Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Vista parcial do Largo São Francisco. São Paulo-SP

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista parcial do Largo São Francisco. São Paulo-SP (metadados).

Lista de marcas identificadas[editar | editar código-fonte]

  • Cinzano
  • Móveis de aço Fiel

Pesquisa sobre marcas[editar | editar código-fonte]

Cinzano[editar | editar código-fonte]

Cinzano foi concebida pelos irmãos Giovanni Giacomo e Carlo Stefano, em uma pequena loja localizada na Vila de Pecetto, próxima a cidade de Turim, na Itália.

Os dois irmãos começaram com seus vinhos aromáticos feitos a partir de 35 ingredientes no total, uma mistura plantas e especiarias locais. Introduzindo seus produtos no mercado oficialmente no ano de 1786, a bebida chamada de “Cinzano Rosso”, nomeada assim devido sua aparência avermelhada, logo se tornou a predileta da classe média de Turim.

Em 1787, quando o filho de Giovanni Giacomo assumiu a administração da empresa, o produto se solidificou na cultura italiana, introduzindo em suas criações os tradicionais espumantes e inovando ao fazer rótulos impressos coloridos, substituindo os originais.

A partir de 1878, Cinzano começou a ser conhecido em outros países, como por exemplo, Brasil e Estados Unidos. Sendo uma das primeiras marcas a fazer campanhas de publicidade e propaganda no ano de 1887, supervisionado por Adolf Hoeinstein.

Com tamanho sucesso a empresa inaugurou, em 1902, sua primeira subsidiária na França, substituindo em 1925, seu tradicional logotipo azul, pelo vermelho representando a paixão e o orgulho.

Passando por uma fase difícil no período da Grande Depressão Americana, a marca, com o fim da Segunda Guerra Mundial, iniciou a divulgação com variados tipos de mídia, como o rádio e o cinema.

Em 1997, Cinzano passou a fazer parte do grupo inglês, Diageo. Se tornando a segunda bebida mais vendida em sua categoria no mundo, passando a fazer parte do tradicional Grupo Campari em 1999.

Nos anos seguintes, lançou novos produtos com garrafas modernas que passaram por inúmeras renovações em seus visual, até sua última atualização em 2010, quando adquiriu uma imagem mais atual e elegante. Continuando a ser uma das marcas de bebidas mais vendidas do mundo.

Referências[editar | editar código-fonte]

COPLEY, PAUL, “Marketing Communications Management”

The Economist, "Campari: A lot of bottle",<https://www.economist.com/business/2001/06/28/a-lot-of-bottle>

Cinzano Oficial <http://www.cinzano.com/int/en/heritage/>

Móveis de Aço Fiel[editar | editar código-fonte]

A cidade de São Paulo foi berço de grandes comércios que fizeram história em seus anos de funcionamento, participando da vida de milhares de pessoas, e dando empregos para muitas pessoas enquanto abertas. Infelizmente, algumas marcas, como a Móveis de Aço Fiel, quebraram não deixando registros escritos da sua história na cidade. Durante nossa pesquisa, encontramos apenas o logo e mascote da marca, um Pastor Alemão, e uma propaganda publicada no semanário Moscardo[1], o texto publicitário diz "FIEL na qualidade, FIEL na eficiência, FIEL na solidez. Um produto "FIEL" é "Fiel" de marca e fiel de fato: oriundo de uma fabricação que se tem conservado fiel à escolha da matéria prima - sempre a melhor; Fiel à idealização - sempre a mais moderna; Fiel aos processos de execução - sempre os mais indicados pela técnica; Fiel à tradição - de sempre bem servir aos seus clientes - Um produto "FIEL" é a garantia de serviço prático, eficiente e durável em qualquer departamento comercial, industrial, científico ou particular em que venha a ser instalado.".

Referências[editar | editar código-fonte]

Moscardo. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/213535/per213535_1948_01027.pdf Acesso em: 19 de novembro de 2018.

  1. http://memoria.bn.br/pdf/213535/per213535_1948_01027.pdf

Comentários sobre a fotografia[editar | editar código-fonte]

O comércio e a publicidade deste tomaram conta da cidade, disputando o espaço com as arcadas da Faculdade de Direito. Produtos tão diversos quanto móveis de aço e bebidas são ofertados ao potencial consumidor, para que comprem e comprem, acelerando a roda do progresso da cidade.

A fotografia, obtida em branco e preto, é bastante contrastada, com sombras marcantes, acompanhando o a paisagem que retrata.