Matemática financeira

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

A matemática financeira é uma disciplina que agrupa algumas técnicas de matemática para resolver problemas de fluxo de caixa e de equivalência de capitais, tanto em regime de juros simples como de juros capitalizados.

Quando você vê em uma propaganda: "Compre uma televisão à vista por $ 1.000 ou a prazo em 5 parcelas de $ 260" você, provavelmente, pensaria: "É melhor comprar a prazo, pois prefiro pagar parcelado e, em apenas 5 meses, eu acabo de pagar."

Mas você esqueceu de pensar em um "detalhe": 5 parcelas de $ 260 somam o equivalente a $ 1.300 – que é 30% a mais do que a oferta à vista ($ 1.000). São em situações como essas que você percebe como a matemática financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimento ou financiamento de bens de consumo. Ela consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira. A solução para este problema (ou seja, é melhor pagar à vista ou a prazo?) é baseada no valor da taxa de juros que você (que vai pagar pelo bem) considera uma taxa aceitável. Se os juros deste parcelamento forem menores que esta taxa, então pagar em prestações é um bom negócio, caso contrário, é melhor pagar à vista.


Sumário[editar | editar código-fonte]

  1. Conceitos Básicos 75%.svg
  2. Porcentagem 00%.svg
  3. Regimes de Capitalização
    1. Juros Simples 25%.svg
    2. Juros Compostos 50%.svg
  4. Fluxo de Caixa 25%.svg
  5. Análise de investimentos 25%.svg
  6. Descontos 00%.svg
  7. Amortizações 25%.svg
Anexos
  1. Exercícios de compreensão 00%.svg
  2. Glossário 00%.svg

Ligações externas[editar | editar código-fonte]