Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/A avaliação física

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Voltar para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Cadastro - Final cadastro de avaliados


A avaliação física[editar | editar código-fonte]

A avaliação física deve preceder todo e qualquer tipo de programa de exercícios físicos. É de fundamental importância e não existe programa de exercícios físicos sério, sem esta parte inicial. É essencial, não só para que sejam verificados possíveis problemas de saúde de ordem geral, bem como, para verificar a evolução do indivíduo no pós-teste.

Uma avaliação física completa deve apresentar os componentes citados a seguir:

Anamnese – anamnese nada mais é, do que um questionário que irá verificar detalhes do passado e presente do indivíduo, referente ao estilo de vida, doenças, acidentes, cirurgias e doenças de seus familiares;

Verificação da composição corporal – Através das medidas dos perímetros corporais, dobras cutâneas, peso e altura, verificar-se-á a existência de assimetrias importantes, proporcionalidade corporal, percentual de gordura, massa magra óssea, dentre outras;

Avaliação postural – Aqui serão verificados problemas posturais, onde o indivíduo é analisado desde as plantas dos pés até a cabeça. Os problemas mais comuns são os desvios anormais da coluna vertebral;

Avaliação cardio-respiratória – Existem vários protocolos para que seja verificado o nível da capacidade cardio-respiratória, que poderá ser um teste máximo ou sub-máximo. Testes máximos devem ser realizados com acompanhamento de um cardiologista. O avaliador deverá verificar o tipo de teste mais adequado para cada indivíduo, onde os referenciais serão: a idade, se o indivíduo é fisicamente ativo ou inativo e fatores de riscos importantes como diabetes, hipertensão arterial, fumo etc;

Avaliação Neuromotora – Essa avaliação compreende testes de flexibilidade, força, resistência, coordenação e muito mais.

Todos esses testes devem ser bem aplicados, minimizando ao máximo os erros operacionais verificados na forma errônea de se utilizar os aparelhos para a medição.

O profissional deverá saber também, interpretar corretamente os resultados dos testes para com base neles, confeccionar o programa de exercícios físicos.

Periodicamente, re-testes devem ser realizados, a fim de verificar-se a evolução do indivíduo, bem como reformular o programa de treinamento.

Uma academia, personal trainer ou qualquer pessoa ou estabelecimento que trabalhe com exercícios físicos e que não ofereça uma avaliação física completa prévia, não deverá ser visto com bons olhos, pois somente através de uma avaliação física minuciosa, é que se pode confeccionar um programa de exercícios físicos de forma segura e eficiente. (O Corpo Humano Avaliação Física) O sistema Vida dá suporte para que o avaliador possa realizar todas essas fases da avaliação física de forma prática, segura e objetiva. Ele ainda conta com uma série de recursos que juntos o tornam o sistema mais prático, flexível e seguro do mercado. A equipe de desenvolvimento do Sistema Vida está sempre buscando novas tecnologias, tanto na área de Informática como na área de Saúde, para que o sistema esteja sempre na vanguarda do mercado.

A partir daqui serão detalhados todos os procedimentos que podem ser realizados com o auxílio do sistema.

Como foi explanado anteriormente o cadastro de alunos contém a listagem de todos os alunos/pacientes que já foram cadastrados no sistema. Está no cadastro de aluno todos os dados do mesmo, desde os dados administrativos como endereço e telefone até os resultados dos testes de aptidão cardiorrespiratória. Para começar uma avaliação abra o cadastro de alunos clicando no menu Arquivo/Alunos, selecione um dos alunos já previamente cadastrados ou insira um novo aluno utilizando a barra de manipulação de dados. Esse procedimento irá abrir a ficha do aluno e dentro dela todas as atividades demandadas pela avaliação física poderão ser realizadas. Os tópicos subseqüentes irão detalhar cada uma dessas fases.

DICA: a maior parte do sistema pode ser navegada utilizando a tecla ENTER do seu teclado, ou seja, você pode passar de um campo para outro e de uma aba para outra utilizando o teclado. Essa é uma boa prática que irá agilizar a operação do sistema. Faça uso desta facilidade e poupe tempo!


Anamnese[editar | editar código-fonte]

A anamnese é uma bateria de perguntas que deve ser efetuada antes do início dos testes, permitindo que o avaliador identifique possíveis patologias ou restrições antes do início dos testes. Além disso, como foi descrito anteriormente as questões que serão utilizadas na Anamnese devem ser previamente cadastradas juntamente com os questionários que agruparão essas perguntas. Nesta fase do manual será explanado como fazer para acessar a anamnese e o procedimento para preenchê-la e/ou imprimi-la.

O procedimento é iniciado abrindo-se a ficha de uma pessoa e clicando na segunda guia da ficha da pessoa, a guia “Anamnese”. Essa guia contém duas sub-guias, o “PAR-Q” e a “Anamnese”, sendo que nesta última a bateria de perguntas previamente criadas poderá ser respondida. O sistema não obriga o preenchimento de nenhuma das partes da anamnese, embora seja bastante recomendado seu preenchimento. As informações da anamnese poderão ser utilizadas desde o auxílio nos processos de detecção de possíveis limitações físicas até na tomada de decisões relativas à sua empresa e/ou carreira através dos relatórios do sistema. Não deixe de otimizar os questionários cadastrando as perguntas certas para seu público e não deixe de aproveitar esse recurso para uma simples pesquisa de opinião ou até a criações de sofisticadas pesquisas de mercado.


PAR-Q[editar | editar código-fonte]

O PAR-Q é o Questionário de Prontidão para Atividade Física. Esse questionário é avalizado por várias instituições científicas entre elas o Colégio Americano de Medicina Desportiva (ACMS) e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Ele é uma tentativa de diagnosticar possíveis problemas que impeçam o avaliado de praticar atividades físicas de baixa e média intensidade. De acordo com a teoria desse questionário, se apenas uma das questões for respondida com um SIM é recomendado que o avaliado faça um consulta médica antes do início da atividade esportiva.

PAR-Q

Para preencher esse questionário acesse a ficha do aluno, abra a aba de Anamnese e logo em seguida clique nas repostas de cada questão de acordo com as respostas do avaliado. É possível imprimir esse questionário já preenchido, clicando no botão imprimir. Esse botão estará disponível se a ficha estiver salva, e a tela do PAR-Q estiver sendo exibida.


Para efetuar a avaliação o avaliador deve ler as perguntas, exatamente como elas são apresentadas, e responder uma a uma de acordo com a resposta do avaliado. Para isso, clique sobre o sim ou não para cada questão, ou navegue entre as questões utilizando o teclado: ENTER muda a questão e as SETAS DIRECIONAIS mudam cada resposta. Finalize o teste clicando sobre o botão salvar.


Imprimindo o PAR-Q[editar | editar código-fonte]

Caso seja necessário, o questionário PAR-Q pode ser impresso já preenchido com as respostas do avaliado. Para tal é preciso responder o questionário, salvar o documento, clicando no botão apropriado e, logo em seguida, clicar no botão imprimir. Será impresso o questionário preenchido com as respostas já informadas e um espaço no final para que o avaliado assine o laudo para garantir a veracidade dos dados contidos no mesmo.

Questionário de anamnese[editar | editar código-fonte]

Para acessar o questionário de anamnese, é preciso acessar a guia “Anamnese”, presente no cadastro de alunos, e clicar na sub-guia “Questionário”. Ao acessar esta tela, caso nenhum questionário tenha sido previamente aplicado ao aluno, ela estará vazia, somente existirá o combo que possibilita a escolha do nome do questionário que será aplicado. Assim que um questionário for selecionado, as perguntas associadas a ele irão ser exibidas no espaço apropriado. Lembrando, os questionários precisam ser previamente cadastrados. O processo de seleção do questionário é simples, basta selecionar o nome do mesmo a partir do combo Escolha do Questionário, para tal clique sobre o combo, será exibida a lista de questionários cadastrados, logo em seguida clique sobre o nome do questionário selecionado. Esse procedimento exibirá todas as perguntas que, previamente cadastradas para o questionário, deverão ser respondidas de acordo com o tipo de resposta de cada uma: tipo valor, simples e múltipla escolha. Navegue entre as questões, utilizando o mouse ou a tecla TAB do teclado. Caso o questionário seja maior do que o espaço disponível, você pode utilizar a barra de rolagem para chegar às questões subseqüentes.

Preenchimento da Anamnese Geral

Esta é a janela onde o questionário a ser aplicado deve ser selecionado e preenchido. É recomendável que o questionário aplicado neste momento contenha informações que não se modificam com facilidade entre as re-avaliações. Para questões que se modificam com facilidade dentre as avaliações você pode cadastrar outro questionário usando os mesmos procedimentos utilizados no cadastro do questionário geral.


Recomendamos a criação de dois questionários de anamnese: um geral, que deve ser aplicado logo após o cadastro do avaliado, composto de questões que não se modificam com facilidade entre as avaliações; e outro questionário de anamnese composto por questões que podem se modificar de uma avaliação para outra. Atualizações nas respostas do questionário geral, previamente aplicado, podem ser feitas normalmente. Porém, no cadastramento do Questionário Geral é recomendada a inserção de perguntas que normalmente não se modificam entre as reavaliações. Essa diferenciação entre as anamneses tem o objetivo de poupar tempo do avaliador durante a reavaliação, uma vez que ele não terá que repassar toda a anamnese durante as reavaliações. Logo, durante as reavaliações o profissional poderá se focar no Questionário da Avaliação, que será exibido durante as avaliações físicas. Lembre-se que o procedimento de cadastramento dos questionários é o mesmo. Nossa recomendação é que o questionário seja dividido em dois. Exemplo: em vez de somente criar o Questionário de Atletas teríamos o Questionário de Atletas (Geral) + Questionário de Atletas (Avaliação).


Imprimindo o questionário de anamnese preenchido[editar | editar código-fonte]

Caso deseje imprimir o questionário de anamnese preenchido é preciso inserir as respostas do mesmo no sistema, como descrito no tópico anterior, salvar as alterações e logo em seguida clicar sobre o botão imprimir. Na última página da impressão do laudo, caso você tenha cadastrado no cadastro de questões, será impresso o termo de encerramento. O procedimento de impressão precisa ser realizado com a tela do questionário em exibição.


Ir para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Avaliações corporais