária
  5. Participação de jovens dos processos de planejamento comunitário
  6. Aproximar a escola da comunidade
  7. Jornalismo comunitário

Exemplos de oficinas[editar | editar código-fonte]

  1. Conscientização ambiental com educandos de Heliópolis
  2. Fundação Tide Setubal
  3. FIC Cultura - Conhecendo e valorizando a cultura local

Moderação de conteúdo

Aqui vamos explicar o modo como a moderação do conteúdo ocorre.

Primeiro temos que voltar para a proposta de construção colaborativa livre e a na lógica Wiki. Assim não há uma hierarquia, todos podem "moderar" o conteúdo. Entretanto algumas pessoas eleitas pela comunidade de voluntários e os desenvolvedores têm ferramentas especiais para a remoção de páginas e bloqueios de edição. Mas estes só acatam decisões da comunidade.

Passos de moderação[editar | editar código-fonte]

Há vários casos que podemos listar em que o conteúdo deve ser moderado. Vamos começar com os mais normais:

  • Violações de direitos autorias;
Há um desconhecimento geral de boa parte das pessoas, sobre direitos autorais, principalmente tratando-se de internet, é comum que haja copias não autorizadas de textos, e esses reproduzidos sem autorização. Hoje há formas de licenciar com essa permissão já implícita, que é o caso das licenças livres, já explicadas e mencionadas nos capítulos anteriores. Para garantir a liberdade do projeto e evitar essas violações, conteúdos que contenham violações são removidos, depois de um prazo de 5 dias com o aviso ao voluntário que inseriu o conteúdo para que o mesmo altere o texto. Há também a possibilidade do autor enviar uma autorização para licenciar aquele texto sobre uma licença livre, assim o conteúdo poderá ser mantido.
  • Spam;
Infelizmente há um grande número de pessoas que se apropriam de forma errada de espaços abertos, como no caso do MootiroMaps. Assim é comum que haja inserção de conteúdos com finalidade de disseminação de conteúdo de propaganda, ou até de ferramentas de engenharia social, esse conteúdo há retirado assim que identificado.
  • Conteúdo fora do escopo do projeto;
Esses são objetos criados que não condizem com os valores da comunidade. Essa classificação pode ser subjetiva, em casos claros como Necessidade: "oi amor", p ex., esses são eliminados assim que identificados. Casos mais subjetivos, são discutidos pelos voluntários dentro de 15 dias, em busca de um consenso sobre o conteúdo daquele objeto.
  • Erros;
Somos pessoas, e erramos, no caso de erros de digitação, erros de criação de polígonos, os conteúdos são consertados e o antigo com o erro eliminado.

Processo de Moderação[editar | editar código-fonte]

Todos podem ajudar na moderação dos conteúdos do MootiroMaps. Há algumas ferramentas que facilitam o acompanhamento e também a participação da qualificação dos conteúdos no MootiroMaps.

Acompanhamento de últimas mudanças[editar | editar código-fonte]

Classificação do conteúdo com tags referentes à qualidade[editar | editar código-fonte]

Utilizando as tags de qualidade para qualificação de conteúdos[editar | editar código-fonte]

Se você quiser ajudar a qualificar as informações no MootiroMaps, você pode acessar a página de busca que lista todos os objetos e inserir uma das tags de qualidade no campo "palavra-chave". Serão filtrados todos os objetos que precisam ser qualificados. Após ter pesquisado determinada informação, é importante eliminar a tag respectiva, por exemplo, buscamos por todas as organizações "sem endereço". Encontramos o endereço em um site na internet e inserimos. Depois podemos apagar a tag "sem endereço".

Predefinições de qualidade de conteúdo[editar | editar código-fonte]

As predefinições de qualidade de conteúdo podem ser inserido no topo do artigo dentro de uma info-box.

Predefinição Uso Palavra-chave[1]
Objeto com descrição de baixa qualidade A Descrição tem que ser clara e cobrir a descrição do objeto, caso esteja ruim, ou mal escrito, a predefinição é utilizada sdescrição
Objeto com dados de contato incompletos ou inexistentes Quanto há informações faltantes de contato, seja ele telefone, email ou endereço scontatos
Objeto sem "palavras-chave" Na falta de palavras que classifiquem aquele objeto e facilitem a busca do mesmo, essa predefinição é utilizada. spchave
Objeto Sem fotos Objetos que necessitam de foto, recebem essa qualificação, há casos que não conseguímos inserir fotos, e nesses casos, há uma isenção na exigência das mesmas. sfoto
Sem ponto no mapa Alguns objetos são criados sem o referenciamento no mapa, para aqueles casos que não há por erro do voluntário, essa predefinição é colocada, no caso de objetos não georreferenciáveis, não há necessidade de pontos. smapa
Objeto desvinculado de uma comunidade Como todo o desenvolvimento da ferramenta é voltado para as comunidades e nas relações com que os agentes têm com elas, devemos sempre relacionar o objeto à uma comunidade. scomunidade
Objeto sem fontes ou de fontes não verificáveis É de suma importância para dar credibilidade e embasamento ao seu texto que ele tenha fontes, como já dissemos, então artigos sem fontes recebem essa predefinição sfonte
Qualidade de conteúdo Aqui colocamos uma classificação do nível de conteúdo segundo os critérios listados aqui, eles funcionam para termos uma visão mais clara da qualidade do artigo que estamos lidando, até para que outros possam contribuir e melhorar esse conteúdo. q1, q2, q3, q4, q5, qd, mínimo.
Violação de direitos autorais Quando houver uma violação dos direitos autorais, colocaremos esse aviso, deixamos o conteúdo invisível ao público, pediremos ao voluntário que altere o conteúdo, não feito isso em 5 dias, ele é removido. VDA
Proposição de eliminação Há momentos que objetos serão inseridos com conteúdos fora do escopo da plataforma, mas como pode ser subjetivo, ou controverso, colocasse uma proposta de deleção, há uma discussão por um prazo determinado (15 dias) e pelo resultado dessa discussão, o objeto é excluído ou não. Eliminar
Reformulação do objeto Às vezes o conteúdo foi criado com tão baixa qualidade, que deve ser totalmente reformulado, nesse caso, essa predefinição é utilizada. Reformular
Informação desatualizada O artigo não foi utilizado há mais de 6 meses. infodes


Página de discussão[editar | editar código-fonte]

Blocos para promover a interação de outros usuários[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Aqui são palavras chaves que apontam para objetos com essas predefinições. Se você quiser ajudar a qualificar as informações no projeto, você pode acessar a página de busca que lista todos os objetos e inserir uma das palavras-chave de qualificação do conteúdo. Serão filtrados todos os objetos que precisam ser melhorados. Após ter melhorado o objeto ao ponto de não ser mais necessário essa predefinição, é importante retirá-la, bem como a palavra-chave.

Rede de Conselhos de Direitos e Tutelares

Para quem este manual foi elaborado?[editar | editar código-fonte]

A proposta deste guia é ajudar Conselheiras/os de Direitos e Conselheiras/os Tutelares a compreenderem como usar as diversas funcionalidades do aplicativo MootiroMaps e como gerar benefícios em sua atuação.

O que é o MootiroMaps?[editar | editar código-fonte]

MootiroMaps é uma aplicação livre para promover o desenvolvimento local. Permite o mapeamento colaborativo de comunidades, organizações, necessidades, recursos e investimentos de um determinado território.

Por que usar o MootiroMaps para promover uma Rede de Conselhos?[editar | editar código-fonte]

  • Visibilidade: por meio do aplicativo os Conselhos, as organizações que o compõem e que são beneficiadas pelos recursos do Fundo ganham uma página própria com informações sobre sua localização, contato, composição, atuação etc. Com o MootiroMaps é possível mapear toda uma rede local voltada à promoção e garantia de direitos de meninas e meninos.
  • Interação: com a rede social as/os Conselheira/os podem se cadastrar facilitando o diálogo com a população, contatando Conselheira/os de outros municípios, promover debates e mobilizações online.
  • Transparência e controle social: a disponibilização e a qualificação de informações e dados públicos por parte dos Conselhos ajudam a população a compreender como e onde esse organismo está trabalhando e favorecem, dessa forma, o controle social das suas atividades. Com a participação da sociedade os conselheiros podem

reconhecer problemáticas e necessidades apontadas pelos cidadãos e assim ter a sua função melhor empregada.

Como criar meu perfil de Conselheiro(a)?[editar | editar código-fonte]

Como cadastrar um Conselho?[editar | editar código-fonte]

Como dar visibilidade às ações do Conselho?[editar | editar código-fonte]

Como encontrar Conselhos mapeados?[editar | editar código-fonte]

Como tirar dúvidas e participar de discussões?[editar | editar código-fonte]

--

Rede de Conselhos de Direitos e Tutelares/Como criar meu perfil de Conselheiro(a)?

Criar uma conta de usuário[editar | editar código-fonte]

Cadastro[editar | editar código-fonte]

Screenshot de tutorial pra cadastramento no MootiroMaps (2).png








  • Caso você seja usuário do Mootiro, Facebook ou Gmail, é possível logar utilizando alguma dessas contas. Senão, registre-se em "Criar uma conta".
Screenshot de tutorial pra cadastramento no MootiroMaps (3).png



























  • É preciso inserir:
    • Um nome/apelido que é utilizado para identificação e não pode ser mudado posteriormente;
    • Um endereço de email: é muito importante que este e-mail seja válido. Ele também serve para identificação de usuário e precisa ser validado após o envio de seus dados;
    • Idioma
    • Uma senha com pelo menos oito dígitos: para aumentar a segurança de seus dados é interessante misturar números com letras e caracteres em maiúscula e minúscula.
Screenshot de tutorial pra cadastramento no MootiroMaps (5).png























Além disso, você precisa aceitar os Termos de Uso e Participação. Por favor, leia os termos com muita atenção antes de criar a conta no MootiroMaps.

Validação do e-mail[editar | editar código-fonte]

Após o envio de seus dados, você recebe um e-mail automático contendo um link que serve para validação do endereço eletrônico. Caso você não tenha recebido essa mensagem, simplesmente clique no link 'clique aqui' para reenviar o e-mail. Preste atenção ao inserir o mesmo endereço que você usou no hora de se cadastrar. O sistema logo reenvia o e-mail para você.

Validacao-do-email.png









Ao clicar no primeiro link da mensagem você está concluindo o processo de criação da conta. Agora você pode se logar em sua conta usando o e-mail e a senha que informou ao se cadastrar. A mensagem contém mais um link e um código de validação caso o primeiro link não funcione. Copie este código (Ctrl+C), clique no link e insira (Ctrl+V) o código no campo. Dessa maneira o seu e-mail também é validado. Sem a validação do endereço eletrônico você não pode se logar no MootiroMaps.


Login[editar | editar código-fonte]

Para interagir com outras/os Conselheiras/os e editar informações sobre Conselhos e organizações, você precisa seguir o primeiro passo da seção "Como criar meu perfil de Conselheira/o?" deste manual e fazer o login em sua conta. Para poder se logar é necessário ter criado uma conta de usuário.

Ao inserir seu e-mail no primeiro campo tome cuidado com caracteres minúsculos e maiúsculos - o sistema diferencia entre esses caracteres.

thumbl

Rede de Conselhos de Direitos e Tutelares/Como cadastrar um Conselho?

Localizando o endereço[editar | editar código-fonte]

  • Insira o endereço do Conselho na barra superior, por exemplo, "Rua da Paz, 87, Campo Grande", e clique em "Ver resultados".
  • Automaticamente a barra vai listar os resultados rastreados e você poderá clicar naquele que está buscando.
Localizando-o-endereco.png














Mapeando o Conselho[editar | editar código-fonte]

  • O MootiroMaps mostrará o mapa e o ponto em que aquele endereço está localizado.
  • Para mapear o Conselho clique em "Adicionar", no menu à esquerda, e depois em "Organização" (indicado pelo ícone azul). Abaixo aparecerão as opções "Adicionar área" e "Adicionar ponto".
Mapeandoo-o-conselho-1--marcado.png























  • O próximo passo é escolher como você deseja marcar o Conselho no mapa:
    • Clique em "Adicionar área" caso o Conselho esteja sediado em um estabelecimento amplo e visível no mapa (utilize o zoom para aproximar e ative o modo "Híbrido" do mapa para ver imagens de satélite). No mapa clique e arraste o cursor interligando os pontos até formar a área desejada sobre a sede do Conselho. Perceba que a área, ou seja, o Conselho, está marcada em azul. Clique em "Concluir". Se quiser modificar a localização, clique em "Cancelar" e reinicie o processo clicando em "Adicionar área".
    • Clique em "Adicionar ponto" caso não seja possível distinguir a área da sede do Conselho. Localize no mapa o Conselho e clique. Ao aparecer o polígono azul clique em "Concluir". Se quiser modificar a localização, clique em "Cancelar" e reinicie o processo clicando em "Adicionar ponto".























Cadastrando o Conselho[editar | editar código-fonte]

Na página criada e você deverá inserir o nome do Conselho no campo superior. Procure seguir esta ordem: Sigla (se houver) - Nome do Conselho - indicação de Município e/ou Estado.

No caso de Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, siga o exemplo similar:

  • CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Grande (MS);
  • COMDICA - Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife (PE);
  • CEDCA-AL - Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas.

No caso do Conselho Tutelar insira o nome do Conselho, indicando bairro, regional ou município. Por exemplo:

  • Conselho Tutelar de Barra do Turvo (SP);
  • Conselho Tutelar de Macapá/Zona Norte (AP);
  • Conselho Tutelar de São Miguel Paulista (São Paulo, SP).

Em seguida clique em "Verificar" e o sistema vai analisar se o nome do Conselho já foi cadastrado. Após a verificação clique em "Cadastrar organização".

Criando uma nova organização no MootiroMaps.png



















Importante: Toda vez que precisar editar e atualizar o perfil, insira as informações necessárias e clique em "Enviar", ao final da página.

Comece a preencher os seguintes campos:

  • "Descrição"

Aqui você deverá inserir informações referentes a:

    • Datas, horários e local das reuniões/assembleias
    • Gestão e composição do Conselho (quais são as organizações/secretarias governamentais e o nome dos conselheiros titulares e suplentes)
    • Orientações sobre como realizar doações ao fundo
    • Resoluções já publicadas pelo Conselho (pode-se linkar os documentos de outro site)
    • Referências (sites e portais que serviram de base para localizar as informações)
Cadastrando-conselho-3-01.png























  • "Comunidade"

Insira a comunidade/bairro atendido pelo Conselho ou organização. Este campo deve ser preenchido somente por Conselhos Tutelares e organizações que tenham alguma atuação localizada, ou seja, que atendam somente determinadas comunidades.

  • "Link"

Cole ou digite o endereço do site/blog do Conselho.

  • "Contato"

Insira o endereço completo, DDD e telefone e um e-mail através do qual a população possa de fato se comunicar com o Conselho.

  • "Público-alvo"

Procure especificar o público-alvo do Conselho. Você pode tanto inserir no campo "Crianças", "Adolescentes", como pode utilizar categorias de idade. Por exemplo, a função auto-complete do MootiroMaps dá as seguintes opções: "crianças (0-6)", "crianças (7-12)" e "adolescentes (13-17)". Ao começar a digitar dentro do campo um balão oferece essas opções e você só precisa clicar com o cursor.

Screenshot de inserção de dados de comunicação no MootiroMaps.png















  • "Categoria"

Este campo mostra aos usuários do MootiroMaps qual a área de atuação do Conselho. Por se tratarem de organismos responsáveis por promover, defender e garantir direitos de meninas e meninos, entende-se que Conselhos de Direitos e Tutelares entram nas categorias "Promoção de Direitos Humanos" e "Assistência Social".

  • "Palavras-chave"

É através dessas palavras-chaves que conselheiros de outros municípios poderão encontrar este Conselho. Por isso é importante que você inclua tags para uma fácil identificação do organismo. Por exemplo "CMDCA", "Salvador", "Bahia", "Fundo Municipal da Criança e do Adolescente".

Leia mais sobre a importância de qualificar as palavras-chaves em "Como encontrar Conselhos mapeados?".

  • "Logotipo"

Neste campo você pode escolher entre fazer o upload do logotipo do Conselho, caso exista uma imagem (logotipo) que o identifique, ou usar os avatares que o MootiroMaps oferece.

Se preferir fazer o upload do logotipo, clique na primeira opção e em seguida em "Selecione um logotipo". Uma janela abrirá e você poderá buscar a imagem nos arquivos do computador.

  • "Imagens"

Para que se conheça mais sobre a atuação do Conselho, você também poder mostrar na página fotos de reuniões, eventos promovidos pelo Conselho, Conferências, empossamento etc. É possível fazer o upload das imagens (siga o passo-a-passo descrito acima) ou simplesmente copiar e colar o link da imagem no campo "Adicionar links".

Screenshot de colocação de palavras-chave no MootiroMaps.png























  • "Unidade"

Neste campo você deve inserir informações sobre a estrutura e sede do Conselho, ou seja, onde a sede e a secretaria executiva do Conselho estão alocados, endereço, local das reuniões, horário de atendimento etc.

Qualificando ainda mais a página do Conselho[editar | editar código-fonte]

Editando o cadastro do Conselho ou da organização[editar | editar código-fonte]

Para editar é preciso estar logado. Você deve acessar o cadastro do Conselho ou organização e clicar no botão à esquerda cujo símbolo é um lápis. Ao terminar sua edição clique em "Enviar", no final da página.

Rede de Conselhos de Direitos e Tutelares/Como dar visibilidade às ações do Conselho?

O aplicativo MootiroMaps é integrado às mídias sociais Facebook, Twitter e Google+. Por meio dos botões que você encontra ao final do cadastro do Conselho ou organização é possível compartilhar e dar visibilidade à página nas redes sociais.

Com essa ferramenta você pode ajudar a divulgar as ações do Conselho, reuniões e eventos, possibilidades de doação ao Fundo, resoluções, diagnósticos etc.

Redes-sociais-02--marcado.png

Rede de Conselhos de Direitos e Tutelares/Como encontrar Conselhos mapeados?

Há duas alternativas para encontrar organizações mapeadas no MootiroMaps que integram um Conselho de Direitos, que foram beneficiadas pelo Fundo ou certificadas pelo Conselho:

  • Barra de busca: ali você deve digitar o nome da organização e clicar em "Ver resultados". Um balão mostrará os resultados encontrados. Por exemplo, ao inserir "Comtiba" um balão lista todas as organizações ligadas a esse Conselho por que foram tageadas com a palavra-chave "Comtiba".
Como filtrar a busca de organizações no MootiroMaps (1).png







  • Palavra-chave: clique no botão "Organizações" e depois em "Opções de visualização". Perceba que surgirá uma barra em que você poderá filtrar sua busca clicando em "Palavra-chave" e inserindo o termo no campo. Essa ferramenta facilita a busca e o reconhecimento de organizações que deliberam sobre as políticas públicas para a infância e também aquelas que atuam na garantia e proteção de direitos.
Como filtrar a busca de organizações no MootiroMaps (4).png

Rede de Conselhos de Direitos e Tutelares/Como tirar dúvidas e participar de discussões?

Entrando em contato pelo conselhos@mootiro.org você pode esclarecer dúvidas, dar sugestões para melhorar a usabilidade da ferramenta, propor e fomentar discussões com outros usuários do Rede de Conselhos.

Envie um e-mail e a equipe do MootiroMaps retornará com as informações que você precisa. Para ser incluído no grupo insira no assunto do e-mail a palavra "Lista". Pronto, agora é só começar a participar!

Metodologias que conversam com o MootiroMaps

Ideias para intervenções comunitárias

Ideias para intervenções comunitárias/Jardinagem Urbana

Materiais[editar | editar código-fonte]

Para construir seu jardim vertical você vai precisar de:

  • Garrafas pet
  • Estilete ou tesoura
  • Furadeira
  • Buchas
  • Parafusos
  • Arruelas
  • Arame
  • Martelo
  • Chave de fenda
  • Trena
20120809 Heliopolis jardim vertical (30).JPG





























Importante: A quantidade de materiais como garrafas, buchas, parafusos, arroelas e arame dependem do tamanho do jardim vertical que você pretende implantar.Com a trena meça a parede ou muro em que será instalado o seu jardim. As medidas podem ser:

  • Entre parafusos:
  • Entre garrafas em um mesmo arame:

Passo-a-passo[editar | editar código-fonte]

Preparando as garrafas[editar | editar código-fonte]

1. Retire os rótulos das garrafas e, com a tesoura ou estilete, inicie a abertura do buraco em que será adicionado a terra e a plantinha. Importante: cada garrafa precisa estar devidamente tampada para evitar a vazão da terra.

20120809 Heliopolis jardim vertical (67).JPG



























1.1. Fique atenta/o para que o tamanho da abertura não seja grande ou pequeno demais.

20120809 Heliopolis jardim vertical (60 1).JPG



















2. Lave as garrafas já cortadas para retirar o resto de refrigerante, suco etc.

20120809 Heliopolis jardim vertical (101).JPG
























3. Com uma furadeira ou um objeto pontiagudo faça 4 buracos nas extremidades da garrafa (2 de cada lado) por onde passarão os arames.

20120809 Heliopolis jardim vertical (79).JPG




























3.1. Faça também alguns furos na parte debaixo da garrafa, no lado contrário da abertura, para que a água não fique empoçada.

20120809 Heliopolis jardim vertical (69 1).JPG




























Instalando seu jardim vertical[editar | editar código-fonte]

4. Meça e corte o arame de acordo com a altura que você deseja para seu jardim vertical. Insira a arruela no parafuso e enrosque a extremidade do arame no parafuso (duas a três voltas).

20120809 Heliopolis jardim vertical (147).JPG
























5. Utilize a furadeira para perfurar a parede ou o muro.

20120809 Heliopolis jardim vertical (122).JPG




















5.1. Coloque a bucha na parede e parafuse os arames.

20120809 Heliopolis jardim vertical (151).JPG


























6. Atravesse as extremidades da garrafa perfurada com os fios de arame.

20120809 Heliopolis jardim vertical (108).JPG


























7. Insira o arame em uma arruela e, na altura em que a garrafa deve permanecer, dê mais uma volta com o fio na arruela.

20120809 Heliopolis jardim vertical (120).JPG

























7.1 Repita o procedimento nas duas extremidades da garrafa.

20120809 Heliopolis jardim vertical (113).JPG
























7.2 Isso impedirá que a garrafa escorregue do suporte.

20120809 Heliopolis jardim vertical (136).JPG


























8. Alterne a posição das garrafas nos fios de arame. Por exemplo: a primeira garrafa ficará presa nos fios 1 e 2, a segunda garrafa nos fios 2 e 3, a terceira garrafa novamente nos fios 1 e 2, e assim por diante.

20120809 Heliopolis jardim vertical (144).JPG



























9. Depois que todas as garrafas estiverem instaladas coloque terra e as mudas de planta.

Tempo necessário[editar | editar código-fonte]

Onde foi feito[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]