Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Vista parcial do Vale do Anhangabaú. São Paulo-SP 24
Lista de marcas identificadas
[editar | editar código-fonte]- Clínica de Olhos Santa Efigênia
- Imperial
- CICA
- Extrato de Tomate Elefante
Pesquisa sobre marcas
[editar | editar código-fonte]Clínica de Olhos Santa Efigênia
[editar | editar código-fonte]Foi realizado uma pesquisa, porém ao realiza-la não foi possível identificar a marca anunciante por motivos da mesma ser pequena e local.
Imperial
[editar | editar código-fonte]Foi realizado uma pesquisa, mas ao realiza-la não foi possível identificar a marca anunciante por falta de informações na figura.
CICA
[editar | editar código-fonte]CICA - Companhia Industrial de Conservas Alimentícias - foi fundada no ano de 1941, no Estado de São Paulo na cidade de Jundiaí, pela união das família Guzzo, Guerrazzi, Messina e Bonfigliol. A empresa foi a maior multiprodutora agrícola brasileira, conhecida principalmente pelo famoso extrato de tomate elefante.
A década e 80 foi favorável para a empresa possibilitando expansão. No ano de 1985 a Arisco e a CICA entraram em um acordo no qual a Arisco iria processar os tomates de alguns campos da CICA.
Virando a década, a CICA inaugurou uma fábrica para processar tomates área de Patos em Minas Gerais. Mas em 92, da-se o início do declínio da empresa, a fábrica de Presidente Prudente é fechada. E no ano seguinte a instituição foi adquirida e incorporada a Knor pela Gessy Lever, atual Unilever. Durante os anos de 1998 e 1999 a fábrica de Jundiaí, a matriz da CICA, é desativada. A companhia CICA é totalmente desativada em 2003 e hoje seus produtos pertencem a Cargil.
- Referências
https://www.unilever.com.br/brands/our-brands/knorr.html
http://www.congressotomate.com.br/2011/palestras/Tomaticultura-industrial-no-cerrado-25-anos.pdf
Extrato de Tomate Elefante
[editar | editar código-fonte]O Extrato de Tomate Elefante é o produto mais conhecido da antiga CICA. Ele existe desde 1941 e originou do gosto do filho de um dos fundadores da empresa.
O símbolo do elefante era inicialmente de toda a marca CICA e remetia ao gosto por caçadas. Apenas na década de 60 que o extrato de tomate ficou com a exclusividade do elefante. Ele inicialmente era um desenho de uma campanha publicitária de um jornal que não teve continuidade e assim foi adotado pela CICA e personalizado por Mauricio de Sousa como o personagem Jotalhão.
- Referências
https://www.propagandashistoricas.com.br/2015/09/historia-do-molho-de-tomate-elefante.html
Comentários sobre a fotografia
[editar | editar código-fonte]Representado na imagem temos uma vista parcial do Vale do Anhangabaú em São Paulo . Essa área está situada ente dois viadutos o do Chá e o viaduto Santa Ifigênia. O Vale pode ser considerado uma praça e nela ocorrem varias manifestações culturais, politicas e eventos. É considerado como o ponto que separa o novo centro do antigo.
Estruturalmente podemos dizer que hoje essa área é um calçadão sobre um entroncamento rodoviário. Mas para ser essa área que é hoje ocorreram grandes mudanças desde 1822 quando ainda não havia nenhuma urbanização e consistia apenas em uma ponte que ligava um lado do morro ao outro.
No ano de 1877 teve inicio a primeira forma de urbanização da área, que foi a construção do Viaduto do Chá, e que só viria a ficar pronto em 1892 junto com a construção de 33 prédios para acomodar pessoas que por ali moravam em chácaras e com a construção do viaduto foram desapropriadas.
Apenas no ano de 1910 que com o arquiteto Alexandre Albuquerque que houve o ajardinamento da área dando origem ao Parque do Anhangabaú, que além das plantas recebeu uma fonte e 12 esculturas de mármore, bronze e granito da comunidade italiana como homenagem ao Centenário da Independência do Brasil.
Mas no fim da década de 1930, uma via expressa tomou o lugar do parque.
E foi 20 após essa reforma que Werner Haberkorn foi até a área do Vale do Anhangabaú e realizou a série de fotografias que representava a urbanização da cidade de São Paulo e os outdoors que naquela época ainda eram permitidos.
Haberkorn em suas fotos representou desde marcas pequenas e locais como a Clinica de Olhos Santa Efigênia e Imperial até marcas que saiam do âmbito da cidade de São Paulo como a Cica e o Extrato de Tomate Elefante.
Portando, Haberkorn quando realizou as fotografias da cidade de São Paulo na década de 50 ele retratou também a crescente urbanização da área que era considerada importante, por isso haviam outdoors de marcas extremamente conhecidas e famosas e de marcas pouco conhecida que buscavam aumentar seus números de clientes.