Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Praça da Sé - São Paulo - Brasil 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Praça da Sé - São Paulo - Brasil (metadados).

Lista de marcas identificadas[editar | editar código-fonte]

  • Coca Cola
  • Noruega Baby
  • Extrato de Tomates Elefante (CICA)
  • Firestone
  • Ultragaz

Pesquisa sobre marcas[editar | editar código-fonte]

Noruega Baby[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1953 pelo imigrante polonês e também seu atual proprietário Jakow Zatyrko, a Noruega Baby produz roupas para o público infantil. Como naquela época não existiam materiais sintéticos, Jakow utilizava malhas de lã. O negócio começou em São Paulo no bairro do Bom Retiro, e inicialmente atendia as crianças com tamanho de roupa 2 ao 16. O nome foi pensado no contexto de sua malha quente, então foi criado o nome em referência a um lugar frio, daí a Noruega. Hoje fabricam roupas e outros produtos para recém-nascidos com tamanho até 4, e possuem mais de 250 referências em cada estação do ano. Ao longo dos 64 anos de sua história, a Noruega passou por todos os tipos de planos e crises governamentais, porém conseguiu passar por cima dessas dificuldades, e hoje é uma das maiores empresas de roupas infantis do mercado.

Referências

http://www.noruega.com.br/noruega/quem-somos/

Coca Cola[editar | editar código-fonte]

Coca Cola é uma empresa fabricante de refrigerantes, fundada em 1884 pelo farmacêutico John Pemberton e depois com a chegada de seu sócio, o contador Frank Robinson. Inicialmente a empresa vendia bebidas alcoólicas e se chamava “Pemberton's French Wine Coca”. Para tentar se adequar ao padrão social e religioso que estava em vigor na época, Pemberton passou meses no porão de sua casa testando novos ingredientes, e no dia 8 de maio de 1886 foi vendida a primeira bebida conhecida hoje em dia como Coca Cola. Devido a problemas de saúde, Pemberton faleceu no dia 16 de agosto 1888, e a formula foi vendida ao empresário e farmacêutico Asa Griggs Candler. Em 1893 a marca foi finalmente registrada. Em 1894 foi vendida a primeira edição de garrafas de vidro da Coca Cola. Em 1897, começava a internacionalização da marca, chegando no Canadá e no México. Em 1903, a cocaína que era presente no refrigerante em 9 miligramas foi retirada da fórmula. Em 1918, Candler vende a empresa por 25 milhões de dólares para um grupo de investidores liderados por Ernest Woodruff e WC Bradley. Após quase falir durante a primeira guerra mundial, a Coca Cola só chegou ao brasil em 1941 durante a segunda grande guerra mundial. Nos anos 50, época em que a foto é retratada, o slogan da marca era “Isto faz um bem”, e marcou a ações publicitarias da Coca Cola, durando 14 anos em propagandas no Brasil.

Referências

https://www.cocacolabrasil.com.br/sobre-a-coca-cola-brasil/a-historia-da-coca-cola-brasil

https://pt.wikipedia.org/wiki/Coca-Cola

Tomate Elefante[editar | editar código-fonte]

A marca teve sua origem no gosto de Rodolfo “Rudi” Bonfiglioli, filho de um funcionário da empresa. Nos anos 60 foi criado um personagem para ilustrar as latinhas, um elefante verde que era chamado de “Jotalhão” pelo desenhista Maurício de Souza para uma campanha publicitaria, porém não foi adiante pois o Jornal do Brasil tinha esse animal como símbolo de seu caderno de anúncio de classificados. Oferecido então à Cica, foi adotado, dentro de um processo de modernização do design do produto e da estratégia de comunicação da empresa. O Jotalhão substituiu o desenho realista de um elefante, animal que aliás integrava a logomarca da Cica. Hoje em dia a Tomate Elefante é um dos itens de maior prestígio e de vendas no portfólio da Cica.

Referências

https://www.propagandashistoricas.com.br/2015/09/historia-do-molho-de-tomate-elefante.html

Firestone[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1900 por Harvey Firestone, a empresa fabrica pneus. Contando somente com 12 empregados, inicialmente a empresa fabricava pneus para carruagens. Por estar sempre preocupado com a melhoria de seus pneus, a empresa foi escolhida por Henry Ford para equipar o primeiro automóvel produzido em série. Quando Firestone veio a falecer em 1938, a companhia já contava com várias fabricas espalhadas pelo mundo, tendo sua primeira fábrica no Brasil um ano depois. Durante a segunda guerra mundial, a Firestone produzia, além de pneus, asas de avião, esteiras para tanques, caminhões antiaéreos e tanques de oxigênio. Em 1988 a Bridgestone compra a Firestone e, um ano depois, surgia a Bridgestone Américas Holding, que incorpora as operações da Bridgestone do Brasil nas Américas.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Firestone_Tire_and_Rubber_Company

Ultragaz[editar | editar código-fonte]

A Ultragaz é uma empresa brasileiras responsável pela distribuição do gás domiciliar. Criada pelo fundador do "Grupo Ultra", Ernesto Igel, a empresa de gás teve sua origem na Empresa Brasileira de Gás à domicílio. Com 23% de participação de mercado, a Ultragaz fornece o gás a aproximadamente 10,5 milhões de domicílios no segmento envasado e a mais de 40 mil clientes no segmento granel. A Ultragaz ostenta o orgulho de ser a maior distribuidora de GLP do Brasil. Atualmente a Ultragaz trabalha por meio de revendas próprias, terceirizadas e através de sua frota de caminhões em território nacional. Uma curiosidade muito interessante, é que essa empresa possui uma parceria, e atua junto com a Brasilgás na Bahia. Falando um pouco sobre a historia da em presa, um fato curioso, é que até meados da década de 1930, não existia no Brasil o sistema, hoje tão comum, de venda de botijões de gás domiciliar, muito menos a entrega na casa do consumidor. Há mais de 80 anos, a Ultragaz é sinônimo de modernidade. Foi a primeira empresa de GLP engarrafado e de venda a granel no país. A companhia possui, hoje, 18 bases de engarrafamento e outras 25 de estocagem e distribuição no território nacional, todas com a mais alta tecnologia.

Referências

https://www.ultragaz.com.br/institucional/quem-somos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ultragaz

Comentários sobre a fotografia[editar | editar código-fonte]

Werner Harberkorn registrou a cidade de São Paulo entre as décadas de 1940 e 1950, na época o grande destaque das fotografias era estética modernista, com base nessas informações é observável o processo de modernização da cidade de São Paulo, ressaltando a grande urbanização da capital em torno do século XX. É possível perceber na foto importantes pontos como a presença de edifícios importantes para a cidade, pois marca como referência de São Paulo, tendo a presença de prédios comerciais, residenciais além de galerias, etc. Os edifícios presentes na foto destacam a modernidade que se passava na cidade nessa época que trazia consigo o crescimento, além da modernidade como um processo de transição tendo como ascensão a urbanização e tecnologia na época.

Tendo como base os textos dados, principalmente "Como Pensam as Imagens", pode se notar que essa imagem traz consigo fatos passados sobre as marcas retratadas, dando o real significado presente no texto quando se fala de como pensam as Imagens. Um exemplo, é a Firestone, que nessa época era uma empresa independente, hoje pertence à Bridgestone.