Matemática divertida/Triângulo de Pascal

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


O Triângulo de Pascal[editar | editar código-fonte]

O triângulo de Pascal são números dispostos desta maneira:


O triângulo de Yang Hui.

O triângulo aritmético é conhecido há muito tempo, mas recebeu o nome de 'Triângulo de Pascal' devido aos estudos que o filósofo e matemático Blaise Pascal (1623-1662) fez deste.

O triângulo é infinito e simétrico, e seus lados esquerdo e direito sempre devem possuir o número Cada linha possui um número a mais que a linha anterior. Além disso, o triângulo também possui várias propriedades interessantes que permitem construir com facilidade a linha seguinte. Vamos detalhar estas propriedades a seguir.





Propriedades[editar | editar código-fonte]

Propriedade 1[editar | editar código-fonte]

A primeira propriedade do triângulo que iremos apresentar está relacionada à soma dos elementos de cada uma das linhas. Para ilustrar isto, vamos associar a cada linha do triângulo um número, começando do

Pascaltriangle2.PNG

A propriedade diz que a soma de todos os números de uma linha é igual a elevado àquele número que associamos à linha. E o que significa isto?

Quando dizemos que o número está elevado a por exemplo, queremos dizer que o foi multiplicado por si mesmo vezes:

Você pode observar na figura o resultado das somas relacionadas à cada linha do triângulo:

Pascal4.png

Vamos conferir algumas delas:

  • (qualquer número elevado a )

E assim você mesmo pode continuar a verificar a propriedade.

Propriedade 2[editar | editar código-fonte]

A próxima propriedade do triângulo que veremos é a relação de Stifel.

Ela diz que a soma de dois números de uma mesma linha do triângulo é o número que está na linha logo abaixo, bem abaixo dos dois números somados. A figura ilustra melhor a propriedade:

Pascal3.png

Vamos verificar as somas apontadas na figura:

Você pode continuar verificando essa propriedade calculando mais somas.

Propriedade 3[editar | editar código-fonte]

Nossa próxima propriedade diz respeito à soma dos números dispostos em diagonal, começando sempre do a partir da direita. Observe a figura para visualizar melhor:

Pascal2.png

A soma dos números da coluna estará sempre na coluna seguinte, na linha logo abaixo daquela em que está o último número que foi somado, como mostra a figura.

Vamos conferir algumas somas:

Da mesma forma que foi feito com as propriedades anteriores, você pode continuar verificando esta! Mas tome cuidado, as somas das colunas devem começar sempre a partir do primeiro número da coluna.

Propriedade 4[editar | editar código-fonte]

Nossa última propriedade é bem parecida com a anterior, só que, em vez de as somas começarem do lado direito do triângulo, desta vez devem começar do lado esquerdo:

Pascal1.png

Da mesma forma, você vai encontrar a soma desta diagonal na linha abaixo daquela em que está o último número somado. Também aqui você deve ter sempre o cuidado de começar a soma do primeiro número da coluna.

Vamos verificar as somas da figura:

Continue verificando a propriedade!

Exercício[editar | editar código-fonte]

1. No triângulo de Pascal abaixo, faltam os números de algumas linhas. Utilize as propriedades que vimos acima para completar corretamente os espaços. Procure usar mais de uma propriedade para encontrar os números que faltam. As respostas você encontra nesta página.


2. Usando as doze linhas do triângulo de pascal obtido no exercício anterior, destaque todos os números pares que encontrar, circulando cada um deles. Curiosamente, a disposição dos números pares deste triângulo segue um padrão. Consegue identificá-lo? Dicas: tente completar mais algumas linhas do triângulo e consulte a próxima seção deste wikilivro.