Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Vista parcial do Vale do Anhangabaú. São Paulo-SP 14

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista parcial do Vale do Anhangabaú. São Paulo/SP (metadados).

Lista de marcas identificadas[editar | editar código-fonte]

  • Biotônico Fontoura
  • Ultragaz
  • Gazeta Vermouth

Pesquisa sobre marcas[editar | editar código-fonte]

Biotônico Fontoura[editar | editar código-fonte]

Biotônico Fontoura é um medicamento criado pelo farmacêutico Cândido Fontoura (Nascido em Bragança Paulista) que fundou em São Paulo em 1910 uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde frágil. O nome Biotônico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato,  famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura. Ambos trabalhavam no jornal, atualmente chamado de Estadão, e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo que se sentiu mais animado.  Por volta dos anos 90, o Biotônico havia se tornado uma marca do portfólio da DM Farmacêutica, depois foi vendida a Hypera Pharma que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. Em 2010 o Biotônico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. Em 2001 sua formula teve de ser alterada por conta da proibição da Anvisa de tônicos, fortificantes e suplementos destinados às crianças que contivessem álcool etílico na formulação; na época o produto tinha um teor alcoólico de 9,5% . Em 2017 a empresa muda a embalagem do produto, mas mantem o "O mascote Tonico, um leão cheio de energia" também cria os sabores de uva e morango.

Referências

https://www.biotonicofontoura.com.br/historia-da-marca

https://pt.wikipedia.org/wiki/Biot%C3%B4nico_Fontoura   

https://www.minhavida.com.br/saude/bulas/1038-biotonico-fontoura-n-solucao

https://vejasp.abril.com.br/blog/memoria/dez-curiosidades-sobre-o-biotonico-fontoura/

Gazeta: bar e café, Vermounth[editar | editar código-fonte]

O vermouth, nascido no Reino Unido é um vinho fortificado, aromatizado com várias especiarias como raízes, cascas, flores, sementes e ervas. As versões modernas da bebida foram produzidas pela primeira vez em meados do século XVIII em Turim, na Itália. Enquanto o vermouth era tradicionalmente usado para fins medicinais, sua verdadeira fama era como um aperitivo, com cafés em Turim servindo aos hóspedes o tempo todo. No entanto, no final do século 19, tornou-se popular entre os bartenders como um ingrediente-chave em muitos coquetéis clássicos que sobreviveram até hoje, como o Martini, o Manhattan, o Rob Roy e o Negroni. Além de ser consumido como aperitivo ou ingrediente de coquetel, o vermouth às vezes é usado como um vinho branco alternativo na culinária.

Historicamente, existem dois tipos principais de vermouth: doce e seco. Respondendo à demanda e à concorrência, os fabricantes criaram outros estilos, incluindo branco extra-seco, branco doce, vermelho, âmbar (ambre ou rosso) e rosé. O vermouth é produzido começando com uma base de um vinho de uva neutro ou mosto de vinho não fermentado. Cada fabricante adiciona álcool e uma mistura de ingredientes secos, consistindo em especiarias ao vinho base, que podem ser redestilados antes de serem adicionados ao vinho. Depois que o vinho é aromatizado e fortificado, o vermouth é adoçado com cana de açucar ou açúcar caramelizado, dependendo do estilo.

Empresas italianas e francesas produzem a maior parte do vermouth consumido em todo o mundo, embora a Espanha, os Estados Unidos e o Reino Unido também sejam produtores.

Referências

https://vinepair.com/wine-blog/youre-probably-drinking-storing-and-making-cocktails-with-your-vermouth-wrong/

https://vinepair.com/spirits-101/intro-vermouth-guide/

https://www.thekitchn.com/what-is-vermouth-and-why-is-it-in-my-drink-video-240297

Ultragaz[editar | editar código-fonte]

A Ultragaz é uma empresa do mercado brasileiro de distribuição de gás domiciliar. Atualmente é a maior distribuidora de GLP no Brasil, com 23% de participação de mercado. Sempre sendo lembrada por sua inovação, fornece mais de 1,7 milhão de toneladas de GLP para mais de 11 milhões de domicílios e cerca de 52 mil clientes empresariais. Sua rede de revendedores parceiros conta com cerca de 5,8 mil lojas.

Ela faz parte do Ultra, um dos maiores grupos empresariais brasileiros com atuação nos segmentos de distribuição de combustíveis (Ipiranga), na indústria de especialidades químicas (Oxiteno), no segmento de armazenagem para granéis líquidos (Ultracargo) e no setor de varejo farmacêutico (Extrafarma).

Hoje em dia, atua nacionalmente, por meio de revendas próprias, terceirizadas e através de sua frota de caminhões. Na Bahia, a empresa atua como Brasilgás.

Com o objetivo de “ser referência mundial no mercado de distribuição de GLP”, a empresa possui os melhores modelos de qualidade, segurança e excelência operacional de produtos e serviços.

A Ultragaz, possui três missões, como tuar com os melhores padrões de qualidade, segurança e excelência operacional de produtos e serviços. Fortalecer a marca, promovendo o melhor atendimento ao cliente e o reconhecimento da nossa atuação como empresa sustentável e finalmente buscar crescimento permanente, observando nossos valores, princípios e sustentação financeira.

História

1937: nasce a empresa Brasileira de Gaz a Domicílio Ltda., a primeira distribuidora de gás engarrafado do Brasil.

1940: A Ultragaz cria o “Esforçadinho”, a sua primeira logomarca, baseado no ícone humano que simboliza a proximidade da empresa com seus consumidores.

1990: A Ultragaz conduziu a modernização do setor realinhando a empresa com os padrões internacionais. Criou o botijão azul como símbolo de diferenciação e segurança, desenvolvendo uma nova identidade visual com cores e uma música para sinalizar a chegada do caminhão.

2007: A Ultragaz comemora 70 anos.

  • Referência para o setor.
  • Padrão internacional na distribuição de GLP.
  • Top of Mind.
  • Eleita uma das 150 melhores empresas para se trabalhar.

2014: A Ultragaz inova mais uma vez e lança o Ultragaz Connect, o primeiro aplicativo de entrega de gás que mostra em tempo real dados do pedido, do vendedor e o trajeto do veículo até o local da entrega.

Referências

https://www.ultragaz.com.br/institucional/quem-somos

https://www.ultragaz.com.br/residencial/ultradicas/ultragaz-comemora-os-80-anos-de-atuao-como-a-pioneira-no-ramo-de-distribuio-de-glp-no-brasil

Comentário[editar | editar código-fonte]

Diferente de muitas fotografias, a foto de número 53 de Werner Haberkorn não possui um foco principal, ao meu ver, ele retrata o centro da cidade de São Paulo com suas singularidades, o que acaba levando a um conjunto de detalhes que compõem suas fotografias. Podemos observar homens de terno e gravata, mulheres de vestido sorrindo, pessoas andando mais apressadamente e outras como se estivessem apenas caminhando; se repararmos bem, dá para notar alguns guarda-chuvas em meio a movimentação de pessoas, e pelo fato da fotografia não apresentar nenhum sinal de que estava chovendo no momento da foto, podemos imaginar que naquele dia estava fazendo muito sol. Nesse aspecto Werner Haberkorn retratou muito bem o que verdadeiramente é o centro de São Paulo, com sua pluralidade de pessoas, situações, vestimentas, estruturas etc...

Além disso, podemos observar uma movimentação de veículos, como carros, ônibus e até Kombis que eram utilizados para fazer o transporte das pessoas que os aguardavam. Os postes de luz que são um ícone muito característico do centro da cidade até os dias atuais, ondem são preservados, possuem um papel importante na fotografia, justamente pelo fato de um dos postes ocupar o primeiro plano de toda a foto.

E por fim, os prédios ao fundo que ocupam mais da metade da fotografia, onde Werner Haberkorn retratou todos pela diagonal, dando a impressão que todos estão virados para o mesmo local, local esse que seria o centro de maior movimentação de pessoas. Podemos observar que a Ultragaz possui seu letreiro pra ambos os lados, podendo ser vista de diversos ângulos, alcançando pessoas que chegam naquela região por qualquer direção, e por esse motivo, pelo tamanho de seu letreiro, e por estar na cobertura de um prédio, cuja entrada é diretamente pela avenida principal, podemos concluir que é uma empresa com um potencial de referência muito forte e que a cidade de São Paulo serviu e ainda serve como um grande suporte material para divulgação de marcas