MootiroMaps/Como fazer uma descrição de qualidade/Começar a escrever um bom artigo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Título[editar | editar código-fonte]

Os títulos devem ser objetivos e apresentar informações pertinentes. Se o objeto em questão for:

  • Organização: use o nome mais comum e geral - os nomes das unidades daquela organização serão adicionados em um segundo campo. As unidades aparecerão interligadas umas às outras e ligadas à organização principal.
  • Necessidade: coloque no título, além da própria necessidade, a rua ou comunidade em que está localizada. Exemplo: "Buraco na Rua X" ou "Falta de UBS no Jardim X";
  • Recurso: pode-se utilizar o nome do recurso somado a sua função, "praça dos x", ou "quadra X".

Descrevendo um objeto[editar | editar código-fonte]

Aqui falaremos qual seria os pontos essências para descrever um objeto.

Em geral é interessante um português claro, sem abreviações, gírias e regionalismos. Pois teremos várias pessoas de várias partes do país, e futuramente de outras nacionalidades que utilizarão o MootiroMaps, assim, precisamos deixar o mais claro para o maior número de leitores.

Inserir fontes é importante para dar sustentabilidade para o que está incluindo. Mais abaixo mostraremos locais para buscar essas informações.

Inclua fotos que ilustrem o objeto, é importante para facilitar o entendimento do objeto, e até uma forma de acompanhar progressos.

Mais especifico[editar | editar código-fonte]

Comunidades[editar | editar código-fonte]

Para descrever bem uma comunidade, é importante dizer que tipo de comunidade ela é, exemplos, favelas, quilombola, vila, bairro..., pois os trabalhos diferem para os diferentes tipos de comunidades que trabalhamos.

Quantos moradores exitem nessa comunidade, e também se puder contar como a comunidade surgiu também pode facilitar para a realização de trabalhos.

É interessante deixar contatos de pessoas que são reconhecidamente líderes comunitários, para que seja fácil o contato com os mesmos, já que pode

Necessidades[editar | editar código-fonte]

É importa descrever com riqueza de detalhes o que é aquela necessidade, se já foi cobrado soluções aos órgãos públicos, ou responsáveis para resolução desse necessidade. Se puder escrever desde quando aquela necessidade está sendo requerida, ou desde quando ela surgiu também é bom.

Coloque também quem poderia ser responsável por aquela necessidade, por exemplo, se for um lixo, quem está colocando ele ali, e o motivo.

Se puder, já coloque uma proposta para solucionar essa necessidade.

Organizações[editar | editar código-fonte]

Para organizações é importante mostra o que ela busca, e o que ela realmente faz. Bem como um breve histórico de atividades nas comunidades, e projetos em andamento.

Também é interessante deixar contatos dessa organização, para que outros consigam contata-la.

Recursos[editar | editar código-fonte]

Descreva que tipo de recurso, qual a sua função para a comunidade, horário de funcionamento, quais projetos desenvolvidos nele, claro, se você souber. Também colocar os responsáveis pela manutenção e administração do recurso, e os contatos deles.


Colocar boas palavras-chave[editar | editar código-fonte]

Definir o público-alvo[editar | editar código-fonte]