Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro - Final cadastro de avaliados

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Voltar para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro continuação 4: Cadastro de questões, questionários...

Cadastros de pessoas (Avaliados)[editar | editar código-fonte]

A partir do cadastro de pessoas, todos os alunos/pacientes serão registrados no sistema, somente após esse cadastro é possível realizar os testes disponibilizados pelo programa.

Cadastro de Pessoas

(a) Tela de listagem de dados. Nesta são listadas as pessoas previamente cadastradas. Selecionando uma pessoa, com um clique simples, você pode abrir a ficha cadastral da mesma pressionando ENTER ou pode clicar com o botão direito do mouse para acessar diretamente determinadas fases da avaliação. Com o botão direito do mouse, você ainda pode exportar os dados cadastrais de todos os avaliados para outros programas; pode gerar gráfico a partir dos dados de cada coluna da tabela, mas para isso é preciso selecionar a coluna clicando sobre o título da mesma; finalmente, você pode configurar quais são as colunas que você deseja que sejam exibidas nesta janela na opção Configurar campos visíveis. (b) Tela de detalhamento de dados. Aqui estão disponíveis as várias guias que contém todos os dados do avaliado.


Para acessar o cadastro é preciso clicar no menu Arquivo/Alunos. Será exibida a “Janela de Listagem”, que contém uma tabela, a “Tabela de Dados”, onde cada linha representa uma pessoa. É possível localizar uma ou várias pessoas nesta listagem, pesquisando por nome, data de nascimento, grupo, idade, sexo ou matrícula. Cada uma dessas informações é exibida em uma coluna na tabela, e para pesquisar em qualquer uma dessas colunas, é preciso selecioná-la clicando no título da mesma. Procedimento este que fará com que a coluna seja marcada de cor cinza. Logo em seguida, digite a informação que deseja buscar no campo para pesquisa. Conforme forem sendo digitados os caracteres o sistema já inicia a localização da informação e o registro que mais se aproximar da informação inserida será selecionado.

O cadastro de pessoas identifica a pessoa no sistema e para que sejam realizados quaisquer procedimentos é preciso selecionar a pessoa a partir deste cadastro. Em outras palavras, cada registro de pessoa contido neste cadastro representa a sua ficha. Todo o histórico de avaliações, testes e questionários ficam gravados aqui. Para ter acesso a essas funcionalidades, abra a ficha de um aluno, selecionando o nome do mesmo na listagem e logo em seguida pressione ENTER ou clique no botão Visualizar. A tela de “Detalhamento de Dados” será exibida e nela pode-se navegar entre as suas guias que dão acesso aos vários testes e questionários do sistema. Os procedimentos da avaliação física serão discutidos nos tópicos subseqüentes.

Na primeira guia da ficha do aluno, denominada “Dados do Aluno”, contém os dados burocráticos necessários para procedimentos administrativos. Todas as informações pertinentes devem ser preenchidas sempre que possível, pois tais informações também poderão ser utilizadas em casos de emergência ou até mesmo na retirada de relatórios estatísticos.

A maior parte dos campos deste cadastro permite que sejam informados caracteres alfanuméricos (letras e números). Cabe ao operador estar atento para evitar erros e garantir a coerência das informações. A seguir será detalhada a funcionalidade dos principais campos desta tela, salvo os tópicos que estão marcados com um “*” nenhum dos campos é obrigatório, embora seja recomendado o seu preenchimento:

Matrícula: código interno da empresa. Essa informação não é obrigatória, ela serve apenas para controle interno da academia/clínica/profissional;

Nome*: nome completo do avaliado;

Nascimento*: data de nascimento do aluno. Deve ser informada digitando os números no formado DD/MM/AAAA (Dia, Mês e Ano) ou pode-se clicar no botão presente imediatamente ao lado deste campo para abrir um calendário e logo em seguida deve-se clicar na data de nascimento do aluno, o que fará com que a data seja inserida no campo correspondente automaticamente;

Idade: não pode ser informada, ela é calcula a partir da data de nascimento previamente fornecida;

Sexo*: sexo do avaliado, masculino ou feminino;

Profissão: a profissão do aluno é uma importante informação, principalmente para fins estatísticos. Para informar a profissão digite o nome da mesma no campo apropriado e conforme os caracteres forem inseridos será aberta uma janela de busca onde a profissão será pesquisada a partir de outro cadastro, que já deve ter sido realizado previamente, minimizando o tempo de operação e a possibilidade de erros;

Observação/Responsável: este espaço é destinado para que o avaliador possa adicionar informações gerais na ficha do aluno, como por exemplo, em caso de emergência avisar a quem;

Grupo: o grupo é um recurso que tem a finalidade de agrupar as pessoas para fins estatísticos ou administrativos. O avaliador pode separar as pessoas nesses grupos dando um nome para o agrupamento de pessoas. Exemplo: idosos, conveniados, etc.

Caso você deseje restringir o acesso aos dados do sistema, de forma que cada avaliador somente possa acessar as fichas dos alunos que fizerem parte de turmas específicas, recurso muito utilizado em clubes, você deve ter cadastrado previamente as turmas e definido quais são as turmas que cada profissional tem acesso. Assim, você pode associar quais são as turmas que o aluno freqüenta na primeira guia da ficha do aluno, sub-guia Turmas. Exemplo: um professor de natação poderá acessar o sistema e somente terá acesso as fichas dos alunos que estiverem associados a uma turma de natação. Esse recurso é opcional e caso sua empresa não demande esse tipo de controle ignore essa tela.

Associando turmas ao aluno

Selecione as turmas freqüentadas pelo aluno marcando as mesmas na lista Turmas cadastradas e clicando no botão para escolher o registro, procedimento que fará que a turma seja adicionada na lista de turmas escolhidas. Com um clique duplo sobre o nome das turmas escolhidas você define a situação da turma, isto é, se o aluno está praticando a atividade (ativo) ou não (inativo).


Ir para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/A avaliação física