Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Vista parcial do Vale do Anhangabaú. São Paulo-SP 21

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista parcial do Vale do Anhangabaú. São Paulo/SP (metadados).

Lista de marcas identificadas[editar | editar código-fonte]

  • Pneus General
  • Companhia Paulista de Seguros

Pesquisa sobre marcas[editar | editar código-fonte]

Pneus General[editar | editar código-fonte]

A 'General Tire and Rubber Company' é uma empresa produtora de pneus fundada em 29 de setembro de 1915 por William F. O'Neil e Winfred E. Fouse em Akron, Ohio, que revolucionou a indústria de manufatura de pneus na década de 20 ao criar pneus largos e de baixa pressão.

Em 1930 a General Tire expandiu-se internacionalmente vindo para o Brasil e tornando-se a “Pneus General”, na mesma época a empresa também começou a produzir tecidos. No dia 30 de outubro de 1987, a companhia alemça Continental Tire North America, Inc. comprou a General Tires, Inc.

Seu slogan era “Mais cedo ou mais tarde, você vai ter General”, e hoje em dia tornou-se “Qualquer lugar é possível”.

Referências

https://www.generalbanden.nl/en/general-tire-history/

https://www.generaltire.com.br/ligeiros/a-marca

Companhia Paulista de Seguros[editar | editar código-fonte]

A Companhia Paulista de Seguros Marítimos e Terrestres foi fundada em 1906 na cidade de São Paulo, pois a cidade tornava-se capital financeira do país.

Na década de 50 houve a inauguração de sua sede própria, um edifício de 22 andares no centro da capital paulista na rua Libero Badaró, que se tornou cartão postal da cidade.

Nos anos 90 a companhia juntou-se ao Liberty Mutual Group, um dos maiores grupos seguradores do mundo, o que mais tarde, em 2006, resultou na sua mudança de nome para "Liberty Seguros S/A". Em 2008, a Indiana Seguros também foi adquirida pelo grupo Liberty. A Liberty Seguros se tornou, em 2010, a maior operação internacional do grupo.

Além de São Paulo, o Grupo Liberty também possui empresas subsidiárias em Lisboa e Madrid.

Referências

http://www.libertyseguros.com.br/Pages/sobre-a-liberty.aspx

Comentários sobre a fotografia[editar | editar código-fonte]

A missão de Werner Haberkorn nessa coletânea de fotografias era vender a imagem de São Paulo como sinônimo de modernidade e de avanço.

O palco de muitas de suas fotos foi o Vale do Anhangabaú, pois era um cenário que transmitia essa imagem moderna e metropolitana da capital paulista. Na fotografia podemos ver mais a frente o Viaduto do Chá, com muitas pessoas andando sobre, além de alguns veículos, que também mostravam um pouco da automobilização e da modernização que a cidade passava.

As grandes cidades passaram por um processo de reformulação, principalmente com a verticalização, e com São Paulo não foi diferente. O que Haberkorn faz prevalecer nessa fotografia são os grandes edifícios, que são marcas da modernização. É possível notar alguns edifícios famosos na imagem, como o edifício Matarazzo, que atualmente é a sede da prefeitura da cidade, logo ao lado do viaduto. Outro prédio notável é o alto edifício sede da Companhia Paulista de Seguros, localizado um pouco mais ao fundo.