Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro continuação 4: Cadastro de questões, questionários...

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Voltar para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro continuação 3: Cadastro de tratamentos, Diagnósticos...

Cadastro de questões[editar | editar código-fonte]

Existem diversos padrões de questionários, anamneses, apresentados em uma grande variedade de bibliografias, que são aplicadas a vários públicos. O Sistema Vida pode comportar todos esses questionários, assim como questões adicionais que podem lhe ajudar até mesmo na administração de sua carreira ou empresa de forma bastante prática. Para isso devem ser cadastradas as perguntas e os questionários que poderão ser utilizados durante as avaliações físicas. Assim, o avaliador só precisará selecionar qual dos vários questionários cadastrados é o mais apropriado por um processo bastante simples e intuitivo.

O procedimento de cadastramento começa com o operador do sistema criando questões ou retirando as mesmas de bibliografias. Essas questões devem ser informadas ao sistema no cadastro apropriado, juntamente com suas possíveis respostas, quando for possível prevê-las. Mais tarde, as mesmas irão ser associadas a questionários. O cadastramento de questões não se restringe às questões necessárias para a avaliação, podem ser adicionadas perguntas para apoio estratégico administrativo ou para fins variados. Em outras palavras o momento da anamnese pode ser aproveitado ao máximo, extraindo tantas informações quanto forem possíveis do aluno/paciente para serem utilizadas para os mais diversos fins, tais como melhoria na administração, pesquisas de opinião, pesquisas científicas e muito mais. Exemplo: o questionário pode conter perguntas técnicas da avaliação como “Você está praticando atividades físicas?” e também pode conter perguntas estratégicas como “Existe algum produto ou serviço que você gostaria que nós lhe oferecêssemos?”

Cadastro de Questões

(a) Tela de listagem de dados. Nesta tela são exibidas as questões que já foram adicionadas ao banco de dados do sistema. Para visualizar ou editar uma delas basta selecionar a mesma na tabela e pressionar ENTER ou dar um clique duplo sobre ela. Para excluir uma questão é preciso selecioná-la e pressionar DELETE. Porém, caso a pergunta já esteja sendo utilizada em algum questionário, ela não poderá ser excluída, apenas poderá ser editada. (b) Tela de detalhamento de dados. Nesta tela deve-se completar os dados da questão (selecione o tipo da resposta no combo, Tipo da resposta) e logo em seguida informar as possíveis respostas, exceto se a resposta for do tipo valor, onde o campo para inserção de respostas não será exibido.


Para começar o procedimento de cadastro, acesse o menu Arquivo/Cadastro de questões. Na janela de listagem de dados será exibida uma lista com as questões que já foram cadastradas. Para adicionar uma nova questão é possível utilizar a barra de manipulação de dados ou também pode-se digitar a questão no espaço apropriado e logo em seguida pressionar ENTER. Será aberta a janela de “Detalhamento de Dados”, onde os outros parâmetros da questão devem ser preenchidos. É recomendada a utilização do máximo de questões que possam ter suas respostas previstas. Assim, pode-se cadastrar a pergunta e as possibilidades de respostas para poupar tempo durante a avaliação, minimizar ocorrência de erros e viabilizar a geração de relatórios estatísticos precisos.

O sistema separa as respostas em três tipos, as de simples escolha, múltipla escolha e as de tipo valor. As respostas de simples escolha são aquelas que, dentre duas ou mais respostas apenas uma pode ser escolhida. As de múltipla escolha devem ser utilizadas para questões onde mais de uma resposta pode ser selecionada. Finalmente as respostas do tipo valor são apropriadas para perguntas que não podem ter suas respostas previstas, assim, para as perguntas desse tipo, o sistema reservará um espaço em branco para que o avaliador possa digitar a resposta.

O procedimento que deve ser realizado na tela de “Detalhamento de Dados” do cadastro de perguntas é simples. Primeiramente, é preciso selecionar qual o tipo de resposta da questão a partir do combo. Logo após a seleção do tipo de resposta, será exibido um espaço para sejam lançadas as possíveis respostas, ou seja, caso a questão seja de simples ou múltipla escolha será exibido um campo para que as respostas sejam lançadas. As possíveis respostas para a questão devem ser adicionadas uma a uma digitando-as no espaço apropriado e logo em seguida pressionando ENTER, para que ela seja adicionada na listagem presente logo abaixo do campo de inclusão. Caso seja necessário corrigir uma resposta, dê um clique duplo com o mouse sobre a mesma, para que ela volte ao campo de edição.

A criação das perguntas é essencial para viabilizar a criação de questionários, o que torna o Sistema Vida bastante prático, pois uma questão é cadastrada apenas uma vez e pode ser utilizada em um ou mais questionários. Posteriormente será detalhado o cadastramento de questionários e mais adiante, como fazer o uso dos mesmos durante a avaliação. Veja na figura abaixo um exemplo de como serão exibidos os três tipos de questões, durante a execução do questionário na avaliação física.

Aplicação de Anamnese

Após a criação das questões e dos questionários, o questionário poderá ser selecionado durante a avaliação e as perguntas que foram associadas ao mesmo serão exibidas. Note que para acessar o questionário será preciso abrir a ficha do aluno (no menu Arquivo/alunos),logo em seguida clicar na aba “Anamnese” e finalmente clicar na sub-aba “Questionário”. As questões de simples escolha permitem apenas uma resposta dentre várias, as de múltipla escolha uma ou mais respostas e as de tipo valor exibirão um campo de texto onde qualquer dado pode ser informado. Esse último caso só deve ser utilizado quando não for possível prever as respostas para a questão.


Cadastro de questionários[editar | editar código-fonte]

O Cadastro de Questionários precisa ser precedido do cadastramento das questões no Cadastro de Questões. A função do cadastro de Questões é separar as questões previamente informadas em questionários. Esse método tem a vantagem de evitar que ocorram erros e redundância, pois uma pergunta será cadastrada apenas uma vez e poderá ser utilizada em vários questionários. Recomendamos que o questionário atribuído ao avaliado seja dividido em dois: um geral contendo questões que não se modificam de uma avaliação para outra e um mais específico com questões com maior probabilidade de modificarem entre re-avaliações. Essa recomendação tem como objetivo poupar tempo do avaliado durante as reavaliações e caso algum parâmetro identificado na Anamnese específica ocorra, o sistema irá alertá-lo automaticamente. Mais detalhes serão apresentados posteriormente.

Cadastro de Questionário

Assim como no restante dos cadastros esta janela exibe a lista de questionários já adicionados ao sistema. Para visualizar ou editar um deles selecione-o na tabela e pressione ENTER ou dê um clique duplo sobre a mesmo. Para excluir um questionário é preciso selecioná-lo e pressionar DELETE. Porém, caso o questionário já esteja sendo utilizado em alguma avaliação ele não poderá ser excluído, e uma mensagem de aviso será exibida. Caso seja necessário, é possível imprimir um questionário para que o avaliado possa preenchê-lo manualmente. Para realizar esse procedimento selecione um dos questionários na tabela, com um clique simples com o mouse, e logo em seguida clique no botão imprimir.


Para iniciar o cadastramento acesse o menu Arquivo/Questionários. Na janela que será exibida, a de listagem de dados, será listada os nomes dos questionários que já foram cadastrados. Para adicionar um novo questionário, é possível utilizar a barra de manipulação de dados ou também pode ser digitado o nome do novo questionário no espaço apropriado, e logo em seguida pressionar ENTER. Fazendo isso será aberta a janela de detalhamento de dados onde o restante das informações do questionário deverá ser configurado. Na janela de detalhamento de dados são apresentadas duas listagens. Na primeira delas, são listadas todas as questões já cadastradas a partir do Cadastro de Questões. Na segunda listagem são apresentadas as questões selecionadas para o questionário que está sendo criado ou editado.

Selecione as questões que irão fazer parte do questionário com um clique duplo sobre um dos itens da listagem de questões disponíveis. Assim, a questão será adicionada na lista de questões escolhidas. Também é possível selecionar várias questões ao mesmo tempo, marcando as mesmas através das teclas SHIFT ou CTRL, similar ao modo de operação do Windows Explorer. Depois que todas as questões já estiverem selecionadas, clique sobre uma das que foram selecionadas, segure o botão do mouse pressionado, arraste o mouse para o campo de questões escolhidas e solte o botão, assim todas as questões marcadas serão adicionadas simultaneamente. O sistema não permite que a mesma questão seja adicionada mais de uma vez no mesmo questionário.

Para retirar uma pergunta da listagem de questões escolhidas, selecione a mesma e pressione DELETE. Note que as questões exibidas na listagem de questões disponíveis não podem ser excluídas neste cadastro, pois os processos de cadastramento, edição e exclusão das mesmas são controlados pelo Cadastro de Questões, explanado anteriormente.

Este cadastro também conta com um campo, o Termo de encerramento, onde podem ser lançadas quaisquer informações, em forma de textos, que o avaliador deseje passar pra o avaliado em uma possível impressão do questionário, como citado anteriormente. Esse campo também pode ser utilizado como um termo de consentimento, onde o aluno assina o questionário, de forma a resguardar a empresa quanto à veracidade dos dados informados.

Cadastro de Questionário, detalhamento

O objetivo desta tela é permitir a seleção das questões que irão fazer parte de um questionário. Para fazer essa seleção dê um clique duplo com o mouse sobre um item da listagem de questões disponíveis, dessa forma, a questão será adicionada na listagem de questões disponíveis. Os itens das listagens podem ser visualizados em três modos de exibição, sendo que para modificá-los basta clicar na opção desejada. Essa tela ainda conta com um campo de texto onde pode ser redigido um termo de encerramento que será impresso ao final do questionário, caso se imprima o questionário. Existem dois modos de impressão de questionário o modo em branco e o preenchido, que serão detalhados posteriormente.


Imprimindo questionário em branco[editar | editar código-fonte]

O preenchimento do questionário deve, preferencialmente, ser realizado diretamente no sistema, como será detalhado posteriormente. Porém, caso seja necessário imprimir o questionário para que o avaliado ou avaliador o preencha a mão, o sistema permite a impressão do questionário em branco, ou seja, o título das questões é impresso com espaços em branco para o preenchimento das respostas.

Para imprimir o questionário, o mesmo precisa ter sido previamente cadastrado. Na janela de listagem de dados do Cadastro de Questionários, que é acessada clicando no menu Arquivo/Questionários, selecione um dos questionários na listagem, dando um clique simples sobre o nome do questionário, e logo em seguida clique no botão imprimir. Será aberta a janela de configuração/seleção de impressora, onde se deve selecionar qual impressora deverá ser utilizada, além de outros parâmetros comuns para impressões tais como qualidade de impressão, etc. Também é possível imprimir o questionário já preenchido, procedimento que será explanado posteriormente.


Ir para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro - Final cadastro de avaliados