Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Vista parcial do Vale do Anhangabaú. São Paulo-SP 23

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista parcial do Vale do Anhangabaú. São Paulo/SP (metadados).

Lista de marcas identificadas[editar | editar código-fonte]

  • Chevrolet
  • Cinzano

Pesquisa sobre marcas[editar | editar código-fonte]

Chevrolet[editar | editar código-fonte]

Chevrolet é um fabricante de veículos motorizados norte-americano fundado em 1911 por Louis Chevrolet (conhecida também pela abreviação "Chevy") e que pertence à General Motors (GM) juntamente com Cadillac, Buick, GMC, Holden, Pontiac e antigos proprietários das marcas Opel e Vauxhall, ex-fabricantes da marca na Europa. Atualmente, é a marca mais vendida no Brasil, além de fabricar o carro mais vendido no país, o Onix.

A General Motors do Brasil (GMB) é a maior subsidiária da General Motors na América do Sul, e a segunda maior operação do grupo fora dos Estados Unidos. A empresa foi fundada em 1925, iniciando suas atividades no bairro histórico do Ipiranga, em São Paulo. Inicialmente, a empresa apenas montava seus veículos com as peças e componentes importados da matriz, nos Estados Unidos. Após cinco anos, a GMB inaugurou sua primeira fábrica em 1930, em São Caetano do Sul - São Paulo. Em 1958, uma nova unidade começou a operar em São José dos Campos - São Paulo, sendo inaugurada oficialmente em 1959, pelo Presidente Juscelino Kubitschek.

No início do anos 60, produzindo apenas veículos útilitários e comerciais leves, a GMB decidiu expandir sua linha de produtos, desenvolvendo o projeto 676, que resultaria no lançamento do Chevrolet Opala, em Novembro de 1968, o primeiro automóvel de passeio produzido pela montadora no Brasil, modelo que se tornou grande sucesso de público, com 1 milhão de unidades produzidas e comercializadas ao longo de 24 anos de existência (1968-1992).

Em 2015, completou 90 anos de atividades no país.

Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/General_Motors_do_Brasil

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet#Chevrolet_no_Brasil

Site da Chevrolet (em inglês)

Site da Chevrolet Brasil (em português)

Site da General Motors (em inglês)

Artigo sobre a história do Opala no Brasil (em português)

Cinzano[editar | editar código-fonte]

Cinzano foi criado em 1757 quando dois irmãos, Giovanni Giacomo e Carlo Stefano Cinzano receberam os seus diplomas com Master Distillers e, consecutivamente, abriram uma pequena loja em Turim, Itália. Desde esta pequena loja, Cinzano tem crescido sendo hoje um dos líderes mundiais em vermute e espumantes.

Chegou em São Paulo nos anos 50, a empresa decidiu sua instalação aqui por conta do grande número de italianos na região.

Referências

http://emporspirits.com/cinzano/

http://www.cinzano.com/int/en/heritage/

http://www.saopauloinfoco.com.br/rabo-de-galo/

Comentários sobre a fotografia[editar | editar código-fonte]

Fotografia retirada na década de 1950. O ponto em que o fotógrafo se encontra apresenta o mesmo nível de altura do viaduto, mas ainda sim inclina o ângulo da câmera para cima com o intuito de dar ênfase às características verticais apresentadas no contexto urbano.

Em primeiro plano a foto consegue capturar concomitantemente a parte inferior e superior do Viaduto do Chá, a iluminação retratada consegue demonstrar como a metrópole paulista era movimentada na época, mesmo no período noturno se mostra ativa, seguindo a intenção de Harberkorn de representar São Paulo como um centro urbano moderna e ativa. Com a Avenida 23 de Maio em sua parte inferior em segundo plano, juntamente a alguns prédios na parte superior, incluindo o edifício da antiga Light S.A, que agora da lugar ao shopping Light. Também é possível observar o vale do Anhangabaú no canto inferior direito da imagem