Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Vista parcial do Vale do Anhangabaú. São Paulo-SP 24

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista parcial do Vale do Anhangabaú. São Paulo/SP (metadados).

Lista de marcas identificadas[editar | editar código-fonte]

  • Clínica de Olhos Santa Efigênia
  • Imperial
  • CICA
  • Extrato de Tomate Elefante

Pesquisa sobre marcas[editar | editar código-fonte]

Clínica de Olhos Santa Efigênia[editar | editar código-fonte]

Foi realizado uma pesquisa, porém ao realiza-la não foi possível identificar a marca anunciante por motivos da mesma ser pequena e local.

Imperial[editar | editar código-fonte]

Foi realizado uma pesquisa, mas ao realiza-la não foi possível identificar a marca anunciante por falta de informações na figura.

CICA[editar | editar código-fonte]

CICA - Companhia Industrial de Conservas Alimentícias - foi fundada no ano de 1941, no Estado de São Paulo na cidade de Jundiaí, pela união das família Guzzo, Guerrazzi, Messina e Bonfigliol.  A empresa foi a maior multiprodutora agrícola brasileira, conhecida principalmente pelo famoso extrato de tomate elefante.

A década e 80 foi favorável para a empresa possibilitando expansão. No ano de 1985 a Arisco e a CICA entraram em um acordo no qual a Arisco iria processar os tomates de alguns campos da CICA.

Virando a década, a CICA inaugurou uma fábrica para processar tomates área de Patos em Minas Gerais. Mas em 92, da-se o início do declínio da empresa, a fábrica de Presidente Prudente é fechada. E no ano seguinte a instituição foi adquirida e incorporada a Knor pela Gessy Lever, atual Unilever. Durante os anos de 1998 e 1999 a fábrica de Jundiaí, a matriz da CICA, é desativada. A companhia CICA é totalmente desativada em 2003 e hoje seus produtos pertencem a Cargil.

Referências

http://www.observatoriosocial.org.br/var/www/html/observatoriosocial.org.br/web/sites/default/files/01-04-2002_01-unilver_arisco_cica-comportalmento_social_trabalhista.pdf

https://www.unilever.com.br/brands/our-brands/knorr.html

http://www.congressotomate.com.br/2011/palestras/Tomaticultura-industrial-no-cerrado-25-anos.pdf

Extrato de Tomate Elefante[editar | editar código-fonte]

O Extrato de Tomate Elefante é o produto mais conhecido da antiga CICA. Ele existe desde 1941 e originou do gosto do filho de um dos fundadores da empresa.

O símbolo do elefante era inicialmente de toda a marca CICA e remetia ao gosto por caçadas. Apenas na década de 60 que o extrato de tomate ficou com a exclusividade do elefante. Ele inicialmente era um desenho de uma campanha publicitária de um jornal que não teve continuidade e assim foi adotado pela CICA e personalizado por Mauricio de Sousa como o personagem Jotalhão.

Referências

https://www.propagandashistoricas.com.br/2015/09/historia-do-molho-de-tomate-elefante.html

Comentários sobre a fotografia[editar | editar código-fonte]

Representado na imagem temos uma vista parcial do Vale do Anhangabaú em São Paulo . Essa área está situada ente dois viadutos o do Chá e o viaduto Santa Ifigênia. O Vale pode ser considerado uma praça e nela ocorrem varias manifestações culturais, politicas e eventos. É considerado como o ponto que separa o novo centro do antigo.

Estruturalmente podemos dizer que hoje essa área é um calçadão sobre um entroncamento rodoviário. Mas para ser essa área que é hoje ocorreram grandes mudanças desde 1822 quando ainda não havia nenhuma urbanização e consistia apenas em uma ponte que ligava um lado do morro ao outro.

No ano de 1877 teve inicio a primeira forma de urbanização da área, que foi a construção do Viaduto do Chá, e que só viria a ficar pronto em 1892 junto com a construção de 33 prédios para acomodar pessoas que por ali moravam em chácaras e com a construção do viaduto foram desapropriadas.

Apenas no ano de 1910 que com o arquiteto Alexandre Albuquerque que houve o ajardinamento da área dando origem ao Parque do Anhangabaú, que além das plantas recebeu uma fonte e 12 esculturas de mármore, bronze e granito da comunidade italiana como homenagem ao Centenário da Independência do Brasil.

Mas no fim da década de 1930, uma via expressa tomou o lugar do parque.

E foi 20 após essa reforma que Werner Haberkorn foi até a área do Vale do Anhangabaú e realizou a série de fotografias que representava a urbanização da cidade de São Paulo e os outdoors que naquela época ainda eram permitidos.

Haberkorn em suas fotos representou desde marcas pequenas e locais como a Clinica de Olhos Santa Efigênia  e Imperial até marcas que saiam do âmbito da cidade de São Paulo como a Cica e o Extrato de Tomate Elefante.

Portando, Haberkorn quando realizou as fotografias da cidade de São Paulo na década de 50 ele retratou também a crescente urbanização da área que era considerada importante, por isso haviam outdoors de marcas extremamente conhecidas e famosas e de marcas pouco conhecida que buscavam aumentar seus números de clientes.