Uma torneira redutora em L tem área de 0.01 m2 na entrada e 0.0025 m2 na saída. A pressão da água na entrada é de 220k Pa (absoluta) e a velocidade na saída é de 16 m/s. A saída de água é livre, ou seja, a torneira descarrega na atmosfera. Determine as forças que atuam sobre a torneira, considerando que seu volume é de 250 cm3 e seu peso, 400 g.
Escolhamos o interior da torneira como o volume de controle C a ser considerado. Escolhamos ainda o sistema de coordenadas com o eixo X na direção horizontal do fluxo e o eixo Y na direção vertical, e apliquemos a equação de continuidade e a equação de conservação do momento linear na sua forma integral:
equação de continuidade
Como o fluido é incompressível, ρ é uma constante
equação de conservação do momento linear
Como ρ e v são constantes dentro da torneira e só existe fluxo nas superfícies de entrada e de saída,
A força Ffluxo cancela o momento que o fluxo possui no sentido horizontal e adiciona momento na direção vertical negativa (ou seja, para baixo). Ela, no entanto, é a força que a torneira exerce sobre o fluxo. A força exercida pelo fluxo sobre a torneira será, evidentemente, igual e de sentido contrário. É preciso ainda considerar o peso da água e da torneira e as forças hidrostáticas.
peso da água e da torneira
forças hidrostáticas
considerando que as pressões consideradas são manométricas. Assim, as forças sobre a torneira podem ser escritas